108 Usuários online agora
108 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Game of Adwords e o Trono de Ferro

banner_topo.png

Por Henrique Giacomitti e Henrique Prado

*Texto com eventuais spoilers das primeiras temporadas.

 

Dentre as qualidades de Game of Thrones é o realismo da história. Não me refiro aos dragões, feiticeiros, nem zumbis de gelo, mas o realismo de que todos sofrem com as consequências dos seus atos e dos outros e quem falha raramente tem uma segunda chance. As estratégias pra se manter atuante variam, o que vale é se manter no jogo e dentro das regras. A concorrência no Adwords é como se fosse uma disputa pelo Trono de Ferro da Primeira Posição em que quem assume a liderança tem mais poder. Numa série de três artigos contextualizados no universo de lobos atrozes e casamentos com péssimos desfechos vamos exemplificar como atuar no mercado de alta disputa no Google Adwords.

 

A ambição pelo Trono de Ferro da Primeira Posição é o centro de toda a trama. Dominar essa posição reflete sobre os Reinos das Sete Métricas: posição média, parcela de impressão, índice de qualidade, CTR, CPC, CPA e ROI. Todas elas têm sua importância e estão relacionadas entre si.

 

Num mundo competitivo ninguém consegue ter a maestria sobre as Sete Métricas por muito tempo, algumas delas são vitais e outras podem ser priorizadas em determinados momentos - enquanto outras precisam ser sacrificadas por um bem maior. De todas as métricas três delas são de desempenho puro (CTR, CPA e ROI) e três servem como régua e agressividade do anunciante e do mercado (CPC, posição média e índice de qualidade). Ter bons índices apenas nessas seis seria uma missão relativamente fácil, bastando ter um número seleto de termos com o melhor desempenho possível, porém a sétima métrica faz o jogo ficar complicado. Um reino é sempre vasto, por isso foi dada importância para a Parcela de Impressão como indicador de volume, afinal de contas 5 palavras com um ROI de 10 não pagam as contas de um ecommerce padrão, mas dois milhões de termos com ROI 1,1 podem garantir que você compre uma Mercedez-Benz no final do mês. Volume de compra na maioria dos ecommerce é tão importante quanto a lucratividade dos produtos, então é importante ter em mente a parcela de impressões da sua campanha para ter certeza de que está abordando seus clientes de todas as formas possíveis.

 

Para começar a competir, primeiro saiba quem você é consultando a imagem abaixo: 

 

Casas_04.png

Os Lannisters sempre pagam suas dívidas com 5% de desconto no boleto.
 

Você pode identificar quais são as Casas que lutam contra a sua usando o relatório de Informações sobre Leilão (Auction Insights, em inglês). Estabelecido o cenário e conhecendo cada família de anunciante, prepare-se para o combate do custo por clique. Confira no vídeo:

 

Edição em HD por Henrique Prado

 

Se já parece bastante desafiador enfrentar concorrentes que vão de Lannister a GreyJoy lembre-se que “o inverno da inflação está chegando”. Por mais que você faça tudo certo para ter os melhores índices a inflação do CPC faz toda sua estratégia ruim e seu investimento virar só um esforço mal acabado, por isso é importante pensar em longo prazo e se preparar o mais rápido possível às mudanças de algoritmo do Google. Alguns dos mercados que trabalhei pularam de um CPC médio de 0,47 reais para 2,30 em um ano e meio - isso é um acréscimo de mais de 489% no custo do clique. Aumentar o CPC loucamente como um Targaryen pra ganhar cada vez mais espaço tende a perder toda a lucratividade nesse cenário.


Acompanhe os próximos artigos da saga aqui, no seu canal favorito do Google Adwords!

 

 

segundo aqui e o terceiro artigo aqui.

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Junho 2015

Adorei! 

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por Lomyne
Junho 2015

 Excelente texto, só precisa corrigir a casa: Targaryen, não Dracaryan. 

por leandrofm Principal Colaborador
Junho 2015

Muito bom!

por Henrique Prado
Junho 2015

@Lomyne título alterado, obrigado Smiley feliz

por Adriano_Almeida
Junho 2015

Muito bom. Parabéns!

por Elisa Gerente da Comunidade
Junho 2015

HAHAHAHAHAH AMEI!

por Marcelo L
Junho 2015

Sensacional! 

 

por Fabio M
Junho 2015

Muito bom! Aguardando os próximos artigos!

por Gravity Principal Colaborador
Junho 2015

hahaha   muito bom pessoal!! rs 

por Leydiane A
Junho 2015

Showw!

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Junho 2015

fantastico! 

por RicardoFernande Estrela em Ascensão
Junho 2015

Que isso !! Hahahhaaha

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Junho 2015

Muito bom!!! Parabéns!!!

por josefeliphe
Junho 2015

Top! Muito LOKO! Smiley muito feliz

por Graziele G
Julho 2015

Show de bola! Parabéns Smiley feliz

por Amadeus M
Julho 2015

Muito bom. Parabens!

Tags