424 Usuários online agora
424 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google Analytics
Aprenda com artigos escritos por nossos usuários especialistas
star_border

Google Analytics - Métricas Calculadas - [Beta]

Oi pessoal, tudo bem?

 

Hoje eu quero falar um pouco sobre Métricas Calculadas um dos “novos” recursos (beta) do Google Analytics que é muito útil e vejo em algumas empresas que é pouco utilizado e muitas vezes confundido com dimensões e métricas personalizadas. É um recurso de fácil utilização e é exatamente isso que quero mostrar, pois é um recurso que pode ajudar e muito o dia dia dos profissionais que utilizam o Google Analytics.

 

O que são Métricas Calculadas?

 

foto.jpg

 

As métricas calculadas do Google Analytics são métricas criadas pelo usuário que permitem combinar métricas padrões do Google Analytics para criar uma métricas calculada. O que possibilita que tenhamos métricas em nossos relatórios do Google Analytics que só conseguíamos calcular fora da ferramenta, como em planilhas ou fazendo ETL em alguma outra ferramenta.

 

Vamos supor que você precisa calcular o CTR de uma peça criativa em um banner no seu site. Mais como criar uma métrica CTR para esse banner? Simples, criamos uma métrica calculada que usa a métrica do evento clique no banner e dividimos pela métrica visualizações de páginas (página que contém o banner).

 

Claro que esse é apenas um exemplo das infinitas aplicações que temos utilizando métricas calculadas. Não saia criando métricas sem que realmente façam sentido no seu plano de métricas e para os objetivos do negocio. Afinal, podemos criar até 5 métricas calculadas.

 

Cada dimensão e métrica tem um escopo: usuários, sessões ou ações. Na maioria dos casos, só faz sentido combinar dimensões e métricas que compartilham o mesmo escopo.

 

Bom, os heavy user do Excel já devem ter associado com a opção campo calculado da velha de guerra tabela dinâmica do Excel. E é por ai mesmo! Smiley feliz Gosto de fazer essa comparação, para mostrar o quanto é simples de utilizar/entender esse recurso do Google Analytics.



Um exemplo simples é o calculo do ROI. Você provavelmente já precisou calcular o ROI de  algumas campanhas ou canais dentro do Google Analytics e sentiu falta dessa métrica. Alguns podem falar, mas antes o Google Analytics tinha uma métrica ROI. Sim, tinha uma métrica chamada ROI no Google Analytics, mas foi desativada e eu particularmente acho válido, pois existem diferentes formas de calcular um ROI e existem empresas que usam custo de produção e valor de venda e outras variáveis para calcular o ROI, também existem empresas que não calculam dessa forma e tem empresas que simplesmente calculam ROI = receita gerada pela campanha / investimento da mesma e não utiliza variáveis como custo de produção, valor da venda, receita faturada e etc.

 

Na verdade a forma de calcular o ROI pode variar de acordo com o segmento também. Por isso ter uma métrica com uma fórmula de cálculo pré estabelecida não era muito útil! Isso é apenas minha opinião! Smiley feliz

 

Hoje com as métricas calculadas você pode criar uma métrica ROI com formula que você ou sua empresa realmente utiliza e ter essa métrica em seus relatórios do Google Analytics. Isso é fantástico não é? Por exemplo se você calcula o ROI = (Receita do Investimento - Custo do Investimento) / Custo do Investimento, você pode criar uma métrica calculada exatamente com essa fórmula. Agora se você utiliza variáveis como valor de produção, valor de venda, preço de custo ou qualquer outra, você também pode criar. Lembrando que estou usando ROI como exemplo, mas pode ser qualquer outra métrica.

 

Claro que esse é um exemplo simples, e podemos ir nos aprofundando na brincadeira, como criar métricas para modelos de atribuição por canais, CTR de elementos do site, como de um banner, de um CTA ou qualquer outro elemento. Smiley feliz

 

Como criar uma métrica calculada?

 

Vamos supor que você queria criar uma métrica calculada para calcular o ROI de suas campanhas do Adwords e que você considera que para o seu modelo de negocio a formula ideal para o cálculo seja: ROI = (Receita do Investimento - Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Ok?


O processo é bem simples, acesse o menu Administrador >> Vista da Propriedade >> Métricas calculadas >> + NOVA MÉTRICA CALCULADA.

