509 Usuários online agora
509 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Introdução ao Google Adwords Script

O Google AdWords Script oferece uma nova forma de interagir com as campanhas do Google Adwords oferecendo a possibilidade de automatizar tarefas, se comunicar com sistemas externos, extrair relatórios customizados e ainda emitir alertas baseados nas informações coletadas pelo script.

 

Por ter como base o Google App Script a versão para o Adwords herdou algumas de suas funcionalidades dentre elas a capacidade de se comunicar com outros serviços do Google como o serviço de planilhas e envio de emails. Como no Google Script a versão para Adwords possuí uma interface para criação, edição e execução dos scripts que apesar de não oferecer funcionalidades como Debug passo-a-passo, breakpoints, etc., facilita o acesso as funções disponíveis para acesso e gerenciamento das campanhas.

 

Os scripts do Adwords devem ser construídos utilizando a linguagem Javascript e embora conhecer a linguagem não seja um requisito para utilizar o script, é muito importante conseguir pelo menos entender o que um script faz antes de executá-lo para que uma campanha não seja apagada por engano ou então que os valores utilizados no lance sejam alterados de forma descontrolada causando uma performance menor que o esperado para uma campanha ou ainda prejuízo para o cliente por utilizar um lance muito acima da média.

 

Algumas práticas simples podem ser adotadas para minimizar os perigos em se automatizar tarefas, dentre elas:

  • apenas execute scripts de fontes confiáveis (equipe de desenvolvimento interna, empresas especializadas contratadas para prestar serviço, etc.)

  • sempre analise o que um script faz antes de executá-lo

  • sempre execute pela primeira vez em modo “Visualização” (“Preview” para quem usa a inteface em inglês)

  • utilize o mecanismo de Log para acompanhar o fluxo do script

 

embora seguir as regras acima não evite todos os problemas, certamente vai reduzir bastante a chance do script ter um comportamento indesejado ou catastrófico.

 

Para ter acesso aos scripts, basta clicar na opção  “Operações em massa” e depois “Scripts”.

 

Ao acessar a interface será exibida uma tela similar a imagem abaixo, que exibe todos os scripts existentes, e as opções de agendamentos configuradas:

 

Para criar um script basta dar um clique no botão “Criar Script” e editor para a criação do script será exibido:



Os scripts precisam de autorização para serem executados, pois podem tomar ações ou acessar os dados da conta que está criando o script. O editor já oferece o botão “Autorizar agora” para facilitar essa tarefa. Não é possível executar um script sem que ele tenha recebido autorização.

Antes de começar a editar um script é importante informar um nome que de uma idéia geral sobre o que o script faz, não é um passo obrigatório mais vai ajudar muito na hora de utilizar o script mais tarde, seja no agendamento ou uma futura alteração no script.

 

Para exemplificar como criar um script e observar a saída, crie um script que imprime na tela a representação numérica do dia da semana, escolha um nome para o script e depois digite o seguinte código no editor, e clique no botão “Salvar”:

 

function main()
{
 
var now = newDate();
 
var dayOfWeek = now.getDay();
 
 Logger.log(
"data: " + now);
 Logger.log(
"dia da semana: " + dayOfWeek);
}

 

Após clicar em “Salvar” o editor fará uma verificação para ver se existe algum erro, caso haja erro o editor informará a linha em que o erro se encontra, caso contrário o script será salvo com sucesso. Para ver o resultado da execução do script clique no botão “Visualização”:

 

O resultado será algo parecido como a imagem abaixo



O script é muito simples, primeiro ele cria um objeto com a data e hora atuais, na linha seguinte ele chama uma função do objeto data que retorna o dia da semana (getDay()) e então usa a função log da Classe Logger para imprimir as informações na janela de visualização.

 

Não parece um script muito útil, mas saber qual é o dia da semana pode ajudar na hora de tomar alguma ação customizada para cada dia da semana, por exemplo: entre os dias 10 e 20 do mês as segundas e terças aumenta o lance em 20%.

 

Para finalizar este post vamos ver um código que imprime dados de todas as campanhas com menos de 1000 impressões nos últimos 14 dias. Crie um novo script, informe um nome que reflita a ação que será executada, autorize a execução do script, digite ou então copie e cole o código abaixo no editor, clique em salvar e se não houver nenhum erro clique em visualização.



function main()
{
 Logger.log(
"Iniciando execução do Script ...");
 
 
var campaignIterator = AdWordsApp.campaigns()
    .withCondition(
"Impressions < 1000")
    .forDateRange("LAST_14_DAYS")

    .get();


 
while (campaignIterator.hasNext())
 {
   
var campaign = campaignIterator.next();
   Logger.log(
"Campanha: " + campaign.getName());
   Logger.log(
"\tOrçamento: " + campaign.getBudget());
   Logger.log(
"\tPausada: " + campaign.isPaused());
 }
 
 Logger.log(
"Script concluído");
}



O tempo de execução pode variar de acordo com o número de campanhas existentes na conta.

Comentários
por Gravity Principal Colaborador
Setembro 2013

show!

por Loja Synth
Setembro 2013

Olá Alex,

 

Eu utilizo o AdWords Editor, costumo fazer backups de todas as campanhas, caso eu cometa um erro nos scripts e desconfigure as campanhas, importando o backup anterior volta o erro ou essas alterações que realizo com Google AdWords Script são permanetes ?

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Setembro 2013

muitooo bom

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Setembro 2013

Alex, parabéns pelo post, muito bom!!!

por Silvia S Gerente da Comunidade
Setembro 2013

Muito legal, Alex, parabéns pelo artigo!

por Alex Chiaranda
Setembro 2013 - editado pela última vez Setembro 2013

Olá Loja Synth,

ao executar o script ele irá acesso apenas as campanhas que estão na interface do Adwords, e os seus backups estarão seguros. Ao restaurar o backup as campanhas voltarão ao mesmo estado em que estavam no momento que o backup foi realizado.

Em todo caso, gostaria de reforçar que antes de executar o script de fato, sempre utilize a "Visualização" para ter uma idéia melhor de como as campanhas serão afetadas.

Tome cuidado com as tarefas agendas, um script com execução agendada pode alterar novamente a sua campanha mesmo após você restaurar o backup.

Até mais

por Rodrigo A
Setembro 2013

Excelente

por Matheus Machado
Outubro 2013

Parabéns Alex, muito bom o post!

por PriscilaQ
Outubro 2013

Muito bom, Alex!

por silvio m
Outubro 2013

TO COMERÇANDO A ENTENDER..

por Gabriel R
Junho 2014

Alguém tem scripit pronto que avisa quando o saldo está acabando?

por Vivi Resende
Abril 2015

ótimo, obg =)

por Allysson Cruz
Julho

Boa noite galera, 

 

Posso usar Adwords Script para segmetanção geografica por exemplo apontando os dados em ZML do google Earth para ter mais assertividade nos locais onde os anuncios são publicados. 

Como se fosse uma personalização dos locais além dos que ja estão disponiveis, como segmentação por raio, massa, locais etc.

 

Abs, Agradeço

por Alex Chiaranda
Agosto

 Olá Allyson, não sei se é o que você procura mas na API do Adwords Script tem a função TargetedLocation.

 

Eu tentaria usar a API ao invés de scripts para esse fim, mas se quiser dar uma olhada sobre o script você encontra mais informações no link abaixo:

https://developers.google.com/adwords/scripts/docs/reference/adwordsapp/adwordsapp_targetedlocation?...

 

Abs,

Tags