1.3K Usuários online agora
1.3K Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Aproveite o Black Friday sem sofrer grandes variações de custos no Adwords

O Black Friday está chegando e tem muito anunciante que ainda não começou a se preparar para o que é uma das datas mais importantes do ano.

 

➡ Vale começar dizendo que se a maioria das grandes datas comemorativas começa a ter crescimento de interesse até QUATRO semanas antes da data, como podemos ver nas imagens do Google Trends para Black Friday e Natal.

 

ScreenHunter_04 Nov. 09 11.19.pngScreenHunter_05 Nov. 09 11.20.png

 

Nesse período de interesse, o anunciante precisa já estar rodando sua campanha, fazendo um aquecimento para o usuário, ou seja, você precisa de PLANEJAMENTO pelo menos dois meses antes da data comemorativa, como ilustrado nessa foto:

 

blacfriday.png

 

➡ Para o Adwords, é muito importante saber que nesse período até o fim do ano no Natal, os valores de CPC costumam aumentar bastante por conta da concorrência e pela busca do melhor espaço. Não tem jeito, se você não tiver como aumentar o seu CPC para acompanhar o mercado, sua campanha pode enfrentar uma boa variação.

 

Para garantir que você consiga manter o seu posicionamento com uma flutuação pequena de CPC, não deixe para aumentar o seu CPC na última hora como muitos vão fazer. Ao invés disso, garanta a qualidade da sua campanha, otimizando e melhorando o seu Índice de Qualidade, e principalmente, vá aumentando o seu CPC ao longo dos dias progressivamente até chegar o Black Friday.

 

Não aumente tudo de uma vez em um único dia, mas sim um pouco por dia. Essa técnica é muito utilizada há anos por profissionais mais experientes, e se mostra muito efetiva, mesmo contra concorrentes que as vezes pagam 200% mais que você. Fazer esse aumento progressivamente e pensar na otimização da sua campanha, mostra a sua qualidade ao Google, o que normalmente minimiza bastante (não é uma regra) a chance de você ficar brigando com os desesperados da última hora. Isso faz você ter um posicionamento médio mais estável, com CPC mais competitivo em relação aos outros.

 

Recomendo a leitura desse tópico para dicas de como melhorar a sua campanha: https://www.pt.advertisercommunity.com/t5/Planejamento-de-campanhas-e/como-fazer-para-as-pessoas-com...

 

➡ MUITO IMPORTANTE dizer que a conversão acontece no seu site, então ele precisa, muito mais do que sua campanha, estar bem preparado para isso. Sua campanha é apenas uma etapa, que é a de levar pessoas ao seu site. Claro que você precisa levar pessoas de qualidade, mas se a sua conta está bem preparada e otimizada e o resultado não aparece, pode ter certeza que o gargalo está no seu site, e é o canal que os anunciantes menos olham. Muitos colocam a culpa nas campanhas "O Adwords não funciona" ou então "Não consigo vender pelo Facebook", quando na verdade, o problema é interno do site e não externo aos canais de mídia.

 

Se você já conhece algum problema dentro do seu site, não deixe para arrumar de última hora, pois certamente, dará problema.

 

Para quem não viu, o Google criou uma série bem legal de preparação para o Black Friday que você pode encontrar aqui na comunidade: https://www.pt.advertisercommunity.com/t5/GoogleTGIBF-2016/bg-p/Black-Friday

 

Não esqueça também da Cyber Monday, que é uma data ainda pouco explorada, mas bem competitiva. Ela acontece na primeira segunda-feira após o Black Friday Piscadela do Smiley

Sobre Leandro Martinez

Formado em Publicidade & Propaganda e trabalhando com Adwords há 10 anos, é Consultor PPC na Basta1Click. Integrou as principais equipes de performance atendendo clientes como Dell, Caoa, Sky, Credicard, Nextel, Fiat, Sadia, Citibank e outras, gerenciando milhões de reais em campanhas todos os meses. Ajudou no desenvolvimento de algumas ferramentas PPC e otimização de processos do dia-a-dia de grandes agências do mercado.

Tags