471 Usuários online agora
471 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Game of Adwords e o Trono de Ferro

banner_topo.png

Por Henrique Giacomitti e Henrique Prado

*Texto com eventuais spoilers das primeiras temporadas.

 

Dentre as qualidades de Game of Thrones é o realismo da história. Não me refiro aos dragões, feiticeiros, nem zumbis de gelo, mas o realismo de que todos sofrem com as consequências dos seus atos e dos outros e quem falha raramente tem uma segunda chance. As estratégias pra se manter atuante variam, o que vale é se manter no jogo e dentro das regras. A concorrência no Adwords é como se fosse uma disputa pelo Trono de Ferro da Primeira Posição em que quem assume a liderança tem mais poder. Numa série de três artigos contextualizados no universo de lobos atrozes e casamentos com péssimos desfechos vamos exemplificar como atuar no mercado de alta disputa no Google Adwords.

 

A ambição pelo Trono de Ferro da Primeira Posição é o centro de toda a trama. Dominar essa posição reflete sobre os Reinos das Sete Métricas: posição média, parcela de impressão, índice de qualidade, CTR, CPC, CPA e ROI. Todas elas têm sua importância e estão relacionadas entre si.

 

Num mundo competitivo ninguém consegue ter a maestria sobre as Sete Métricas por muito tempo, algumas delas são vitais e outras podem ser priorizadas em determinados momentos - enquanto outras precisam ser sacrificadas por um bem maior. De todas as métricas três delas são de desempenho puro (CTR, CPA e ROI) e três servem como régua e agressividade do anunciante e do mercado (CPC, posição média e índice de qualidade). Ter bons índices apenas nessas seis seria uma missão relativamente fácil, bastando ter um número seleto de termos com o melhor desempenho possível, porém a sétima métrica faz o jogo ficar complicado. Um reino é sempre vasto, por isso foi dada importância para a Parcela de Impressão como indicador de volume, afinal de contas 5 palavras com um ROI de 10 não pagam as contas de um ecommerce padrão, mas dois milhões de termos com ROI 1,1 podem garantir que você compre uma Mercedez-Benz no final do mês. Volume de compra na maioria dos ecommerce é tão importante quanto a lucratividade dos produtos, então é importante ter em mente a parcela de impressões da sua campanha para ter certeza de que está abordando seus clientes de todas as formas possíveis.

 

Para começar a competir, primeiro saiba quem você é consultando a imagem abaixo: 

 

Casas_04.png

Os Lannisters sempre pagam suas dívidas com 5% de desconto no boleto.
 

Você pode identificar quais são as Casas que lutam contra a sua usando o relatório de Informações sobre Leilão (Auction Insights, em inglês). Estabelecido o cenário e conhecendo cada família de anunciante, prepare-se para o combate do custo por clique. Confira no vídeo:

 

Edição em HD por Henrique Prado

 

Se já parece bastante desafiador enfrentar concorrentes que vão de Lannister a GreyJoy lembre-se que “o inverno da inflação está chegando”. Por mais que você faça tudo certo para ter os melhores índices a inflação do CPC faz toda sua estratégia ruim e seu investimento virar só um esforço mal acabado, por isso é importante pensar em longo prazo e se preparar o mais rápido possível às mudanças de algoritmo do Google. Alguns dos mercados que trabalhei pularam de um CPC médio de 0,47 reais para 2,30 em um ano e meio - isso é um acréscimo de mais de 489% no custo do clique. Aumentar o CPC loucamente como um Targaryen pra ganhar cada vez mais espaço tende a perder toda a lucratividade nesse cenário.


Acompanhe os próximos artigos da saga aqui, no seu canal favorito do Google Adwords!

 

 

segundo aqui e o terceiro artigo aqui.

Sobre Henrique Giacometti

Publicitário e estudante de engenharia elétrica, sempre buscando aprender mais sobre tudo.

Comentários
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Junho 2015

Adorei! 

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por Lomyne
Junho 2015

 Excelente texto, só precisa corrigir a casa: Targaryen, não Dracaryan. 

por leandrofm Principal Colaborador
Junho 2015

Muito bom!

por Henrique Prado
Junho 2015

@Lomyne título alterado, obrigado Smiley feliz

por Adriano_Almeida
Junho 2015

Muito bom. Parabéns!

por Elisa Gerente da Comunidade
Junho 2015

HAHAHAHAHAH AMEI!

por Marcelo L
Junho 2015

Sensacional! 

 

por Fabio M
Junho 2015

Muito bom! Aguardando os próximos artigos!

por Gravity Principal Colaborador
Junho 2015

hahaha   muito bom pessoal!! rs 

por Leydiane A
Junho 2015

Showw!

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Junho 2015

fantastico! 

por RicardoFernande
Junho 2015

Que isso !! Hahahhaaha

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Junho 2015

Muito bom!!! Parabéns!!!

por josefeliphe
Junho 2015

Top! Muito LOKO! Smiley muito feliz

por Graziele G
Julho 2015

Show de bola! Parabéns Smiley feliz

por Amadeus M
Julho 2015

Muito bom. Parabens!

Tags