1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Campanhas Avançadas (Enhanced Campaigns)

Compartilhando primeiras impressões do novo grande lançamento da Google para o AdWords: Campanhas Avançadas - O novo modelo significa um impacto na maneira que gerenciamos campanhas AdWords para dispositivos móveis, além de proporcionar outras grandes ferramentas como a possibilidade de atribuir sitelinks por grupo de anúncios e não somente por campanha.

 

O principal foco do novo modelo, é tentar agregar várias funcionalidades de segmentação de dispositivos móveis juntas, em uma única campanha (acabou aquela história de separar campanhas para celulares) - agora campanha de Celulares, Tablets e Desktop fica tudo em 1 única campanha.

 

Novos recursos campanhas avançadas

 

Alguns dos novos avanços para segmentação de dispositivos móveis (somente funcionalidades disponíveis no Brasil/Portugal) e outros recursos extras:

 

  • Capacidade de ajustar lances percentuais para celulares;
  • Capacidade de ajustar lances percentuais para usuários que estão a um certo raio do estabelecimento local ou em um estado, cidade ou país específico;
  • Capacidade de criar anúncios preferenciais para dispositivos móveis;
  • Capacidade de direcionar extensões específicas para um determinado grupo de anúncio (sitelinks por campanha e não somente por grupo de anúncios mais);
  • Capacidade de agendar data de início/fim para um anúncio ou extensão específica, diretamente na interface (Programar um sitelink para o dia dos namorados);

Mas a grande mudança na forma que gerenciamos campanhas AdWords, não está somente nas novas funcionalidades adicionadas e sim no fato de que não é ou não será mais possível segmentar a rede de pesquisa somente para desktops, o AdWords agora passa a ser obrigatoriamente multiscreen.

 

As campanhas avançadas já estão sendo disponibilizadas aos poucos globalmente e acredito que em Fevereiro/2013 a maioria dos anunciantes de Brasil/Portugal terão a opção de migrar para o novo modelo - Todas as campanhas serão migradas obrigatoriamente até o meio de 2013.

 

Para saber se sua conta já possui o recurso, faça login na conta AdWords e acesse alguma das suas campanhas ativas. Ao acessar, se o recurso estiver disponível vai aparecer o seguinte aviso:

 

Campanhas Avançadas Aviso Upgrade

 

 

Ao efetuar o clique no botão "Primeiros Passos", vem uma tela explicando um pouco mais do novo recurso:

 

Campanhas Avançadas - Primeiros Passos

 

Na tela seguinte, é feita a confirmação da migração, com a confirmação de ajuste do lance obrigatório para celulares. Você não consegue passar desta tela se não ativar o recurso:

 

Campanhas Avançadas AdWords Migração

 

 

Observe na tela acima, que após confirmar o upgrade, não existe volta: Você não vai conseguir mais optar por segmentar campanhas de pesquisa somente usando o Desktop - se a campanha for de pesquisa você nunca mais vai conseguir deixar de segmentar dispositivos móveis.

 

Obrigatoriamente suas campanhas serão migradas com o tempo e a única maneira de não segmentar celulares é colocar um lance percentual muito baixo do tipo -90%  e ainda: não tem como você optar por não segmentar tablets. AdWords na pesquisa agora é publicidade multiscreen - Mas somente para campanhas de pesquisa, para campanhas de display você pode optar por não segmentar dispositivos móveis.

 

Após o upgrade, é exibida a seguinte tela:

 

Campanhas Avançadas Ativadas

 

 A primeira mudança que você nota, é a nova aba detalhes:

 

Campanhas Avançadas, nova aba detalhes

 

Que possui 4 sub-abas (Todas as Configurações, Locais, Programação de anúncios e Aparelhos)

 

A aba "Todas as Configurações", é praticamente a mesma aba detalhes que conhecemos atualmente.

 

Em seguida tem a aba "Locais", onde é feito o ajuste de lances geográficos:

 

Nova Aba Locais Campanhas Avançadas AdWords

 

Onde é possível você dar lances percentuais, dentro de uma mesma campanha, dependendo da localização do usuário - no exemplo acima, se você tiver um lance máximo de R$ 1,00 para sua campanha - um usuário que estiver em 40 km de são Paulo o lance passa a valer R$ 1,30 (+30%) da mesma forma você consegue adicionalmente +200% pelo fato do usuário estar no Aeroporto de Guarulhos, e pagar um cpc inferior por estar em Campinas.

