1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Meu Deus, meu anúncio não está aparecendo!

São vários os motivos para seus anúncios não estarem aparecendo. A maioria das vezes são detalhes bem básicos que esquecemos de fazer ou conferir. Outras vezes é um probleminha técnico mais complexo, mas isso raramente acontece, fique tranquilo.

 

Então, se seu anúncio não está aparecendo, siga este check list e descubra rapidinho o que pode estar acontecendo:

 

Dos dinheiros:

 

1) Você tem saldo disponível em sua conta?

Básico, mas as vezes o saldo acaba e não percebemos. Isso acontece principalmente em contas pré-pagas.

 

2) Quando vocês fez o pagamento?

Pode levar até 3 dias úteis para o pagamento do boleto entrar na sua conta.

 

3) Qual seu orçamento diário? 

Se você já consumiu todo seu orçamento diário, seus anúncios só vão voltar a aparecer amanhã. Isso é muito comum de acontecer quando o orçamento diário é pequeno. E muitas vezes orçamentos diários que para nós parecem grandes são pequenos para a demanda de busca. Se seu nicho é concorrido, orçamentos menores de R$200,00 podem ser bem pequenos. Pense na quantidade de gente digitando suas palavras no Google. É pessoal, as pessoas não fazem mais nada sem questionar o oráculo!

 

4) Seu orçamento diário não acabou mas você não está aparecendo?

Pode acontecer. Quando você cria sua campanha você tem 2 opções:

- exibir o mais rápido possível

- exibir uniformemente

Se você escolheu exibir uniformemente, eles serão distribuídos durante o dia. Assim o sistema faz uma estimativa, distribui seu orçamento diário pelas horas do dia e exibe seus anúncios de acordo com isto. Então é bem provável  que no fim da manhã  ou no fim da tarde seus anúncios não apareçam, pois o orçamento daquele momento já acabou, você voltará a exibir mais adiante.

 

5) Não vejo meu anúncio nunca, mas ele tem impressões e cliques.

Se seu orçamento diário for pequeno, você não vai ver os anúncios mesmo. Imagine todas as pessoas que buscam pelas suas palavras-chave? Muitas, então se seu orçamento for pequeno, ver seu próprio anúncio é praticamente ganhar na mega-sena. 

Mas nem tudo está perdido, dentro do Adwords tem uma ferramenta de testes de anúncios que simulam a exibição e não prejudica os índices da campanha. Sim, ficar tentando ver seu próprio anúncio é péssimo e prejudica a campanha.

 

Dos anúncios

 

6) Seus anúncios estão publicados e aprovados?

Quando você publica um anúncio, ele fica um tempo para aprovação. Anúncios de texto são aprovados bem rápidos na maioria dos casos, anúncios de imagem podem demorar bastante. 

Mesmo depois de aprovados seus anúncios podem ser reprovados, pois o Google faz avaliações constantes de qualidade dos anúncios. Então se seu site ficou fora do ar, ou mudaram algumas URLs e você não percebeu, isso pode ser motívo de reprovação de anúncios.

 

Das Palavras-chave

 

7) Tudo certo com suas palavras?

Olhe para elas com atenção. Elas são a essência da campanha. Elas estão publicadas e ativas?

 

8) Qual seu índice de qualidade?

 Se seu índice de qualidade for ruim, você não vai exibir.

 

9) Qual a posição média das palavras? 

Se for muito alta, você não vai exibir ou vai ficar muito embaixo. As vezes um CTR baixo indica uma posição ruim. Observe! 

 

10) As pessoas buscam por estas palavras?

Se você usar palavras muito segmentadas elas podem não ter demanda de busca. Neste caso você não vai exibir anúncios.

 

11) Você pausou palavras?

Se fez isso, avalie, você pode ter pausado as palavras com maior ou toda demanda de sua campanha. Revise.

 

12) Você mudou a correspondência das palavras?

Avalie, as vezes palavras de correspondência exta tem muito menos exibição que amplas. Depois de mudar a correspondência é preciso acompanhar o desempenho de perto.

 

13) Palavras-chave negativas.

Se você colocou uma palavra-chave negativa de forma errada ela pode estar bloqueando suas exibições. Faça uma revisão nas suas listas.

 

Da segmentação

14) Reveja a segmentação geográfica.

Se você fez muranças de segmentação geográfica isso pode ter reduzido ou eliminado sua demanda de busca. Você vai parar de exibir.

 

Bem, estas são algumas dicas causadoras da maioria de meus problemas de exibição de anúncios. Execue o check list. Existem grandes chances de ele resolver seu problema.

 

Tem mais alguma dica que pode ajudar neste caso? Deixe um comentário e colabore com a redução do pânico de não exibir anúncios!

Sobre Lígia Buchfink

Comentários
por marcusvos
Agosto 2012

Olá, Lígia!

 

Muito bom o seu artigo! Conseguiu dar várias possíveis resoluções a partir de um problema. Gostei, pois o entendimento de adwords amplia e fica mais claro com uma resposta completa dessa forma.

 

Obrigado!

 

 

 

por Marcel P
Março 2014

Boa noite!

 

Minha campanha está Qualificada, há crédito mas não há nenhuma impressão e, consequentemente, nenhum clique.

 

Minha campanha é voltada aos EUA. Isso afeta o motivo da não aparição dos anúncios, mesmo eles estando em inglês e eu ter configurado o pagamento em reais?

por Nuno-Mota Principal Colaborador
Abril 2014 - editado pela última vez Abril 2014

Olá Marcel,

 

Como esta o lance de CPC? Talvez aumentando um pouco seus anuncios possam começar a ser exibidos. Mesmo assim acho estranho ainda nao ter gerado nenhuma impressão. Ao pausar o rato sobre o balao ao nivel da palavra chave qual informação é dada?

Lembrei me do lance de CPC porque o mercado nos EUA é mesmo muito competitivo de forma geral, pelo que ai pode estar o problema!

Tags