640 Usuários online agora
640 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Anunciar no Google? Políticas de Publicidade. Se preocupe com isso.

Uma empresa que possui um mecanismo de pesquisa na internet  de escala mundial, onde se é permitido criar anúncios com o objetivo de expor produtos e serviços de empresas para milhares de pessoas em qualquer parte do mundo, é mais que natural possuir regras e critérios de veiculação para estes anúncios.

 

E estes critérios são definidos pelo Google como Políticas de Publicidade do Google Adwords.

Uma série de documentos explicativos sobre a conduta que os anunciantes devem ter antes de estabelecerem sua campanha Adwords.

E aqui vamos abordar este assunto tão importante, já que muitos sofrem por falta desta informação.

 

Dentro de Políticas de Publicidade do Google Adwords vamos encontrar quais são os tipos de produtos e serviços que se pode veicular, bem como a  correta redação para os anúncios e os conteúdos permitidos ou não dos websites, entre outras condutas.

 

São os critérios estabelecidos nas Políticas de Publicidade do Google Adwords que definem quais serão os anúncios aprovados para veiculação ou não. Daí a importância de conhecê-los. 

 

Basicamente quando criamos um anúncio, ele será identificado por um status, que não entrarei em detalhes aqui.

Dois, desses status, são: Aprovado, ou seja, o anúncio está adequado para ser apresentado aos usuários e Reprovado, não está adequado para ser exibido nas páginas do Google. Esta análise é baseada nos princípios contidos nas Políticas de Publicidade do Google Adwords.

 

Acontece que, dependendo do nível de reprovação, a conta pode ser suspensa definitivamente do Google Adwords. 

É muito frequente me deparar com anunciantes, que tiveram sua conta suspensa, por falta do conhecimento dessa Política. Dor de cabeça esta, que poderia ser evitada com a leitura desses princípios, antes ou durante a criação de suas campanhas.

 

E onde estão estas páginas que tratam das Políticas de Publicidade do Google Adwords? (Além, é claro dos 75 links que apontam para ela neste artigo)

 

Quando criamos um anuncio ou os editamos, antes do botão salvar, encontramos a seguinte informação:

 

O que acontece em seguida?

 

Seu novo anúncio será revisado pelo Google e não será exibido até que a revisão seja concluída. Revisamos a maioria dos anúncios dentro um dia útil. Saiba mais.

 

O caminho das pedras está no link Saiba mais.

 

Leia os documentos e na dúvida, ligue para a Central de Ajuda do Adwords ou envie um email. A resposta costuma ser rápida.

 

Tive ótimas experiências com isso. A ponto do consultor da central me pedir um prazo para ver diretamente com a equipe de aprovação de anúncios se teríamos problemas em relação a alguns termos.

Esta experiência vivi muito a fundo, quando veio para mim, a campanha de um Sex Shop. E juntamente com uma gerente do Google Adwords, fui identificando os produtos que poderiam ou não entrar na exibição.

 

Isso foi traçado em paralelo com o cliente, que também participou de todo o processo de aprovação de anúncios. Sabendo também que alguns termos não poderiam ser anunciados, não por serem de Sex Shop e sim porquê alguns dos nomes dos produtos tinham duas palavras, sendo que uma delas bloqueava a palavra toda. 

 

Foi desta experiência que compreendi que algumas políticas ainda não estavam claras em relação a alguns produtos ou serviços do  Brasil e outras poderiam ser mais elaboradas e refinadas.

 

Entretanto, meu cliente e eu não nos ativemos a isso. E sim ao fato de que precisaríamos ser pró-ativos e nos anteciparmos às prováveis reprovações. Lembro que pensava  coisas do tipo: "hum..estou em dúvida com relação a este produto ou este anúncio, será que isso pode dar xabú....". E na dúvida recorria à Central do Google. 

 

Concordo que estas Políticas precisam de muitos ajustes e pente fino. Também sei que, alguns casos até passam batido nos anúncios. No entanto, não há dúvida de que filtram muitos problemas que teríamos sem sua presença. 

Muitas condições ( e muitas mesmo) ali, fazem total sentido e contribuem para uma organização maior num ambiente onde Todos podemos estar.

 

O uso desses princípios na elaboração de campanhas Adwords deve fazer parte do processo de desenvolvimento da mesma. Principalmente para os novos anunciantes que possuem pouco contato com a plataforma e precisam se familiarizar com este universo.

Assim ler estas Políticas, nos dá uma compreensão de quais estratégias adotaremos na formação de nossos anúncios. 

 

Agora, que tal pegar uma xícara de chá de camomila, se acomodar e ler as Política de Publicidade do Google Adwords?

 

 

 

 

 

Sobre Jane Audrei

Especialista em publicidade Google há 4 anos. Diretora da Agência Madara, uma agência criada em 2014 com foco somente em Consultoria Google Adwords. Top Contributor desde 2014 e Google Regional Trainer de 2015 à 2017. Estudo Marketing na universidade.

Comentários
por Silvia S Gerente da Comunidade
Setembro 2013

Muito legal, Jane!

 

O respeito às nossas políticas de publicidade é fundamental para que não hajam problemas de anúncios reprovados, site suspenso e até mesmo de conta suspensa.

 

Obrigada por seu relato e por alertar nossos usuários sobre a importância do respeito a nossas políticas! Smiley feliz

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Setembro 2013

pena que as politicas só estão servindo para quem quer cumprilas 

por Ricardo S
Setembro 2013

o que é conta relacionada

 

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Setembro 2013

Ricardo conta relacionada, é quando você tem mais de uma conta criada no AdWords para uma mesma empresa (não necessariamente precisa estarem em uso)

Tags