944 Usuários online agora
944 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Como o AdWords pode evitar gastos na Crise Financeira

A crise financeira é uma realidade no  Brasil.  Para algumas empresas ela ainda não impacta diretamente, mas  uma grande parcela delas já começam a sofrer influência.O que provavelmente já fez com que   muitos por aqui, ouvissem a frase “corte de gastos". E normalmente quando uma empresa fala em corte de gastos o primeiro lugar a onde ela pensa em fazer os cortes é no Marketing, e é ai que a empresa começa a cometer seu maior erro.

adwords.jpg

Quando falamos de Google AdWords estamos falando de uma ferramenta eficiente que não apenas permite que a empresa tenha retorno proporcional ao seu investimento, mas principalmente uma ferramenta que permite que a empresa evite gasto e direcione seu investimento para quem realmente está interessado em seu produto ou serviço.

 

Veja bem, como estamos falando em crise financeira e em corte de gastos é muito mais eficiente que a empresa corte gastos onde realmente está ocorrendo desperdícios e não na veiculação e divulgação de sua marca afinal a necessidade da  empresa ser lembrada e encontrada por seus clientes se torna ainda mais necessária, já que a empresa precisa manter seus lucros ou pelo menos sobreviver sem muitos arranhões a este periodo conturbado.

 

O AdWords quando bem configurado e, principalmente, otimizado permite que estes gastos e custos desnecessários sejam eliminados tornando a divulgação  mais eficiente e altamente direcionadas à trazer lucros para a  empresa.

 

Vejamos algumas sugestões que podem tornar sua campanha mais lucrativa e com menores gastos:

 

  • Evite palavras com baixa taxa de conversão – Se você ainda não tem o código de conversão instalado em sua conta coloque-o agora.  Este é  com certeza  o primeiro passo para evitar gastos desnecessários.  Com conversões instaladas , você poderá identificar as palavras que realmente convertem em sua campanha e,  principalmente, as que tem uma boa taxa de conversão, evitando assim cliques que não vão trazer retorno para sua campanha, fazendo com que o seu custo por conversão melhorem drasticamente.

  • Centralize suas palavras-chave no que você realmente faz – Se o objetivo é evitar gastos, evite palavras-chave que não estão relacionadas a sua empresa, produto ou serviço. Evite  palavras que fazem referência distante ao que sua empresa trabalha, podem ser pouco eficientes e gerarem gastos desnecessário. O ideal é somar está dica com a primeira, analise minuciosamente sua lista de palavras-chave e identifique as que estão com uma taxa de conversão dentro do esperado, se a palavra for distante mas com uma boa taxa de conversão, vale a pena manter ela a sua lista, caso contrario retirar as com baixo retorno, já ira lhe trazer boas economias.

  • Cuidado com palavras com duplo ou triplo sentido e utilize a negativação – O AdWords conta com uma ferramenta altamente eficiente para evitar gastos que está presente na aba Palavras-chave - o botão Detalhes, Termos de Pesquisa. Ele irá lhe trazer a lista de palavras-chave que levaram seu anúncio a ser clicado, vasculhe esta lista cuidadosamente e periodicamente para identificar termos que estão gerando cliques ineficientes e aproveite para os negativar.

Além disso medidas simples como utilizar a extensão de chamada podem ser eficientes para evitar cliques desnecessários e fazer com que seu cliente entre, em contato, de uma forma muito mais eficiente e rápida.

 

É claro é sempre bom ressaltar o AdWords não trabalha sozinho para o sucesso da sua empresa, seu site e o atendimento da sua empresa também são muito importantes para diminuir seus custos.

 

Até o próximo artigo!

Sobre Antonio Muniz

Formado em Publicidade e Propaganda e Comunicação Institucional, atualmente trabalho como consultor direto de marketing digital para pequenas, médias e grandes empresas na M Agência Digital além de escrever em seu Blog. Também desenvolvo os vídeos do canal Dicas de AdWords no Youtube. Nesta vida a uns 10 anos ou mais :D rs rs...

Comentários
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Abril 2015

 

  • Cuidado com palavras com duplo ou triplo sentido e utilize a negativação – O AdWords conta com uma ferramenta altamente eficiente para evitar gastos que está presente na aba Palavras-chave - o botão Detalhes, Termos de Pesquisa. Ele irá lhe trazer a lista de palavras-chave que levaram seu anúncio a ser clicado, vasculhe esta lista cuidadosamente e periodicamente para identificar termos que estão gerando cliques ineficientes e aproveite para os negativar.

Fora isso ainda existem as palavras-chave genéricas demais e até mesmo aquelas que dão um lucro menor. Negativação e cauda-longa aliados a objetivos claros de marketing e retorno são a chave de qualquer negócio.

 

Muito bom o artigo.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por leandrofm Principal Colaborador
Abril 2015

As vezes algums coisas simples fazem toda a diferença. O que deveria ser óbvio para alguns, se torna total esquecimento para outros. Muito bom artigo!

por RicardoFernande
Abril 2015

Sensacional, esse compartilharei em toda parte Rsss

Parabéns !! Abrsss

por Alexandre Perez
Abril 2015

Excelente artigo Antonio, o detalhe sempre fará a diferença!

por Deyson T Principal Colaborador
Abril 2015

Grande Muniz... Excelente artigo. Oportuno e importante, muitos segmentos já apresentam significativa retração, é um momento importante para muitos empreendedores se firmarem no mercado. Por isso uma boa campanha, bem estruturada e enxuta pode produzir excelentes resultados.

 

Valeu !!

 

por HenriqueBG Principal Colaborador
Abril 2015

Muito bom, Muniz Smiley feliz

por DaniloSPeres
Abril 2015

Gostei Antonio... Parabéns Smiley muito feliz

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Maio 2015

Muito bom @AntonioMuniz! Parabéns pelo artigo.

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Maio 2015

vlw pessoal

Tags