 

Na aba programação de anúncios, você consegue fazer ajuste de lances percentuais com base no horário e dia da semana (muito similar com o que já existe atualmente):

 

 

Programação de Anúncios Campanhas Avançadas

 

onde é possível pagar um lance 40% maior pelo fato de ser horário comercial - observe que os lances percentuais são acumulativos entre as diversas configurações.

 

Na aba Aparelhos, você consegue mudar o ajuste percentual do lance para celulares que você havia definido durante a migração:

 

Aba Aparelhos no AdWords

 

 

Sitelinks por grupo de anúncios

 

Uma grande mudança, que vai além de dispositivos móveis, é o fato que agora é possível especificar para determinadas extensões, como por exemplo sitelinks, substituições individuais por grupo de anúncios - assim seus sitelinks podem ser mais relevantes para seus anúncios,  dependendo da consulta de pesquisa e não mais genéricos para todos os grupos das campanhas:

 

sitelinks por grupo de anúncios

 

Além de ser possível programar data de início e fim para cada sitelink que você cria.

 

Migrar conta por conta, Campanha por Campanha

 

Lembre-se que você deve migrar individualmente cada campanha para o novo recurso. Após a primeira migração na aba campanhas, aparece um nova coluna obrigatória chamada "Melhorada" (tradução de "Enhanced" que é "avançada")

 

 

Coluna Melhorada Campanhas Avançadas

 

Que tal dar uma olhada se você já possui uma conta com o recurso ativado, basta acessar sua conta e entrar em uma das suas campanhas para ver se aparece a mensagem no topo da tela, caso não esteja disponível ainda, aguarde mais alguns dias.

 

Gostou dos novos recursos? dê o seu comentário do que você acha ou tire suas dúvidas.

 

por: Érico

Sobre Erico Franco

Érico Franco é engenheiro elétrico formado pela Universidade Federal de Itajubá e com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Ouviu falar do AdWords pela primeira vez em 2004 quando trabalhava na Ericsson (Holanda). Contato para Gestão profissional AdWords: vendas2@gravity.com.br

Comentários
por Sueli01
Fevereiro 2013

muito bom o seu tutorial....gostei, obrigada!

por EderCamilo
Fevereiro 2013

Gravity...muito bem Explicado Parceiro...

 

Já fiz as migrações...

 

Eder Camilo

por joao_autnog
Fevereiro 2013

Excelente explanação dos novos recursos Erico. Só uma correçãozinha: no 4° recusrso extra que voce destacou vc colocou assim: (sitelinks por campanha e não somente por grupo de anúncios mais); e o certo seria sitelinks por grupo de anúncios e não somente por campanha mais não é?

 

Achei essas mudanças muito boas, excelentes. Agora temos maior liberdade e automatização em relação aos horarios, dispositivos e localização.

 

Tambem achei interessante o adwords "obrigar" os anuncios da rede pesquisa serem para todos os dispositivos pq a tendencia e o uso de dispositivos moveis esta crescendo muito rapido e traz sim resultados até alem do esperado. Acredito que daqui pra frente muitos que não ativavam suas campanhas pra esses dispositivos devem pensar seriamente sobre investir nesses recursos

por luisgennari
Fevereiro 2013

Gravity,

E agora como fica a questão das extensões de chamada? Se eu quiser criar uma extensão de chamada específica para celulares, deve criar um novo grupo de anúncio contendo somente anuncios para celulares?

por Elisa Gerente da Comunidade
Março 2013

Olá pessoal! Artigo lindo, só para complementar.... temos vídeos da migração =)

 

Vídeo "Campanhas Avançadas: Como atualizar uma única campanha": 

 

Vídeo "Campanhas Avançadas: Como unir duas campanhas em uma campanha avançada":


 

 

Espero que ajude!

Beijos "procêis"

Elisa

por oesp01
Março 2013

uma pena que nas abas de  Locais, Programação de anúncios e Aparelhos doa anuncios avançados não de para baixar o relatorio em csv! :-( Pelo menos eu não achei!!

por Elisa Gerente da Comunidade
Abril 2013

Olá Permalink! 

 

Ishh desculpe a demora, estive de férias (hehe).

 

Realmente é um boa idéia! Obrigada já encaminhei aqui dentro, viu?!

Beijo "Procê"

Elisa

Tags