769 Usuários online agora
769 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Campanhas Avançadas – Anúncios mais inteligentes e eficazes

Nessa semana foi anunciado o lançamento de uma nova funcionalidade no sistema do Google Adwords chamada de Campanhas Avançadas. Considero esse lançamento como a maior evolução já feita no sistema, pois abriu diversas opções para melhorar a performance de uma campanha de Adwords.

 

Antes do lançamento, os resultados do Adwords eram baseados na representatividade da palavra-chave utilizada por um usuário, que expressava seu interesse através da busca. Porém, sabemos que uma consulta no Google por meio de um tablet ou smartphone pode representar um interesse/objetivo diferente da mesma consulta feita em um PC ou notebook, devido ao contexto em que o usuário se encontra no momento da busca. Com base nisso, para fornecer anúncios mais eficazes, era necessário criar campanhas separadas para cada tipo de dispositivo utilizado pelo usuário, configurando novamente a adição e negativação de palavras-chave, anúncios, lances, etc.

 

Agora, com as campanhas avançadas, é possível utilizar uma só campanha e personalizar seus lances, anúncios, extensões de anúncios, preferências de localização e horários para cada dispositivo, facilitando o gerenciamento da conta e mensuração dos resultados. Esse update melhora bastante os trabalhos dos gerentes de conta com foco em performance, pois permite fazer alterações com muito mais agilidade e controle.

 

Essas alterações têm aplicação prática para diversos segmentos de mercado, por exemplo, um restaurante poderá personalizar seus anúncios para fornecer uma promoção a quem estiver pesquisando sobre refeições nas suas proximidades, poderá dar lances mais altos no período de almoço, etc., sem ter que criar novas campanhas.

 

No caso de e-commerces, os anunciantes poderão exibir extensões de local e chamadas telefônicas para sua loja física aos usuários de smartphones e, para os usuários de desktops, poderá exibir sitelinks para as categorias e promoções mais relevantes da sua loja virtual.

 

Também foram adicionados novos tipos de relatórios para que se possa avaliar e comparar novos tipos de conversões, como o clique do usuário no número de telefone para fazer uma ligação do seu smartphone ou o download de um aplicativo.

 

Assim, o Google Adwords abre novos caminhos para os anunciantes conquistarem melhores resultados com suas campanhas, pois possibilitou a criação de novas estratégias e de anúncios mais inteligentes e eficazes, proporcionando uma melhor experiência para o usuário dentro do seu contexto de pesquisa.

 

Para saber como utilizar essas novas funcionalidades, recomendo a leitura da Central de Ajuda do Adwords sobre Campanhas Avançadas.

 

Artigo Escrito por:

Alex Pelati

Sobre Alex Sander Pelati

Diretor de Search Marketing da AO5 - Agência Orange Five. Professor de Search Marketing da ESPM.

Tags