501 Usuários online agora
501 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Como o Índice de Qualidade impacta na sua conta

O que é Índice de Qualidade e para quê serve?
O Índice de Qualidade é, a grosso modo, uma métrica que avalia se sua página é boa ou não para o usuário. Essa análise é feita pelo robô do Google baseado em instruções pré-definidas, tal como ver se a página de destino está diretamente relacionada com o tema de uma palavra-chave e se o histórico (CTR) é bom.
 
Portanto, se o seu índice de qualidade (IQ) está baixo seu site tem grandes chances de não ser exatamente o que o usuário está procurando.
 
A principal vantagem de manter um IQ alto é a possiblidade de receber uma redução no valor do clique. Enquanto são seus concorrentes pagam um determinado valor você aparece na mesma posição pagando até 30% menos em cada clique, conforme a tabela abaixo.
 
IQ - CPC
10 - desconto de 30%
9  - desconto de 22,2%
8  - desconto de 12,5%
7  - -
6  - acréscimo de 16.7%
5  - acréscimo de 40%
4  - acréscimo de 75%
3  - acréscimo de 133,3%
2  - acréscimo de 250%
1  - acréscimo de 600%
 
É comum novos anunciantes quererem colocar o máximo de palavras-chave possíveis, sendo às vezes bastante desconexas. Nestes casos pode haver uma aumento de até 6 vezes no valor do clique. 
 
O Índice de Qualidade avalia:
  • A CTR anterior de sua palavra-chave e URL de visualização
  • O histórico de sua conta
  • A qualidade de sua página de destino
  • A relevância de sua palavra-chave para o anúncio e para a pesquisa
  • Desempenho geográfico
  • O desempenho de seus anúncios em um site (Rede de Display)
  • Seus dispositivos segmentados (computadores/laptops, celulares e tablets)
  • Extensões de sitelinks segmentados por grupos de anúncios
 
Uma observação importante é que caso o IQ esteja muito baixo os anúncios passam a ser exibidos raramente, perdendo muito do potencial de divulgação.
 
Confira como estão seus índices de qualidade acessando a guia de palavras-chave.

Sobre Henrique Giacometti

Publicitário e estudante de engenharia elétrica, sempre buscando aprender mais sobre tudo.

Comentários
por leinha_fr
Setembro 2012

Olá Henrique,

 

Nesses últimos dias fiz algumas alterações na minha conta. Estava com CTR e índice de qualidade muito bom, porém percebi uma redução de conversões e cliques. Percebi que algumas palavras chaves estavam com correspondência de frase e com índice de qualidade 7. Mudei para correspondência ampla para que houvesse mais cliques e impressões e obviamente obtive mais impressões e cliques e conversões, porém o índice de qualidade caiu e a CTR também. O que devo fazer?

por layum
Setembro 2012

Oi Bruno, tudo bem?

 

Excelente artigo, a única dúvida que me ocorre é que a fonte que você cita escreveu isso em 2009, e como todos sabemos, as mudanças na internet são constantes. Você acha que isso continua sendo uma realidade?

 

Antônio

por HenriqueBG Principal Colaborador
Setembro 2012

leinha_fr, consulte as discussões na comunidade sobre as performances de IQ, neste tópico tem várias respostas boas para você.

 

layum, a base do Adwords é o leilão baseado no preço e qualidade, as principais mudanças que ocorrem são nas políticas (privacidade da página, aprovação de anúncio, url de sitelinks etc), mas a "alma" que é o posicionamento baseado na concorrência se mantém praticamente inalterado - nesse meio tempo apenas a valorização do CTR como fator de qualidade e limitação de exibição para palavras com IQ muito baixo foram as alterações mais relevantes na mecânica, pelo que me recordo agora. Mesmo o estudo sendo feito em 2009 ele ainda se mantém confiável. O conteúdo deste site é bem credo, pode adicioná-lo sem medo às suas referências.

por rodrigobrito
Outubro 2012

Henrique, bom dia! Eu fico em dúvida as vezes em aceitar palavras-chaves que o próprio Google indica para as campanhas. Me parece estranho ele indicar palavras-chave que possam eventualmente gerar índices ruins. Como podemos entender mais sobre essas sugestões? O que devemos aceitar?

por HenriqueBG Principal Colaborador
Novembro 2012

rodrigobrito

 

As sugestões do Google são com base no histórico da sua campanha. No início virão muitas palavras com pouca relação, isso é normal visto que ainda não existe muita informação sobre usa conta.

 

Você precisa escolher as palavras e selecionar "não é relevante para este grupo de anúncios" ou "não é relevante para minha conta" corretamente, dessa forma o Adwords aprende o que é bom e o que não é para dar futuramente dar novas sugestões.

Tags