487 Usuários online agora
487 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Cuidado com a URL de Visualização

Cada detalhe na internet pode ser bom ou ruim, muito se fala hoje do famoso "Teste AB" e que infelizmente poucos fazem, é a troca de uma frase, uma palavra no título, mudar o botão do Call-to-action de verde para laranja, diversos são os testes que podemos fazer em uma página web, um site inteiro ou em nossos anúncios no Google Adwords.

 

Algo que tenho observado muito é uma certa "falta de cuidado" com o usuário que está fazendo a pesquisa, o SEO é muito importante, mas, devemos preparar nossos sites e anúncios para o SEO apenas? E a Experiência que o Usuário tem em ler algo agradável, ser impactado com um texto que realmente chame a atenção? É aqui que chamo a atenção, nossa URL de Visualização!

 

url-visualizacao.jpg

Usado como exemplo

 

URL de visualização é aquela "verdinha" que aparece junto aos anúncios, você é obrigado a ter em seu anúncio e obrigatoriamente precisa ser o mesmo domínio que você destina os seus anúncios podendo ou não ter o www, é muito comum o uso de Palavra-Chave logo após a URL para chamar mais atenção e até pode melhorar seu IQ da palavra-chave em questão, mas, fazendo alguns testes na internet por alguns dias, vejo que mais de 90% dos anunciantes não se preocupam de fato da URL existir. Homem triste

 

Sim, se o AB é importante, se uma boa página é importante, se um anúncio chamativo é importante, a sua URL de Visualização Também é Importante! Se copiar a URL e jogar em seu navegador terá a surpresa, páginas que não existem, erros 404, erros que muitas vezes não aparecem nem a página do cliente, e para aonde foi a Experiência do Usuário? (Deixo a cargo de cada um responder essa questão)

 

Sabemos que sua grande maioria clica no anúncio, mas, sim, existe uma pequena minoria que deve copiar essa URL, não que ela não deva existir, mas, prepare o seu site para recebê-la, seja amigo da sua URL de Visualização, crie redirecionamentos de todas que usar em seus anúncios levando à página de destino correta, isso poderá não ajudar no IQ ou em sua conta do Adwords, mas, com certeza o seu cliente irá ficar muito feliz! Smiley feliz

 

Uma outra questão são as URLs dinâmicas, geradas com o próprio KW da campanha, realmente seria impossível criar redirecionamentos de todas elas, mas, podemos pelo menos melhorar a experiência, ao invés de dar erro ou apenas um 404 comum, direcione todas as URLs inexistentes do seu site para uma página de captação, isso não será apenas útil para o Adwords, mas, será útil para todas as suas estratégias de Marketing Digital, dê sugestões do tipo "A página que você procurou não existe, mas, qual a sua necessidade?" e coloque alguns links para os seus principais serviços, pensar sempre na Experiência do Usuário nunca é perda de tempo.

 

PS.: Não tentem testar a URL do Google, também existirá uma surpresa! Língua do Smiley

Sobre Danilo S. Peres

Brincar com os amigos no quintal de casa, jogar peão, andar de bicicleta e se divertir na balança que tinha na árvore em frente da sua casa, em Guarulhos, já demostravam a habilidade social nata de Danilo Peres. A fotografia, leitura e a internet sempre foram seus principais passatempos e hoje principais ferramentas de trabalho.

Comentários
por AntonioMuniz Principal Colaborador
Abril 2014

o artigo é legal, mas acho que não é algo tão preocupante assim, primeiro que a faixa de pessoas que devem copiar o link não deve passar de 1% se chegar a 1% e destes os que ao copiarem e colarem não conseguirem acessar a página provavelmente a maioria ainda vai tentar clicar no anúncio.

 

Inclusive acho que para os visitantes a URL nem deve ser algo de tanto impacto, ela é mais importante para nos para fazermos a otimização do que propriamente para o visitante.

 

Para o próprio Google esta pratica não seria nada atrativa afinal é a onde esta a maior parte do lucro da empresa.


Mas concordo que é algo que pode ser pensado sim Danilo.

por DaniloSPeres
Abril 2014

Concordo não ser preocupante, por isso digo ser algo importante apenas, penso sim que não deixar nenhuma ponta solta pode no final ajudar na estratégia. Valeu!

por RicardoFernande
Maio 2014

Discussão interessante, pode ser a dúvida de muitos profissionais sim...

 

Será que temos uma pesquisa sobre quantas pessoas praticam o "Ctrl+C Ctrl+V" por desconfiar do clique direto no link ou algo do gênero?

 

Dentro do ambiente orgânico, eu acredito que o próprio Google esteja promovendo a imagem de um link amigável que não seja um link de verdade, e sim um link de fácil visualização sobre a categoria de um determinado site... Como exemplo temos um anúncio do Mercado Livre:

celulares.mercadolivre.com.br › Celulares e Telefones › Celulares
 
*No exemplo do orgânico, este link não existe... Se estivermos falando de Links Patrocinados, o índice de qualidade poderia ser afetado caso este link de visualização não funcione?

 

Ainda dentro do assunto, encontrei um heatmap de 2012... Alguém tem um atualizado depois das mudanças visuais dos Links?

 

HeatMap.jpg

Tags