597 Usuários online agora
597 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Como mensurar testes de formas simples

É importante fazer testes nas suas campanhas do Adwords e, principalmente, aprender com eles. Aqui mostro alguns métodos bastante simples para monitorar e utilizar os resultados do que já foi feito.

 

INEVITÁVEL ADVERTÊNCIA: um teste é sempre um teste e as chances do resultado ser positivo são as mesmas de ser negativo - é por isso que se chama "teste" e não "implementação". 
Esteja pronto para o fracasso assim como para o sucesso.

 

Primeiramente o tão falado Teste AB, que se trata em dividir o tráfego para dois locais e ver qual possui uma performance melhor. Por exemplo, você pode criar pequenas variações do mesmo anúncio, alterar a exibição dos anúncios para "exibir alternadamente" e ver qual das duas possui melhor CTR.

 

alternar.PNG

Configurações > Exibição de anúncios: rotação de anúncios, limite de frequência

 

O que muda dos anúncios é que as linhas 1 e 2 são invertidas. O primeiro anúncios chamamos de A e o segundo de B (daí vem o nome "teste AB").

variações.jpg

Assim que cada anúncio tenha tido um volume de cliques suficientes, você saberá qual possui o melhor CTR.

Precauções do Teste AB: é preciso ter um volume grande para que haja relevância nos dados, você não conseguirá tomar uma boa decisão com 200 impressões em uma semana. Se o seu ramo de atividade possui pouco volume de buscas será preciso deixar os anúncios ativos durante um longo período demais, portanto o ideal é fazer o teste com campanhas que já tenham bastante procura.

 

Partindo agora para Testes individuais você pode utilizar os comentários do Google Editor para definir critérios de sucesso. Digamos que você faz uma variação de correspondência de palavra e para saber qual possui um desempenho melhor precisa ter um lembrete de fácil localização. Não minta pra si mesmo dizendo que vai se lembrar que aquela palavra está com uma aspas diferente, sua mente é ocupada demais lembrando que precisa declarar o imposto de renda ou que prometeu levar sua namorada para jantar naquela semana. O segredo está em deixar o comentário claro para que você mesmo entenda noutro dia:

 

comentario.PNG

Precauções para os comentários nos testes individuais: como os comentários ficam no Editor, se você atualizar o programa sem fazer backup ou por algum motivo remover a conta, também perde os comentários.

 

Por fim, lembre-se que o Marcadores querem seu bem, eles estão aqui para ajudar. Deixe claro que uma determinada campanha ou anúncio está em teste e especifique o que é.

marcadores.PNG

Quanto mais fácil de identificar o teste, melhor.

 

Se você leu até aqui então é um guerreiro que merece ser recompensado com o conselho de ouro: tenha sempre o objetivo do teste em mente.

No primeiro exemplo note que o objetivo do teste AB era definir qual possui o melhor CTR e no segundo avaliar se uma correspondência melhor que a outra. Ao longo dos testes você aprende outras coisas e vislumbra novas oportunidades, mas jamais perderá o foco. Pode parecer óbvio, mas é aplicar o óbvio que separa o sucesso futuro de um fracasso precoce.

 

Bons testes, boa sorte e bons negócios!

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por FernandaMS07
Março 2014

Muito obrigada por compartilhar, informações importantes vão me ajudar muito.

por RicardoFernande Estrela em Ascensão
Abril 2014

Show de bola Henrique!

por DaniloSPeres Estrela em Ascensão
Abril 2014

Henrique, muito bom o artigo, parabéns! =)

por Bruna T Funcionário do Google
Setembro 2014

Henrique, estava em busca de um material bacana como o seu para falar de testes! Parabéns!

 

Vamos publicá-lo no  Facebook do AdWords hoje, daqui a 20 minutinhos. :smileyhappy:

por Ricardo Jorge
Julho 2016

Gostei foi muito util

por Erick V
Agosto

Booom! Obrigado!

Tags