797 Usuários online agora
797 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Métricas importantes para melhorar sua campanha

Cada produto ou segmento exije uma análise individual, mas algumas métricas são comuns para otimizar a maioria das contas, principalmente na rede de pesquisa.

 

IQ.JPGDepois de certa atividade na campanha é importante dar atenção à duas primeiras métricas: Índice de Qualidade e Estimativa de Lance na Parte Superior da Página. Apesar de importantíssimas ambas, por padrão estão ocultas na guia de Palavras-Chave. Para adicioná-las vá em Colunas > Personalizar colunas.

 

O Índice de Qualidade mostra um indicativo de como está a relevância da campanha de acordo com as métricas do Google, equanto a Estimativa na Parte Superior de como está meu lance em comparação com a concorrência. Fazendo um bom equilíbrio entre ambas você se posiciona um passo mais próximo do seu cliente.

 

Tendo a qualidade das palavras maior ou igual a 7 você garante uma relevância técnica adequada, além de não haverem acréscimos no orçamento - pois quanto menor a qualidade, maior o preço. Com o índice de qualidade adequado e o lance na parte superior da página de acordo com o estimado as chances de conversão aumentam bastante (em alguns casos tive 15% mais conversões ao longo do tempo).

 

As decisões variam, mas pausar palavras com qualidade baixas e excluir as muito baixas (abaixo de 4) fazem a campanha apresentar uma melhora progressiva. Obviamente é preciso avaliar se mesmo palavras com IQ muito baixo apresentam uma taxa de conversão boa para seu negócio.

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por FernandaMS07
Março 2013

Muito obrigada, esclareceu minha dúvida sobre IQ.

por Reforma C
Março 2016

Ajudou bastante. Obrigado!

Tags