484 Usuários online agora
484 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Meu site foi suspenso....e agora!?

É um tanto comum ver usuários que tiveram seu site suspensos no Adwords, o que faz com que o anunciante não possa mais veicular suas campanhas. Nesse momento, a primeira pergunta que surge é: e agora!?

 

Resolvi escrever esse pequeno guia para ajudar essas pessoas, já que existem coisas que merecem atenção e possuem algumas etapas a serem cumpridas para evitar principalmente a suspensão da conta.

  

Se você teve o seu site suspenso no Adwords, significa que a sua página violou alguma política e não pode mais exibir anúncios enquanto o problema não for arrumado. A boa notícia é que você ainda tem chances de anunciar, mas tome cuidado e siga os passos abaixo:

 

Passo 1 - Pause todas as suas campanhas e anúncios IMEDIATAMENTE: Todo novo anúncio adicionado na conta ou toda alteração que você faz em um anúncio já existente, faz com que estes anúncios passem por um novo processo de aprovação. O problema é que se você está com o site suspenso, todo e qualquer anúncio será reprovado automaticamente, e quando você tem vários anúncios reprovados em sequência, poderá ter a sua conta suspensa, o que é bem grave (normalmente contas suspensas não podem mais anunciar no Adwords, mesmo se você criar uma conta nova).

 

Passo 2 - Entendendo o motivo da suspensão: Precisamos entender agora o motivo pelo qual o site foi suspenso. Normalmente o Google irá mandar um e-mail para você através do endereço "adwords-noreply@google.com" avisando sobre a suspensão e informando também o motivo, junto com um link para consulta do que foi violado para que você possa fazer a correção.

 

Se por qualquer motivo você não tiver recebido este e-mail (cheque sua caixa de SPAM), existem algumas alternativas bem fáceis:

  1. Vá até a aba "Anúncios" dentro do Adwords e verifique as informações da coluna "Status" do anúncio reprovado. Passando o mouse sobre o ícone de conversa dessa coluna o Google mostra informações sobre o status, e se tiver status reprovado, ele aponta o motivo.
  2. Ainda na aba "Anúncios", você pode tentar adicionar uma coluna que irá mostrar os detalhes da política violada. Para fazer isso, é só clicar no botão "Colunas" e depois em "Personalizar Colunas" e procurar a opção "Detalhes da política" que fica dentro de "Atributos"
  3. A segunda alternativa é entrar em contato com o suporte via Chat ou E-mail para ver se eles podem ajudar. Você pode fazer isso clicando aqui

Alguns dos links enviados pelo Google possuem informações bem úteis, apontando de forma fácil onde está erro, mas existem alguns links que são bem genéricos e não apontam precisamente o que precisa ser arrumado. Nesses casos, recomendo que ligue para o Suporte para que eles possam fazer uma verificação e apontar o problema.

 

Caso o suporte não consiga passar ou identificar um problema, poste todo o ocorrido na comunidade que os especialistas tentarão ajudar.

 

Passo 3 - Arrumando o problema: Bom, agora que você já sabe onde está o problema, basta arrumar tudo e seguir para o próximo passo que é a verificação do Google. É importante usar o link da política violada para cumprir todos os requisitos, leia tudo com calma e atenção. Mais importante ainda, é saber que nem todos os sites poderão voltar a anunciar, realmente há sites que o Google não permitirá a veiculação mesmo que o problema esteja resolvido.

 

Passo 4 - Arrumei o problema, e agora? Agora que você já consertou o problema (tenha certeza de ter arrumado tudo o que consta na política) está na hora de pedir uma revisão do seu site. É só usar o formulário abaixo e preencher as informações. O processo de verificação pode demorar até 3 dias úteis e você será notificado ao final dele. 

 

Link para o Formulário: https://support.google.com/adwords/contact/site_policy

 

Links úteis pra te ajudar ainda mais:

Site suspenso: https://support.google.com/adwords/answer/2780124?hl=pt-BR

Corrigindo um site suspenso: https://support.google.com/adwords/answer/1704383?hl=pt-BR

 

Você confere a página das políticas do Google aqui: https://support.google.com/adwordspolicy/answer/6008942?hl=pt-BR

 

Espero que ajude Smiley feliz

 

Sobre Leandro Martinez

Formado em Publicidade & Propaganda e trabalhando com Adwords há 10 anos, é Consultor PPC na Basta1Click. Integrou as principais equipes de performance atendendo clientes como Dell, Caoa, Sky, Credicard, Nextel, Fiat, Sadia, Citibank e outras, gerenciando milhões de reais em campanhas todos os meses. Ajudou no desenvolvimento de algumas ferramentas PPC e otimização de processos do dia-a-dia de grandes agências do mercado.

Comentários
por Elisa Gerente da Comunidade
Março 2016

Incrivel conteúdo! 

Tags