147 Usuários online agora
147 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google Analytics
Aprenda com artigos escritos por nossos usuários especialistas
star_border

Google Analytics - Relatórios Personalizados

Os relatórios personalizados do GA são uma mão na roda quando precisamos combinar informações que, em relatórios-padrão, inclusive no AdWords, não encontramos disponíveis.


 

As possibilidades de combinações são quase infinitas. Delas consegue-se extrair informações muito importantes e que ajudarão bastante nas estratégias de otimização das campanhas.

 

Uma das dificuldades em começar a criar relatórios personalizados está em entender a diferença entre métricas e dimensões.

 

As métricas estão ligadas aos dados numéricos como quantidade de visitantes, taxas de rejeição e tempo médio na página.

Já as dimensões são os dados capturados quando seus visitantes chegam à página como por exemplo tipos de dispositivo, tamanho da tela, sistema operacional entre outros.

 

Um passo a passo simples ensinando como criar relatórios personalizados pode ser encontrado neste artigo de ajuda aqui.

 

Um relatório que gosto muito de usar é o cruzamento entre conversões e cidades. Depois de identificar as cidades que trazem o melhor retorno, dá para se preparar anúncios mais segmentados para cada uma destas regiões.

 

Apesar de conseguir obter estas informações diretamente no painel do AdWords, há a limitação de apenas visualizar as visitas originadas do próprio AdWords. No GA estes dados são mais amplos.

 

Outra boa vantagem dos relatórios personalizados é poder enviá-los por e-mail em dias da semana que considerar importante e criar uma frequência de envio. Único, diário, semanal, mensal ou trimestral.

 

Sobre José Dantas

Apaixonado por tecnologia e internet. Em um constante processo de aprendizagem no Marketing Digital. Quando penso que acabou, vem mais coisas novas para aprender. Trabalho com o Google AdWords desde 2008 quando prospectei o meu primeiro cliente e sempre fico feliz em falar que a nossa parceria em publicidade online continua até hoje.

Comentários
por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Maio 2016

@JoseDantas também gosto muito dos relatórios personalizados! Para mim os relatórios personalizados e os segmentos avançados são o "filé" do Google Analytics. Smiley feliz 

 

Muito bom o artigo só vi hoje! rs...