470 Usuários online agora
470 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

10 motivos que fazem seu anúncio não aparecer

Seu anúncio no Google Adwords não aparece?

 

É bem comum o cenário onde criamos nossa conta, fazemos todas as configurações, inserimos créditos, e quando vamos procurar nossos anúncios no Google, eles não aparecem. O que fazer?

 

Muitos podem ser os motivos para seu anúncio não aparecer, mas antes de verificar alguns deles, vamos falar de um detalhe bem importante.

 

Parte 1 / Procurando seu anúncio da forma certa

Se você entra no site do Google e digita sua palavra para verificar se seu anúncio está rodando, pare agora mesmo! Existe uma ferramenta específica para esse fim chamada de Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios.

 

Você pode acessar a ferramenta de duas formas:

 

  1. Pelo link abaixo você acessa diretamente a interface da ferramenta (legal deixar nos favoritos):
    https://adwords.google.com.br/d/AdPreview/

  2. Você pode acessar a ferramenta pela inferface do Adwords. Clique em “Ferramentas” no meu superior cinza e depois em “Diagnóstico e Visualização de Anúncios”.

A ferramenta realiza uma pesquisa de forma neutra, sem considerar coisas como filtros do usuário, atributos da conta e afins para mostrar o resultado.

 

Quando você faz uma busca pelo seu anúncio diretamente no buscador, você está prejudicando sua própria campanha. Isso e deve ao fato de que você está contabilizando visualizações desnecessárias no seu anúncio, que diminuirão o seu CTR%, métrica extremamente importante no cálculo do seu Índice de Qualidade. Pense em campanhas e palavras long tail, onde elas possuem baixo volume de pesquisa e impressões, porém um alto número de cliques e CTR%, qualquer impressão adicional nessas palavras pode chegar a diminuir seu CTR muitas vezes em 40% com apenas as suas buscas de verificação.

 

Você pode também bloquear acessos de IPs específicos no Adwords, assim como no Google Analytics, assim você terá a certeza de que não estará contabilizando impressões/cliques nos seus anúncios ou dentro da sua empresa. Para fazer isso, selecione a sua campanha, clicar na guia “Detalhes” e procurar pela opção “Exclusão de IP”.

 

Parte 2 / Motivo para seu anúncio não aparecer

Na maior parte do tempo, os anúncios acabam não aparecendo por pequenos detalhes que esquecemos de dar atenção. Se após a verificação desses pontos seus anúncios ainda não estiverem aparecendo, pode ser um problema técnico mais complexo.

 

1) Orçamento Diário

O orçamento diário é o que possibilita suas campanhas rodarem ao longo do dia. Muitas vezes estamos buscando nossos anúncios, porém, o investimento reservado para aquele dia já foi consumido, e com isso, sua campanha e anúncios não irão mais rodar.

 

Atente-se as configurações da sua campanha, pois lá existe duas formas de entrega do seu orçamento diário.

 

Uma é a que tenta distribuir a sua verba de forma uniforma ao longo do dia. Isso faz com que seu anúncio não apareça para todas as buscas, mas o sistema tenta fazer a sua campanha rodar em todas as horas do dia.

 

A segunda é a forma acelerada, que vai fazer o seu anúncio aparecer o maior número de vezes possível enquanto houver orçamento. Isso pode fazer seu orçamento se esgotar rapidinho, as vezes até mesmo de madrugada.

 

Seus anúncios só voltarão a aparecer se você aumentar o orçamento ou quando virar o dia.

 

2) Orçamento Diário sobrando e anúncio não aparece

Como vimos, nas configurações da campanha você seleciona o “Método de Entrega dos Anúncios”, ou seja, como eles serão exibidos pelo sistema. Existem dois métodos. São eles:

 

– Exibir anúncios o mais rápido possível (também conhecido como Entrega Acelerada)

 

– Exibir anúncios Uniformemente (também conhecido como Entrega Padrão)

 

A entrega acelerada exibe seus anúncios para todas as buscas (se o seu anúncio estiver qualificado) até que o seu orçamento diário acabe.

