AdWords
134 Usuários online agora
134 Usuários online agora
Espaço dedicado para dúvidas relacionadas às políticas do AdWords e aprovação de anúncios
Guie-me
star_border
Responder

Política do Google para Captar Novas Contas

Estudante ✭
Um de nossos principais clientes recebeu um e-mail do Google com o seguinte assunto: "Deseja falar diretamente com o Google? Ligue para nós e receba um serviço de consultoria gratuito do Google AdWords".

Trata-se de um e-mail direto do Google onde eles oferecem a consultoria gratuita para as contas, que neste caso eles oferecem à um cliente aqui da Agência, a conta esta ativa a um bom tempo.
 
Antigamente as agências recebiam e-mails dos gerentes estrategistas indicando algumas otimizações, e hoje os e-mails são enviados ao cliente?

Qual a política do Google para este caso?
Alguém já passou por isso? Acham certo ou errado?
 
Questionei minha gerente sobre isso, ela me instruiu a realizar este post na comunidade do  Adwords, pois seria mais fácil de repercutir. 
Especialistas responderamverified_user

Re: Política do Google para Captar Novas Contas

[ Editado ]
Principal Colaborador

Oi Lucas, como vai?

 

Não é de hoje que o Google aborda os clientes de forma direta.

 

O Google tem feito e aberto cada vez mais canais para suporte da ferramenta. Ela é a fonte principal de renda do Google, e com isso, cada vez mais eles tentam deixar a ferramenta mais popular e acabam fazendo essas coisas.

 

Por valores pessoais, não acho correto, principalmente quando eles tem um sistema de agências parceiras por trás, e procurar os clientes diretamente pode causar conflitos, mas também , se não existe um contrato ou restrição em cima disso, é o mesmo que um concorrente seu entrar em contato com o cliente. Claro que o Google procurando diretamente o cliente, muitos vão dar preferência com aquela ilusão de "o próprio Google está me dando consultoria", e ai entra o papel da empresa em se posicionar e mostrar o seu valor, incluindo principalmente se você tem a certificação.

 

Trabalhei em uma agência que chegou a entrar com um processo contra o Google, por ter entrado em contato diretamente com um cliente e divulgado informações sem consentimento nosso, e visto que havia em contrato que isso não poderia ser feito, a coisa ficou feia.

 

Há anos vejo isso acontecendo, e sinceramente, não acho que vai mudar. O melhor caminho que encontrei é criar uma defesa pra empresa, mostrando que ela é parceira do Google (se for o caso) e explicando a situação. Se o cliente for parceiro e tiver a cabeça boa, vai entender. Se tiver a cabeça fraca ou se a relação estiver um pouco abalada, realmente vai bater pro lado do Google.

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Política do Google para Captar Novas Contas

Estudante ✭
Foi realmente isso que fizemos. Felizmente o cliente entendeu.
E concordo com suas palavras. +1

Re: Política do Google para Captar Novas Contas

Principal Colaborador
Lucas, é simples remover esta comunicação do Google com seus clientes, acesse a conta, clique na engrenagem, Configurações da Conta, Configurações de Notificação e remover as comunicações que não desejar que seus clientes recebam, vale lembrar que você só conseguira fazer essa edição se a conta for criada por você

Re: Política do Google para Captar Novas Contas

[ Editado ]
Principal Colaborador

Por aqui as contas que estao vinculadas na mcc por norma os clientes nao tem sido contactados pela equipa Google, pelo menos nao tenho esse conhecimento e sim realmente pode ser chato isso acontecer...mas nao me preocupo com isso pois o foco do suporte nao e prestar acompanhamento mas sim dar sugestões para elevar os gastos do cliente sem ter em atençao o ROI. Se o cliente confiar no seu trabalho ele vai pedir ao suporte para ligar consigo e ai voce pode aproveitar as dicas/ajuda caso assim entenda.

Chegam-me algumas contas em que tiveram consultoria  Google e regra geral noto que o foco e elevar os gastos. Nao entro em generalizaçoes, mas falo do meu quadrado e é isso que vejo acontecer.

Abraço

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Política do Google para Captar Novas Contas

Top Contributor Alumni

Oi Lucas!

 

Eu também estou mais na linha do Nuno. Até tive isso acontecendo o ano passado. Mas me lembro que conversei com a minha gerente acho e mesmo depois de ter havido troca gerentes isso não mais ocorreu.

 

Esse ano todos ligaram diretamente para mim. 

 

O Antonio apontou também uma informação importante sobre as notificações. 

 

01.png

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me