328 Usuários online agora
328 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Como utilizar o Código de Conversão

Conversão é o objetivo do seu site

 

Para quê você tem seu site? Para vender produtos online? Disponibilizar conteúdo que gere cadastro? Seja qual for o objetivo, quando um usuário o faz é gerada uma Conversão. Para isso você precisa inserir o Código de Conversão onde você terá certeza que o usuário efetuou a ação que você queria.

 

Se você tem um e-commerce instale seu código na página de confirmação de compra – a página de “Obrigado! Seu produto será entregue em tantos dias”. Se o usuário chegou nesta página ele certamente efetuou uma compra.

 

super-mario-bros.png

Só é considerado conversão quando o Mário chega na bandeira final

 

Caso seu site seja de conteúdo e o objetivo seja gerar cadastros, instale o código na página de confirmação de cadastro. Ou ainda: você quer que o usuário apenas acesse uma determinada página, sem nenhuma ação em particular, basta inserir o código na página. Tudo depende de qual o objetivo do seu site -  é preciso apenas ter um objetivo, se utilizar recursos de forma desproposital e aleatória nem você saberá o que fazer com a informação.

 

Vale lembrar que este código contabiliza apenas os clientes que vieram por links patrocinados. Se o usuário nunca viu seu anúncio, digitou seu site diretamente pela URL ou o acessou pela busca natural não é efetuada uma conversão pelo Adwords, mesmo que compre um produto.

Também não é possível saber “quem” comprou apenas visualizando o código, mas apenas “quantas pessoas” o fizeram. 

 

 

Onde não colocar seu Código de Conversão

 

Não o coloque na URL de destino do anúncio, a própria página em que o usuário cai ao clicar no link patrocinado. Se quer saber quantas pessoas visitaram a URL de destino basta contar quantos cliques o anúncio teve, simples assim.

Além de tudo isso colocar o código na página de entrada pode gerar valores diferentes entre os cliques e as “conversões”, pois a contabilização é feita de forma diferente, com filtragem de cliques inválidos e outros critérios.

 

 

“Quero saber minhas vendas e quero saber os cadastros!”

 

Caso tenha mais de um objetivo, como vender produtos e também ter cadastros em outras áreas do site, você pode gerar mais de um código de conversão – é importante ter um código diferente para cada objetivo para ser possível diferenciar durante a visualização dos relatórios. Sua conta do Adwords pode ter quantos códigos desejar.

 

Óbvio que se para o cliente comprar ele precisa fazer um cadastro apenas um código basta. Crie este segundo código se o objetivo secundário do seu site for totalmente diferente do primário. 

 

 

Saiba mais

 

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por dengun
Novembro 2012

Bom dia Henrique,

Bom post, fiquei esclarecido em relação a algumas dúvidas, no entanto algumas cotinuaram.

 

Se a conversão for o envio de um email e não houver uma página de "obrigado pelo seu email", é possível atribuir a conversão ao botão "enviar"? Como fazê-lo?

 

Em Portugal muitos pagamentos são feitos através da rede unicre. Após fazer o check-out dos produtos, o cliente é direccionado para a plataforma da rede unicre para introduzir os dados do cartão de crédito e confirmar o pagamento. Após confirmar o pagamento, o cliente terá que clicar num botão para voltar ao nosso website.

 

O problema aqui é que muitos clientes fecham o browser após concluir o pagamento no site da rede unicre (site privado, nao temos acesso). Assim não temos forma de saber quem converte, porque atribuindo a conversão antes de ser direccionado para a rede unicre, corremos o risco de haver abandonos antes de efectuar o pagamento; e atribuindo a conversão após o pagamento na rede unicre há o risco do cliente fechar o browser depois de concluir o pagamento e não voltar ao nosso website.

 

Alguém me pode ajudar nestas questões?

 

Cumprimentos

 

 

por HenriqueBG Principal Colaborador
Novembro 2012

Boa tarde dengun

 

É possível inserir a tag de conversão no próprio botão ou criar uma página intermediária apenas com o código, depende de como o site foi feito. Caso você use uma plataforma pronta (Magento, Prestashop, Joomla e afins) existe um campo específico para inserir a tag. Mas recomendo ter uma página de agradecimento para informar o usuário do que está acontecendo.

 

Nunca trabalhei com a Unicre pra dar uma solução pronta, mas nos casos parecidos aqui com sites de pagamento normalmente é enviada uma resposta do próprio site de transação monetária. Converse com a Unicre a possibilidade da página retornar automaticamente para seu site, se isto for possível se resolve o problema.

 

Você também pode monitorar seu site utilizando o Google Analytics, que fornece outro tipo de informações úteis.

 

Abraços

por Jeferson
Junho 2013

Olá Henrique, li o seu post e alguns outros, mas não consegui a resposta pra minha dúvida. Estou acompanhando as conversões de um ecommerce, mas algumas coisas não compreendi.

 

1 - Inseri o código somente na página de "Pedido finalizado" mas quando entro no menu de conversões do adwords aparecem várias páginas do meu site.

