987 Usuários online agora
987 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Lei de Pareto para Adwords (Principio 80/20)

Olá, Galerêêê! Como vocês estão?

 

Espero que bemSmiley feliz

 

Hoje decidi conversar e discutir com vocês alguns pontos de análise para melhoria de performance em contas Google Adwords, porém sem muita teoria, mas sim, com atividades reais e práticas do dia-a-dia, como o método 80/20.

 

Pra quem não conhece, a Lei de Pareto, mais conhecida como princípio 80/20, consiste em dividir o mundo em causas e resultados. Segundo o economista Vilfredo Pareto, quase sempre 20% das nossas ações levam à 80% dos nossos resultados. Um exemplo clássico são as nossas roupas, pois apenas utilizamos 20% das peças de nosso guarda-roupa 80% do nosso tempo, ou seja, quase sempre a minoria de nossas atividades podem gerar resultados altíssimos em nossas vidas.

 

Se leu até aqui deve estar pensando, mas o que isso tudo tem a ver com o Adwords? Resposta: Tudo! Já parou para pensar nas diversas palavras-chave, grupos e inúmeras campanhas que vocês têm em uma determinada conta? É, meus caros… pode ser que apenas ou menos de 20% do total delas estejam gerando resultados para você!

 

Vou compartilhar um método que acredito ser muito útil para a conquista de objetividade no Adwords, atividades que fazem parte da minha rotina de trabalho:

 

Dicas para Análise 80/20:

 

O primeiro passo é sempre avaliar as métricas gerais, com foco da conta em mente. (Branding ou marketing direto)

 

Procure reconhecer quais os métodos que geram 80% dos lucros em sua conta e tente reduzir todos os outros recursos, como campanhas, grupos e palavras-chave que estão retendo um budget alto e trazendo um baixo ROi. Dessa forma, você poderá focar-se no que realmente está gerando vendas/leads e/ou reconhecimento de marca para os seus clientes. Ao mesmo tempo, você se verá fazendo mais com menos.

 

Os próximos passos serão a otimização de suas atividades tentando perceber quais delas podem ser evitadas, quais podem ser eliminadas e quais podem ser melhoradas ao nível de tempo e consumo de tempo. Nem tudo aquilo o que você faz é importante!

 

Normalmente, grande parte dos analistas acham (eu me incluo nisto, pois também achava) que ter muitas campanhas, anúncios, palavras e outras opções de publicidade na conta significava lucrar mais. Mas a verdade é que este pensamento muitas vezes é errado.

 

Se você reduzir a quantidade de esforços e opções de publicidade disponíveis em sua conta, o mais provável é que seus rendimentos aumentem exponencialmente, uma vez que o foco estará totalmente direcionado à essas opções que você escolheu.

 

Usando a Lei de Pareto, você pode descobrir facilmente quais são os 20% de atividades que estão gerando 80% dos seus rendimentos e, assim, realizar cortes eficazes. Isso melhora seu foco e atenção.

 

Ps¹. O que também não quer dizer, obviamente, que uma maior abrangência na escolha de recursos para a conta não é uma boa opção, mas, que todas as atividades devem ser pensadas prezando sempre o custo x benefício de cada atividade.

 

Ps² Espero que consigam colocar em pratica o método e gostaria de saber se vocês já utilizam algum outro método de planejamento estratégico para otimização de tempo e recurso da conta.

 

Ps³ Portanto, lembrem-se: MENOS (algumas vezes) É MAIS!

 

Abraços,

 

Sobre Leydiane Lima

Analista de Performance na ComSchool, trabalho com planejamento de Marketing Digital há 4 anos. Administrei contas de grandes players, como Ikesaki, Ri Happy e Brandili, além de mais de 70 contas PME’s, com foco nos principais KPI’s (CTR, ROI, CPAe outros).

Comentários
por Daniella B Funcionário do Google
Agosto 2014

Muito legal a sua análise Leydiane!

 

Com certeza precisamos trabalhar com os recursos do AdWords para identificar aonde ficam os "20%" da nossa campanha. Uma maneira de facilitar essa análise é com a implementação do "Acompanhamento de Conversões", no qual o próprio AdWords, através da instalação de uma Tag, consegue identificar quantas vendas/contatos cada palavra-chave gerou para a campanha.

 

Além disso, é importante sempre ficar de olho nas métricas das palavras-chave pessoal. Como está o CTR e a posição média delas? Quanto mais alto o CTR, melhor, e quanto mais próxima de 1 a posição média, melhor também Piscadela do Smiley 

 

Por isso, fiquem sempre dê olho: palavras com CTR abaixo de 1%, e posições muito próximas de 7, 8 não são legais e fazem parte dos "80%"que a Leydiane comentou. 

