367 Usuários online agora
367 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Campanhas de Vídeo - Oportunidades Inexploradas

O tema que debatemos em uma das mesas de discussão do Encontro da Comunidade AdWords foi Campanhas de Vídeo. Durante a conversa abordamos diversos aspectos do tema. Um deles foi a baixa utilização desse tipo de campanha apesar de todo o potencial que apresentam,  porque isso ocorre e o que podemos fazer para resolver essa questão. Até por causa dessa falta de utilização do YouTube,  as oportunidades de ocupar espaços inexplorados são enormes. A maior dificuldade encontrada pelas agências e profissionais do AdWords é a resistência das empresas anunciantes em produzir os videos a serem veiculados, alegando altos custos e dificuldade para realização dos projetos. Cabe às agências demonstrar todas as vantagens das campanhas de vídeo e buscar alternativas mais acessíveis aos anunciantes.

Dentre as inúmeras vantagens das campanhas de vídeo, seguem algumas:

  • O custo por visualização é baixo.
  • Por ser um elemento pouco explorado, quem faz se destaca.
  • Ideais para campanhas de branding.
  • Os vídeo podem ser exibidos tanto no YouTube quanto na Rede de Display.
  • Podem incluir imagem e áudio.
  • Criação de listas de remarketing para exibir anúncios para quem assistiu a algum vídeo e/ou se inscreveu no canal.

Um dos integrantes da mesa, Luis Galófaro, citou sua experiência de divulgar uma banda utilizando campanhas de vídeo. A partir desse exemplo, todos deram sugestões para divulgar a banda utilizando as características e peculiaridades das campanhas de vídeo. No texto poderiam estar o nome da banda, os contatos (telefone, site e email) e a agenda de shows. Na imagem, os integrantes da banda, o que ajuda a demonstrar seu estilo (como se vestem como se portam, etc). O áudio será,  obviamente, o principal hit da banda. E o link do vídeo, direcionando para o download desse hit. Outra possibilidade que foi levantada seria dar ao usuário a opção de se inscrever na página da banda, assim eles receberiam as atualizações do canal com novas músicas da banda ou quaisquer informações que queira compartilhar. As marcações do vídeo teriam links para mais músicas da banda, informações sobre apresentações (até links para compra de ingressos),  videos com depoimentos dos integrantes da banda para conhecê-los melhor (sua formação musical, referências, etc). A segmentação seria feita para o público da banda, definido pela idade, sexo, local e interesses.

Assim como no mercado da música, diversos outros mercados podem e devem utilizar os vídeos para divulgar seus produtos e serviços. O nível de engajamento do público é muito maior e com eles você pode passar informações e detalhes sobre o produto (como funciona, qual é o tamanho,  etc), além de inserir links para compra do produto em sua loja virtual.

Pouco comum mesmo entre os que participam ativamente da comunidade, outro argumento para convencer o anunciante a investir no YouTube é mostrar sua certificação oficial em Publicidade em Vídeo, que já está disponível desde o início deste ano. Essa certificação comprova sua capacidade de criar anúncios e campanhas, e medir e otimizar o desempenho de suas campanhas. Para conseguir a certificação é necessário realizar um exame composto por 74 perguntas sobre diversos aspectos das campanhas de vídeo e acertar pelo menos 85% das questões. Este exame está disponível somente para quem já possui a certificação do Google AdWords. Mais detalhes no link abaixo.

https://support.google.com/partners/answer/6041529?hl=pt-BR&ref_topic=6054438&rd=1

Com todas essas vantagens e possibilidades, seus clientes se sentirão muito mais seguros e confiantes para investir em campanhas de vídeo.

Sobre Adriano Gonçalves

Formado em Publicidade pela PUC-SP / Extensão em E-commerce para o varejo na ESPM-SP / Radialista - Setor Locução pelo SENAC-SP / Analista de Marketing Digital na Empresa Content Stuff desde 2011

Comentários
por Elisa Gerente da Comunidade
Setembro 2014

Muito bom! 

por Denis Ronan
Setembro 2014

Parabéns pelo artigo, realmente as campanhas de vídeo além de ter um custo por visualização baixo podem render a um produto ou marca um retorno muito bom. Se for apresentado um conteúdo muito interessante naqueles primeiros segundos a chance de não pularem o video e se interessarem pelo conteúdo é muito grande.

 

O Canal Google para seu negócio lançou essa série que está no episódio 2, que mostra um pouco do que há por trás das campanhas de vídeo que tem grande sucesso. Vale dar uma olhada. http://youtu.be/Ekjap7BXzFc

por Adriano_Almeida
Setembro 2014

Obrigado Denis e Elisa!

por Rodrigo Pereira
Outubro 2014

Ótimo artigo.

Parabéns Adriano Almeida

por Bruna T Funcionário do Google
Outubro 2014

Ótimo material Adriano! Fique de olho que sexta-feira vamos divulgar seu material em nossa página oficial do Facebook do AdWords!

por Adriano_Almeida
Outubro 2014

Obrigado Rodrigo Emanuel P!
Obrigado Bruna T! Ficarei atento. Muito legal saber que vocês gostaram do artigo e vão divulgá-lo.

por Jane-Audrei Principal Colaborador
Outubro 2014

Adriano!

 

Obrigada pelo conteudo do artigo. Acho fundamental a abordagem sobre campanhas de vídeo. Já que é um recurso realmente pouco usado ainda, se compararmos com a Rede de Pesquisa.

 

Mas conforme vamos tendo conteúdos como esse, podemos acelerar também a entrada de potenciais anunciantes para esse canal.

 

Um ítem valioso que você apontou no artigo foi a certificação de Publicidade em Vídeo. Poucos ainda têm. Portanto quem tiver se destacará!

por Fernando F
Outubro 2014

Realemnte, há inumeros itens que são vantagens a favor de uso de video, porem ainda é muito forte nao só a resistência do cliente pelo custo da produção e elaboração de boas idéias como isso é mesmo um fato, não sái barato e não sai boas idéias como coelho saindo da cartola de um mágico, e provar o ROI positivo pra videos depende muito de uma boa idéia, ta ai um desafio não só em vender para o cliente a proposta, mas sim conseguir produzi-la a tal nivel.

por Alexander José M
Outubro 2014

Preciso planejar uma campanha de vídeo para a próxima semana.

 

Estou buscando mais material para poder defender meu planejamento e seu artigo me deixou muito mais seguro para alcançar este objetivo.

 

Um abraço,

por Andre M
Novembro 2015

Eu me pergunto porque quase nenhuma banda ou artista usa o Google Adwords para fazerem suas campanhas?Será uma questão cultural?

por Adriano_Almeida
Novembro 2015

É mesmo @Andre M!

Mesmo algumas bandas famosas não tem nem um canal oficial.  Há realmente muito espaço para divulgar o trabalho no YouTube.
Acho que é uma questão de falta de conhecimento mesmo. Talvez nós mesmos possamos "ensinar" eles a divulgar. Criando um blog, um site... dando dicas de como divulgar o trabalho. Tem um espaço aí que nós mesmos não estamos explorando.

por Andre M
Novembro 2015

Sim, sim, é falta de conhecimento por parte de artistas. Mas há como fazer divulgação de bandas e artistas além do Youtube, como pro exemplo, no Adwords, Rede de Pesquisa Rede de Display, em aplicativos móveis?

Tags