463 Usuários online agora
463 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

A velocidade de carregamento do seu site em dispositivos móveis é tão importante assim?

O Google e a SOASTA desenvolveram uma pesquisa usando dados reais de comércio eletrônicos e machine learning, uma abordagem que utiliza um algoritmo para identificar correlações em um conjunto de dados para fazer previsões.

 

O objetivo foi entender se existe correlação entre taxa de rejeição, conversão e tempo de carregamento do site em celulares.

 

Na pesquisa ficou claro que páginas mais pesadas e que demoram mais para carregar convertem menos e têm uma taxa de rejeição maior.

 

As conclusões foram bem interessantes e são importantes para preparar anunciantes para um mundo mobile-first:

 

1) O número de elementos e imagens de uma página influenciam a taxa de conversão: as sessões que convertiam tinham 38% menos imagens do que as que não convertiam. A média de imagens de página de sites de varejo que converteram foi de 19 (contra 31, de páginas que não convertiam bem): 

Captura de Tela 2016-08-26 às 09.58.23.png

 Como o peso das imagens do site está relacionado com o tempo de carregamento, uma dica é salvar as imagens em JPEG e não PNG. Assim é possível diminuir o tamanho delas pela metade.

 

Uma dica é definir um tempo máximo de carregamento e retirar elementos e imagens da página até que você consiga fazer com que a sua página carregue no tempo estimado.

 

2) Existe correlação entre taxa de rejeição e tempo de carregamento de página: durante a pesquisa foi descoberto que o usuário normalmente ia para uma segunda página quando o tempo de carregamento era de até 4,5 segundos. Páginas que carregavam em até 6,9 segundos normalmente tinham uma taxa de rejeição alta.

 

Captura de Tela 2016-08-26 às 09.58.35.png


Quer saber como é o tempo de carregamento do seu site em dispositivos móveis? O Google tem uma ferramenta que faz essa análise para você, dando uma nota de 1 a 100 e  dicas técnicas sobre o que pode ser mudado no site para melhorar o tempo de carregamento: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-br

Sobre Patricia Quadros

Brasiliense de coração e de fins de semana, formada em Administração pela UnB. Apaixonada por empreendedorismo e negócios sociais. De acordo com a minha mãe eu gosto de "inventar moda", mas eu traduziria em descobrir novos hobbies, conhecer lugares diferentes e conhecer pessoas com histórias inspiradoras. O novo me atrai muito. :)

Comentários
por Deyson T Principal Colaborador
Agosto 2016
Google PageSpeed é uma ferramenta fantástica e a uso como parametro para os sites que desenvolvo ... é difícil bater 100/100, mas se um site estiver acima de 85/85 já estará com o sinal verde . Recomendo essa ferramenta sempre e caso um cliente meu vá testar um site por mim desenvolvido quero que pelo mesmo o encontre no verdinho.
por Thauan Goes
Agosto 2016

Eu vivi isso em uma conta que gerenciava de uma empresa, onde parecia que todo meu trabalho não dava resultados, até que ao criar um projeto de um site novo para eles, as conversões aumentaram absurdamente. Tudo estava relacionado com a demora no carregamento e na dificuldade de encontrar determinados produtos.

Tags