623 Usuários online agora
623 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Campanhas de natal: comparativo de anúncios que funcionam

É importante fazer campanhas sazonais na comunicação da sua empresa, elas ajudam a lhe contextualizar no seu segmento fazendo marcar mais presença no mercado. Para o natal de 2012 fiz alguns testes com anúncios na rede de Pesquisa mantendo as mesmas configurações da campanha para ver o que funciona e o que não.

Trabalhei apenas com varejo. Foram várias linhas de produtos e mesmo estando na metade do mês compartilho os resultados para acompanharem:

 

Anúncio (Exemplo de argumento) - resultado comparado com anúncios já maturados

Anúncio de natal genérico ("Ofertas de natal" etc) - queda no CTR

Anúncio de natal com preço ("Presentes de natal à tantos reais") - queda no CTR pela metade

Anúncio de natal com parcelamento ("Presentes de natal em tantas vezes") - manteve o CTR

 

 

 

Alguns produtos de varejo apresentam resultados diferentes, depende muito do tipo da venda. Alguns eletrodomésticos e videogame variam bastante em perfomance, sendo que os anúncios de natal genéricos tiveram um CTR bem acima dos anúncios tradicionais, por exemplo. É preciso fazer testes para ver quais das suas categorias tem esse resultado também. A taxa de conversão de todos os anúncios se manteve estável. A média de CTR dos anúncios maturados era de 6%, portanto os resultados de natal variaram entre 3% e 6%.

 

A conclusão que cheguei foi:

Anúncio de natal genérico - para produtos específicos anúncios bem segmentados ainda tem um desempenho melhor que argumentos genéricos. Para alguns segmentos específicos a performance é muito boa, mas é preciso fazer testes em cada um para ver em quais o impacto é positivo.

Anúncio de natal com preço - não são uma boa alternativa de acordo com os testes feitos, em todas as categorias apresentou o pior resultado. 

Anúncio de natal com parcelamento - aqui o resultado foi bem bacana. Facilidade pagamento é o assunto que mais atrai os consumidores de varejo. Esse argumento manteve o CTR e teve um leve aumento na taxa de conversão para alguns produtos. Outra boa experiência foi apresentar algum benefício ao usuário tal como "Compre o produto X com embrulho para presente", o resultado de CTR também foi alto.

 

Foram poucos dias de análise neste período de natal, mas já são uma boa linha guia para trabalhar nas próximas duas semanas até o natal finalmente chegar. Faça seus testes, tente agora e boas vendas!

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por RafaelFurquim
Dezembro 2012

Muito bacana o artigo! Vou deixar mais uma dica: 

 

Para quem não conheçe, o Google tem uma ferramenta de criação de URL's que auxilia na mensuração dos resultados de campanha de email marketing, mídias socias e até OFF line (por meio de tagueamento e encurtamento da URL). O link é: http://support.google.com/analytics/bin/answer.py?hl=pt&answer=1033867

 

Para quem trabalha com uma grande quantidade de anúncios, convém fazer um taguemento informando qual é o conteúdo do anúncio, assim fica muito mais fácil de identificar qual é a real performance de cada anúncio. Veja um exemplo seguindo a linha do Henrique:

 

utm_content=generico

utm_content=preco 

utm_content=parcelamento

 

Ai no GA você puxa um relatório com a dimensão "conteúdo da campanha" e filtra a campanha que desejar visualizar os dados. Pode-se usar como métrica: Visitas, leads, vendas, bounce rate etc.

 

Abraços e parabéns pelo post!

por PriscilaQ
Dezembro 2012

Excelente artigo, Henrique! Parabéns!

por HenriqueBG Principal Colaborador
Dezembro 2012

Obrigado a todos e boa dica Rafael.

por FabielRodrigues
Janeiro 2013

Excelente post, o fato de criar anúncios esplorando a facilidade de pagamento, realmente é muito boa.

por Valderes
Janeiro 2013

Parabéns pelo artigo, Henrique.

 

Apenas complementando a sua análise, o mesmo foi observado nos anúncios da conta que eu administro, para B2B, ou seja, os anúncios com parcelamento tem melhor CTR e melhor taxa de conversão também no B2B. Resultado: o valor, influencia cada vez menos, o que importa é se o cliente poderá pagar.

por HenriqueBG Principal Colaborador
Janeiro 2013

Obrigado pelo acréscimo Valderes, bem interessante Smiley feliz

por Luciene P
Agosto 2015

Parabéns Henrique, gostei muito de sua dica!

Abraços!

Tags