 

Na opção entrega uniforme, a ferramenta irá pegar o seu orçamento diário e fazer uma estimativa para que ele dure até o fim do dia.

 

Se mesmo assim você ainda estiver com dúvidas, verifique se os seus anúncios estão recebendo Impressões e Cliques. Isso indica se estão realmente rodando ou não.

 

Importante: o resultado que aparece na sua interface do Adwords não é em tempo real, ele possui um certo atraso em relação ao horário em que as impressões/cliques realmente aconteceram.

 

3) Palavras-chave

Suas palavras são parte importante da campanha de Adwords. Verifique se elas estão publicadas e ativas.

 

Na aba “Palavras-Chave”, existe a coluna “Status” para verificar se a palavra está ativa e funcionando.

 

4) Lance de Primeira Página e Índice de Qualidade

Seu Índice de Qualidade (IQ) e o seu Lance de Primeira Página são duas coisas que podem fazer facilmente com que seus anúncios não sejam exibidos. Confira:

 

O Índice de Qualidade IQ é uma nota que o Google atribui a cada uma de suas palavras para verificar o quanto ela é relevante para o usuário. Essa nota vai de 1 a 10, e claro, quanto maior, melhor.

 

Índices de Qualidade muito baixos significam baixa relevância e podem impedir seu anúncio de aparecer. Verifique a coluna “Status” na aba “Anúncio” e também na aba “Palavras-chave” para verificar seu índice de Qualidade.

 

Abaixo um link para você verificar e entender mais a fundo o seu Índice de Qualidade:
https://support.google.com/adwords/answer/2454010?hl=pt-BR

 

O Lance de Primeira Página seria um lance mínimo que a sua palavra precisa ter para ser exibido nas páginas de resultado.

 

Na aba “Palavras-chave” você consegue verificar quais palavras necessitam de um lance maior para serem exibidas. Abaixo você confere um artigo com mais detalhes:
https://support.google.com/adwords/answer/2472742

 

5) Segmentação geográfica

Campanhas regionais costumam ter bastante problema para encontrar o seu anúncio. Tenha certeza de que você está inserido(a) no estado da sua segmentação, ou então, pela ferramenta de diagnóstico, é possível simular buscas como se você estivesse no determinado estado/cidade.

 

Importante dizer a distribuição de IPs no Brasil é uma bagunça, então certifique-se de que o seu IP está vindo realmente do estado no qual você está situado. Sou de São Paulo e em algumas vezes, meu IP consta como Rio de Janeiro X(

 

6) Correspondência de Palavra-chave

Os diferentes tipos de correspondência influenciam diretamente na forma como sua palavra-chave e anúncio são ativados. Verifique os métodos que você está utilizando e lembre-se que mudanças recentes podem ter impacto direto na forma como seus anúncios são exibidos.

 

7) Palavras-chave negativas

É incrivelmente comum o uso errado dessa correspondência. As palavras negativas podem ajudar bastante, como também podem te atrapalhar.

 

Sempre fique de olho para ver se você negativando palavras que podem causar conflito com suas palavras normais. Se você é um vendedor de automóveis e compra a palavra “carro”, você não vai querer negativar a palavra “-acidente de carro” em modo amplo, pois isso irá fazer com que suas buscas por “carro” não sejam exibidas.

 

8) Verifique o saldo da conta

Muitas vezes damos atenção a tantos outros detalhes que em muitas ocasiões o saldo acaba e não percebemos. Isso geralmente acontece principalmente em contas pré-pagas.

 

Importante: Em contas com pagamento via Boleto Bancário, o saldo pode levar até 3 dias úteis para entrar na sua conta. Programe-se com antecedência para que sua conta não fique fora do ar por falta de pagamento. Isso pode impactar os seus resultados.