 

#sucesso

por Leydiane A
Agosto 2014 - editado pela última vez Agosto 2014

Obrigada Daniella, fico feliz que tenha gostado do post!

 

Super concordo contigo referente à CTR e ao acompanhamento de conversões, porém sobre o posicionamento claro que posições muitoooo baixas como 8,7... não serão benéficas, mas "brigar" pelo primeiro lugar só irá inflacionar o mercado.

 

O bacana é tentar encontrar o equilíbrio utilizando o Principio 80/20, através do CPCmax e índice de qualidade, sempre visando o retorno que as palavras anunciadas irão lhe trazer.

 

Por isso, que a regrinha clássica de testar novas correspondências de palavras-chave, cria estratégias de lances diferentes para as que convertem, junto a otimização da página de destino e a criação de anúncios eficazes jamais devem ser esquecidas.

 

Bjus Smiley feliz

por Deyson T Principal Colaborador
Agosto 2014
Leydiane ... excelente postagem, tenha certeza que ajudou e vai ajudar a muitos. Obrigado.
por Cezar Hokamura Antigo Principal Colaborador
Agosto 2014
Olá Leydiane,

Gostei muito. Realmente é isso mesmo, as vezes achamos que a quantidade é que fará a diferença, e nesse meio do marketing digital, a qualidade é que conta muito. Até porque, uma campanha bem configurada, pode figurar nas melhores posições sem ao menos ter um CPC muito alto, como a maioria já sabe aqui, o leilão leva muito em consideração o IQ.

Basta identificar, e trabalhar em cima dos rentáveis.
Óbvio que se é um comércio com N produtos, devemos eleger os produtos "carro chefe" e trabalhar com orçamento menor nos secundários e assim por diante.

Att,
por RafaelSouza
Agosto 2014
Olá Leydiane, obrigado por compartilhar essa estratégia. Faz todo sentido e se faz bem útil para otimização do tempo de trabalho e dos esforços dentro de uma campanha.
Gostaria ainda de levar seu pensamento para fora do AdWords e pensar nessa teoria para o negócio dos nossos clientes, identificar quais os produtos e serviços desse cliente geram 80% dos resultados.

Fiquei pensando também em identificar no histórico de alterações do adwords os 20% de alterações que geraram os 80% de resultados, minha linha de raciocínio está correta?

Mais uma vez obrigado por compartilhar o conteúdo,
Abs!
por Alexandre Perez
Agosto 2014
Muito TOP o artigo Leydiane! Realmente Adwords não é somente operação, a estratégia é a alma do negócio.

Abs

Alexandre Perez Hernandez
por Leydiane A
Agosto 2014

Olá, Rafael!

 

Sua linha de raciocínio está super correta, pois manter algumas questões como:

 

Quais são os principais clientes?

R: Os que mais investem 

 

Quais são os clientes que mais dão trabalho e trazem um retorno menor?

R: Os que mais reclamam e menos investem (nem sempre nesta ordem).

 

Quais serviços são mais retáveis ?

RSmiley Frustradoerviços de Display e Youtube

 

Quais serviços são menos retáveis ?

R: Serviços de Pesquisa 

 

Como fazer mais com menos?

R: Como base nas respostas acima você entrará os pontos que devem ser modificados para a gerencia 80/20 ao identificar o que está te trazendo maiores resultados com menor esforço.

 

Ps. As resposta são critérios que eu utilizo no dia-a-dia, você pode determina novos critérios com base nas perguntas.

 

Em suma é de extrema importância para dar um norte aos projetos e realizar a gerencia de tempo e demandas. Porque, sem acompanhar de fato também as alterações e o tempo gasto em cada cliente e serviços realizados, por vezes o trabalho pode ficar muito exastivo e pouco lucrativo.

 

Boa sorte!

 

 

 

 

 

 

por Caio A Funcionário do Google
Agosto 2014

Leydiane, excelente post! No AdWords é isso mesmo, encontrar as estratégias que te dão resultado e focar seu orçamento nelas.

 

Seu artigo vai estar no Facebook do AdWords hoje, daqui a 20 minutinhos. Smiley feliz

Parabéns pelo texto! Piscadela do Smiley

por Leydiane A
Agosto 2014

Obrigada, Caio! Smiley feliz

por Anwar H
Agosto 2014

Parabens! Leydiane!

Excelente comparação é o que diz Chris Andersen diz em seu livro " A Cauda Longa" e seu artigo reforça ainda mais a importancia em analisarmos não somente as questões tecnicas das campanhas mas tambem a metodologia e estrategia aplicadas nelas.