 

2 - Dentre todas as páginas que aparecem está a página em que inseri o código, nesta página consta o valor que as conversões me geraram, mas nas outras páginas não aparece nenhum valor, apenas a quantidade de conversões (mas não inseri nenhum código de conversão nessas páginas). A última linha é referente a página que inseri o código. Veja o anexo abaixo, as duas últimas coluas são CONVERSÃO (MUITAS POR CLIQUE) e VALOR.

 

 

print.png

 

3 - Eu não estipulei nenhum valor quando criei a tag, a ferramenta sabe exatamente qual é o valor dos meus produtos? Neste caso ele diz que em 3 conversões tive 15 558,30 de conversão, é isso mesmo? Achei um pouco estranho esse valor.

 

 

4 - Você cita no post que os dados de conversão que aparecem no relatório são referentes aos anúncios do Adwords, que se uma pessoa acessar meu site sem visualizar ou clicar no anúncio e converter, esses dados não aparecem no adwords, correto?

 

 

Obrigado pela ajuda, abraço.

por Alexandra O
Outubro 2013

Bom dia,

Se o site do cliente nao tem uma página de feedback e a URL que constata que ele completou as etapas de um processo é em outro dominio, ele computa mesmo assim?

Isso acontece muito em sites de ensino a distancia por exemplo, em que o aluno se cadastra e na hora de se matricular mesmo (converter) , ele é direcionado para outro site onde fica o sistema entao essa ação é realizada em outro site... colocando o código lá, teremos os dados de conversao da mesma forma?

por Winston Y
Fevereiro 2015

Henrique Giacomitti muito bom cara, esclareceu muito.

Só uma dúvida: é possível eu instalar um código de conversão e outro para remarketing na mesma página?

por HenriqueBG Principal Colaborador
Fevereiro 2015

Pode sim Winston, os códigos têm funções diferentes. A tag de conversão mede quantos usuários chegaram à página em que ele foi inserido (adicionar em apenas uma página), a tag de remarketing possibilita reimpactar o usuário que acessou seu site anteriormente (adiciona em todas as páginas do site).

 

O detalhamento da tag de remarketing pode ser encontrada aqui https://support.google.com/adwords/answer/2476688?hl=pt-BR e você pode adicionar ambas pelo Google Tag Manager ou manualmente.

por Tatiane Souza
Fevereiro 2015

Excelente artigo Henrique. Parabéns.

Sempre achei confuso entender sobre conversões, mas foi bem esclarecedor.

 

Gostaria apenas de tirar uma dúvida no “Quero saber minhas vendas e quero saber os cadastros”. Neste caso, temos dois objetivos, então é necessário ter dois códigos de conversões. Para isso, o ideal seria ter duas campanhas, uma para cada objetivo?

 

Obrigada e parabéns mais uma vez.

por Alan A
Março 2015
  1. página de pedido concluído com código de acompanhamento,
  2. tudo funcionando corretamente em 1 semana, contabilizando corretamente as conversões
  3. não altero absolutamente nada
  4. de 1 dia pro outro é contabilizado 21 conversões QUE NÃO EXISTIRAM.

olha, francamente, alguém aí tiver uma indicação de uma bola de cristal, por favor, envie. pq as propostas de """"soluções"""" do adwords tã assim, não da pra saber o q esperar.

por Márcia
Maio 2015

Boa tarde,

 

Tenho uma duvida, o nosso site atual (antigo) esta com codigo de conversao instalado e do Analytcs.

 

Iremos lançar novo site, daqui alguns dias, url será a mesma.. porém, quero saber, é necessário gerar novo código para conversão (em paginas de cadastro/cotações) e analytcs?

por Nuno-Mota Principal Colaborador
Maio 2015

Olá Marcia

 

Relativamente ao codigo Google analytics ele deve ser inserido no seu novo site. Em relação a conversoes pode usar  e inserir os mesmos codigos, desde que os mesmos se enquadrem no tipo de conversoes que pretende registar.

 

por Márcia
Maio 2015

Entendi

 

No caso do Analytcs, nosso site é multilinguas (temos o site em 3 versões, Pt, En e Es), a url do Es e En será diferenta da de portugues pois é um site, devo criar "Nova vista da propriedade de relatórios"

e no caso do Adwords, posso colar o mesmo codigo de conversões nas versões ES e EN?

por Márcia
Maio 2015

Desculpe os erros e os erros ortográficos.

por Nuno-Mota Principal Colaborador
Maio 2015 - editado pela última vez Maio 2015

Ola marcia

 

Caso o tipo de conversao seja igual,nao vejo necessidade de criar codigo de conversoes para cada idioma.

 

Uma forma para acompanhar de forma mais global e mais simples (sem necessidade de codigos) é criar objectivos concluidos por tipo de conversao 

 

Ver exemplos aqui https://support.google.com/analytics/answer/1116091?hl=pt-PT&ref_topic=6150929

Tags