335 Usuários online agora
335 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Como medir os resultados das campanhas AdWords?

Um objectivo de Marketing comum a todos os anunciantes é garantir o ROI (Return on Investiment) das acções desenvolvidas.



Ora em comparação com outras plataformas de publicidade, a possibilidade de medição de resultados das campanhas efectuadas a partir do AdWords aumenta exponencialmente com a utilização da ferramenta de acompanhamento de conversões.

O que é o acompanhamento de conversões, e como devo usá-lo?
 

A ferramenta de acompanhamento de conversões é muito útil na hora de medir os resultados obtidos a partir das campanhas. Com a utilização desta ferramenta  o anunciante tem a possibilidade de saber quais as palavras-chave, anúncios e posicionamentos na rede de display que estão a gerar os resultados obtidos.
 

Uma conversão ocorre quando o utilizador clica no anúncio e conclui a acção desejada pelo anunciante. Em primeiro lugar você deve definir então o que considera ser uma conversão para as suas campanhas no Google. E podem ser várias, desde vista de uma página importante (notoriedade), um registo, uma compra, um pedido de contacto, etc.  Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe o que é para si uma conversãoPiscadela do Smiley
 

Definido isso, a partir do separador ferramentas e relatórios no interior de sua conta AdWords, vai ver o item conversões e é só seguir os passos indicados para gerar o(s) código(s) para instalar na(s) página(s) da conversão.




Referir que não limite para o número de conversões que pode acompanhar, para controlar vários tipos de conversão você deve configurar diferentes códigos para diferentes conversões. 

Caso tenha alguns conhecimentos programação e acesso aos ficheiros que pretende controlar, você próprio pode implementar o código ou por alternativa mandar por email para o responsável pela programação da página.

O processo é bem simples, basta colar o código entre as tags <body> da(s) página(s) que pretende controlar. Depois de colocado o código demora 24H até você começar a visualizar e analisar as conversões ocorridas.
 

O que fazer com os dados obtidos?
 

Para conseguir visualizar as conversões registadas não esquecer de activar a métrica  disponilizada na aba palavras chave no interior de sua conta. Para isso basta adicionar as colunas conversões, custo por conversão, e taxa de conversão.
 

A informação recolhida é  muito valiosa para você ter dados reais sobre os resultados das suas campanhas. Como referido acima o anunciante vai poder saber quais os anúncios que mais despertam o interesse dos seus clientes e que geram as desejadas conversões, quais as palavras chave mais que geram conversões, quais os posicionamentos na rede de display mais relevantes.

De seguida é só utilizar estes dados para fazer as alterações que se justifiquem, como por exemplo:  aumentar a exposição dos anúncios que geram mais conversões, aumentar o investimento nas palavras-chave mais valiosas, expandir o grupo de palavras chave relacionadas, reforçar a exposição nos posicionamentos que geram as conversões, etc.
 

Caso se trate de uma loja online sugiro também a utilização do módulo de comércio electrónico disponibilizado pelo Google analitycs, que numa próxima oportunidade posso desenvolver o que é e para que serve…

 

Então já utilizava a ferramenta de acompanhamento de conversões? Qual a sua opinião! Tem sugestões de melhoria?

Partilhe por aqui as suas opiniões e ideias, serão sempre bem-vindas!

 

 

0 Curtir
Sobre Nuno Mota

Sou especialista em gestão de contas Google AdWords e procuro aqui na Comunidade partilhar ideias, e ao mesmo tempo actualizar e aprofundar os meus conhecimentos para que possa prestar um melhor serviço ao cliente e à Comunidade. &quot;Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)&quot; www.netgocio.pt

Comentários
por Otoniel Rocha
Dezembro 2016

Olá, gostaria de saber se existe alguma forma de " filtrar " e classificar as conversões em minha conta adwords. Por exemplo, recebo contatos no email que vem pelo meu site ( conversões ) , e esses contatos são de empresas e pessoas diversas, mas apenas alguns desses contatos são pontenciais para mim....   manualmente é difícil analisar um por um e saber quais conversões são boas e quais são ruims... para medir e ajustar isso depois no adwords... não entendo muito das ferramentas do adwords ou como funcionaria isso, então vou tentar explicar de outra maneira...  Minha empresa fornece soluções personalizadas para Identificação de Marcas, tais como etiquetas e rótulos metálicos para identificar Marcas em produtos, mas então recebo muitos contatos de pessoas querendo uma ou duas peças, ( fabricamos acima de 1000 na maioria dos casos )  recebo também outros tipos diversos de solicitações de etiquetas que não fabrico... o que eu queria era filtrar esses contatos / conversões e/ou talvez procurar qual Palavra/anuncio acionou essa conversão para aos poucos ir eliminando a "entrada" desses contatos/conversões. 

Tags