Homem feliz

por Silvia R
Agosto 2014

Parabens, Leydi! 

Adoro suas análises e estratégias! 

Soma mtoooo à equipe AO5!!!! 

 

 

por RicardoFernande Estrela em Ascensão
Agosto 2014

Fantástico !!

 

Com esta linha de raciocínio com certeza teremos bons resultados no acompanhamento diário do AdWords

por Bruce Heverson
Agosto 2014

Gostei muito do post  Leydiane A eu gosto muito de usar as Metas do Analytics vinculadas ao AdWords e também de vincular o AdWords com o Google para Webmasters. Com isto eu consigo vários relatórios que me levam a entender o que me da resultado em minhas campanhas, grupos de anúncio, palavras-chave e links...

Do mais eu penso que é analisar e filtrar a conta para não se perder um um emaranhado de coisas que não te serve de nada, mas gosto também de fazer novos testes sempre e experimentar palavras-chave e anúncios diferentes para não ficar preso na mesmice.

 

Lembrando que o Google também não gosta de mermice e ele acaba parando de exibir aquele seu velho anúncio para que você sempre renove.

por mc viny f
2 semanas atrás

Leydiane A escreveu:

Olá, Galerêêê! Como vocês estão?

 

Espero que bemSmiley feliz

 

Hoje decidi conversar e discutir com vocês alguns pontos de análise para melhoria de performance em contas Google Adwords, porém sem muita teoria, mas sim, com atividades reais e práticas do dia-a-dia, como o método 80/20.

 

Pra quem não conhece, a Lei de Pareto, mais conhecida como princípio 80/20, consiste em dividir o mundo em causas e resultados. Segundo o economista Vilfredo Pareto, quase sempre 20% das nossas ações levam à 80% dos nossos resultados. Um exemplo clássico são as nossas roupas, pois apenas utilizamos 20% das peças de nosso guarda-roupa 80% do nosso tempo, ou seja, quase sempre a minoria de nossas atividades podem gerar resultados altíssimos em nossas vidas.

 

Se leu até aqui deve estar pensando, mas o que isso tudo tem a ver com o Adwords? Resposta: Tudo! Já parou para pensar nas diversas palavras-chave, grupos e inúmeras campanhas que vocês têm em uma determinada conta? É, meus caros… pode ser que apenas ou menos de 20% do total delas estejam gerando resultados para você!

 

Vou compartilhar um método que acredito ser muito útil para a conquista de objetividade no Adwords, atividades que fazem parte da minha rotina de trabalho:

 

Dicas para Análise 80/20:

 

O primeiro passo é sempre avaliar as métricas gerais, com foco da conta em mente. (Branding ou marketing direto)

 

Procure reconhecer quais os métodos que geram 80% dos lucros em sua conta e tente reduzir todos os outros recursos, como campanhas, grupos e palavras-chave que estão retendo um budget alto e trazendo um baixo ROi. Dessa forma, você poderá focar-se no que realmente está gerando vendas/leads e/ou reconhecimento de marca para os seus clientes. Ao mesmo tempo, você se verá fazendo mais com menos.

 

Os próximos passos serão a otimização de suas atividades tentando perceber quais delas podem ser evitadas, quais podem ser eliminadas e quais podem ser melhoradas ao nível de tempo e consumo de tempo. Nem tudo aquilo o que você faz é importante!

 

Normalmente, grande parte dos analistas acham (eu me incluo nisto, pois também achava) que ter muitas campanhas, anúncios, palavras e outras opções de publicidade na conta significava lucrar mais. Mas a verdade é que este pensamento muitas vezes é errado.

 

Se você reduzir a quantidade de esforços e opções de publicidade disponíveis em sua conta, o mais provável é que seus rendimentos aumentem exponencialmente, uma vez que o foco estará totalmente direcionado à essas opções que você escolheu.

 

Usando a Lei de Pareto, você pode descobrir facilmente quais são os 20% de atividades que estão gerando 80% dos seus rendimentos e, assim, realizar cortes eficazes. Isso melhora seu foco e atenção.

 

Ps¹. O que também não quer dizer, obviamente, que uma maior abrangência na escolha de recursos para a conta não é uma boa opção, mas, que todas as atividades devem ser pensadas prezando sempre o custo x benefício de cada atividade.

 

Ps² Espero que consigam colocar em pratica o método e gostaria de saber se vocês já utilizam algum outro método de planejamento estratégico para otimização de tempo e recurso da conta.

 

Ps³ Portanto, lembrem-se: MENOS (algumas vezes) É MAIS!

 

Abraços,

satisfeito 

Tags