773 Usuários online agora
773 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Game of Adwords e a luta das casas (parte 2 de 3)

 

banner_topo.png

 

Por Henrique Giacomitti e Henrique Prado

*Texto com eventuais spoilers das primeiras temporadas.

 

Continuando nossa série sobre Game of Adwords vamos abordar nas partes 2 e 3 como enfrentar cada um dos concorrentes mais desafiadores nesse universo de links patrocinados. Quem não leu o primeiro artigo da série recomendo conferir neste link.

 

 

 

 

Dano início com os concorrentes mais notáveis de Porto Real (R$), quem mais domina o mercado atualmente são os:

 

lannister 1.JPG

 

 

São a Casa mais difícil de combater, pois quem tem mais dinheiro consegue pressionar o mercado e quebrar a concorrência com o tempo, deixando o CPC impraticável para outras empresas. Contra alguém tão poderoso é perigoso bater de frente, quem é sábio o suficiente para perceber isso faz um joguete para ganhar em algum lado enquanto perde no outro.

 

lannister 2.JPG

 

Compare os atributos da sua empresa com os dos Lannisters pra saber com o que você pode levar vantagem. Baelish é o melhor modelo para ser seguido, pois ele não tenta lutar diretamente, mas aceita ficar na segunda posição em praticamente tudo - mas também está presente em todos os lugares de influência dos Lannisters. A estratégia baelishiana de aceitar a segunda posição para manter a concorrência pressionada sem gastar todas as fichas incomoda quem está no topo e mantém uma boa lucratividade.

 

Seguindo a lista, temos a família mais querida por alguns, que vem sendo reduzida vertiginosamente:

 

stark 1.JPG

 

Os Stark dominam uma segmento importante do mercado, mas estão longe de ser o líder. É como se fosse a empresa de fast-food com o melhor milkshake, mas com péssimo hambúrger e batata fritas. Ainda assim eles têm uma participação marcante e uma marca com muita credibilidade.

 

stark 2.JPG

 

Enfrentar os Starks não é muito difícil, pois apenas credibilidade não gera vendas.Pode ser que vez ou outra apareça um Rob Stark com  um exército desafiador, mas que pode ser abatido em um momento de distração. Comprar o nome deles como palavra-chave para anunciar sua empresa faz com que muitos dos que lhes eram fiéis mudarem de lado - afinal de contas você oferece um serviço semelhante com uma qualidade maior ou um valor inferior. Lembre-se que você pode comprar o nome deles como palavra-chave, mas não no texto dos seus anúncios.

 

A terceira e última casa de hoje são os nobres:

 

baratheon.JPG

 

Já foram os líderes de mercado, com uma marca forte e um CPC compatível com o ramo deles. Porém o mercado muda e o Inverno da Inflação os afetou primeiro. Atualmente lutam para se manter no mercado, mas por terem um ótimo histórico e um índice de qualidade invejável ainda se mantém forte no leilão.

 

baratheon 2.JPG

 

É difícil combater os Baratheon, pois a qualidade deles ainda conquista muitos clientes e dificilmente você conseguirá ultrapassar isso. Existem duas formas de vencer essa Casa: a primeira é a estratégia que os Lannisters usaram para desbancá-los - aumentando o CPC até vencer na força bruta. Porém poucos têm o benefício do dinheiro ao seu lado. A segunda estratégia é mais acessível e consiste em atacar a falha dos Baratheon, que é a cauda longa. Comprar muitos termos específicos que, mesmo tendo baixo volume individualmente, somam uma quantia considerável no total.

 

Num resumo temos 3 cenários e 3 estratégias diferentes:

  busca.JPG

Lannisters - pagam qualquer CPC. Aceite a segunda posição e explore o que sua empresa tem de melhor.

Baratheon - ótima qualidade e público fiel. Ataque onde eles não estão presentes.

Stark -  influentes num nicho específico. Force o CPC e use o nome da marca em proveito próprio.

 

Acompanhe a saga pelo Trono de Ferro da Primeira Posição no nosso próximo e último capítulo dessa história, onde vamos abordar as últimas 3 Casas e como combatê-las com sucesso!

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Tags