 

google-analytics.png

 

 

Agora você só precisar dar um novo nome para sua nova métrica calculada e configurar a expressão do calculo como as métricas que você vai utilizar para calcular. No nosso exemplo vamos utilizar ROI = (Receita do Investimento - Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

 

Nesse exemplo ficará assim: ( - ) /

 

google-analytics-2.png

 

Não vou me aprofundar nos tipos de dados que Google Analytics trabalha para não ficar muito extenso, mas é importante entender os 5 tipos principais. Para quem já teve contato com alguma linguagem de programação é “feijão com arroz”. Smiley feliz Para quem não teve também. Smiley feliz

 

Para o nosso exemplo usamos Variação (ou float para developers), pois queremos casas decimais depois da virgula (simples assim), mas se você quiser usar Número Inteiro também pode, mas lembre-se que o Google Analytics vai arredondar o número. Ok? Cabe a você avaliar sua necessidade e escolher o melhor tipo de dado. Smiley feliz

 

Tipos de dados:

 

  • Número Inteiro (com casas decimais customizáveis)
  • Moeda (Decimal)
  • Tempo
  • Variação
  • Porcentagem (com casas decimais customizáveis)

 

Fórmulas:

 

  • Adição (+)
  • Subtração (-)
  • Divisão por (/)
  • Multiplicação por (*)
  • Parenteses
  • Números cardinais positivos (0-9), pode incluir decimais.

 

Alguns pontos super importantes são: números negativos na fórmula não são suportados (isto é, AB é suportado, mas -B + A não é). E as fórmulas são limitadas a 1024 caracteres.

 

Bom, na minha opinião da para criar tranquilamente fórmulas bem completas com 1024 caracteres. Um outro ponto importante é que ainda não conseguimos criar funções como em outras ferramentas (ferramentas pagas) de web analytics do mercado, mas acredito que em um futuro próximo essa funcionalidade seja adicionada. Afinal, a esperança é última que morre. Smiley feliz

 

Após criar a métrica calculada, ela já esta pronta para ser utilizada em seus relatórios personalizados.

 

Usem e abusem da métrica calculada e deixem seus relatórios e analises mais completas!

 

Um grande abraço!

 

 

 

 

Sobre Ricardo Gaya

Atualmente trabalho com consultoria de Digital Analytics, mas já atuei em áreas como mídia performance, web analytics/BI e data strategy. Sou apaixonado por open source, Google Analytics, Google Tag Manager, meu cachorro e comida (adoro comer). Desenvolvedor web por diversão, há alguns anos tentando aprender alguma coisa.

Comentários
por leandrofm Principal Colaborador
Fevereiro 2016

Muito legal o artigo Ricardo! Obrigado por compartilhar Smiley muito feliz

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Fevereiro 2016

Oi @leandrofm, valeu! Smiley feliz

 

 

por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Fevereiro 2016

Muito Bom! Ótimos Insights!

por thiago-pacheco
Julho 2016

Muito bom o artigo e estou imaginando as possibilidades para monitorar de acordo com os sites dos meus clientes.

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Julho 2016

@thiago-pacheco, que bom que tenha gostado. 

 

Realmente as métricas calculadas abrem muitas possibilidades para as nossas analises. Smiley feliz

por Vinicius M
Novembro 2016

Olá Ricardo, tudo bem?

 

Muito interessante a possibilidade das métricas calculadas. Minha dúvida agora é em relação à integrações que possibilitem incluir dados de custos no GA. 

Por exemplo, seria ótimo ter no GA os custos por campanha do Facebook Ads ou de plataformas de mídia performática como Criteo.

Com esses dados podemos calcular o ROI de todas as mídas pagas, por exemplo, direto no GA.

 

Obrigado!

 

Abs!

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Dezembro 2016

@Vinicius M,

 

Isso esta fora da questão de métrica calculadas, mas a boa noticia é que tem como fazer sim. Você já leu sobre Importação de dados do Google Analytics?

 

Seria lega você abrir um tópico separado para que outros coledas participarem também. Smiley feliz

 

Abs

 

por Rafael B
Setembro

Muito bom Ricardo !! Estava precisando disso mesmo... Smiley Gargalhando