 

Para maiores informações sobre o prazo de pagamentos via Boleto consulte: http://support.google.com/adwords/answer/115385?hl=pt-BR

 

9) Anúncios Publicados e Aprovados

Um anúncio que acaba de ser publicado passa pelo processo de aprovação, que pode demorar até 3 dias úteis.

 

Se você for fazer uma campanha que irá rodar no final de semana, é importante se programar para que seu anúncio seja publicado e aprovado antes disso. Se deixar para subir em cima da hora eles correm grande risco de não serem aprovados a tempo.

 

Anúncios de texto costumam ser aprovados em questões de alguns minutos, o que não acontece com anúncios de imagens que geralmente demoram mais por necessidade de uma série de fatores como: peso da imagem, linguagem utilizada, tags, etc…

 

Verifique se seu anúncio foi aprovado visitando a aba “Anúncios” dentro da sua campanha/grupo. Lá você encontra a coluna “Status”, onde para cada linha de anúncio há um ícone de um balãozinho de conversa. Passando o mouse em cima deste ícone você verá se seu anúncio foi aprovado ou não, e se for reprovado, o motivo da reprovação.

 

Note que seus anúncios ainda podem ser reprovados, mesmo após a aprovação. A equipe Editorial do Google faz avaliações constantes de qualidade dos anúncios. Se por algum motivo sua URL mudar ou se sua página ficar em branco tenha em mente que seu anúncio poderá ser reprovado.

 

10) Buscando as palavras certas

Pode parecer óbvio, mas é sempre importante verificar se você está buscando as palavras da sua campanha. Muitas vezes quando segmentamos demais nossas campanhas, esquecemos que usamos diferentes tipos de correspondência e outras configurações.

 

Lembre-se que palavras muito segmentadas podem não ter demanda de busca, o que fará com que seu anúncio não seja exibido.

 

Conclusões

Chegamos aqui ao final de nossa lista. Existem outras coisas que ainda podem impedir seu anúncio de aparecer, mas esses costumam ser os mais comuns.

 

Se nenhum desses itens resolver o seu problema, talvez seja o caso de entrar em contato com a equipe do Google e explicar o que está acontecendo.

 

Você pode entrar em contato por um dos canais do link abaixo:
http://support.google.com/adwords/answer/8206?hl=pt-BR&hlrm=pt_BR

Sobre Leandro Martinez

Formado em Publicidade & Propaganda e trabalhando com Adwords há 10 anos, é Consultor PPC na Basta1Click. Integrou as principais equipes de performance atendendo clientes como Dell, Caoa, Sky, Credicard, Nextel, Fiat, Sadia, Citibank e outras, gerenciando milhões de reais em campanhas todos os meses. Ajudou no desenvolvimento de algumas ferramentas PPC e otimização de processos do dia-a-dia de grandes agências do mercado.

Comentários
por Júnior Funcionário do Google
Abril 2015

Muito bom!! 

por Nuno-Mota Principal Colaborador
Abril 2015

Nunca é demais relembrarSmiley feliz

por RicardoFernande Estrela em Ascensão
Abril 2015

Excelente check list Leandro !!

por Elisa Gerente da Comunidade
Abril 2015

Ótimo conteúdo! 

por Sergio N
Setembro 2015

É minha primeira participação e campanha, estou gostando muito, parabéns pelo artigo.

por Elisa Gerente da Comunidade
Setembro 2015

Ficamos felizes, @Sergio N. Volte sempre =)

por eliezervanner
Setembro 2015

Incrível. Estava passando por esse problema desde domingo. Muito obrigado.

por leandrofm Principal Colaborador
Setembro 2015

Que bom que o artigo ajudou @eliezervanner Sempre que precisar, pode contar conosco Smiley feliz

por eliezervanner
Setembro 2015

Smiley feliz

por Andréa Joana S
Outubro 2015

otimas dicas!

Tags