339 Usuários online agora
339 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Na balada do Adwords (conceitos básicos para iniciantes)

Quem começa a anunciar sempre tem certa dificuldade de entender o que são os links patrocinados e como ele funciona. Na verdade é mais fácil do que parece, vou provar aqui que o Adwords é exatamente igual à uma balada da moda.

 brick_texture108.gif

Homem é R$20 e mulher não paga.

 

Indo na sua primeira balada

Quando você era mais jovem e foi sozinho para sua primeira festa noturna com certeza se sentiu deslocado ao entrar num lugar escuro, com muitas luzes coloridas e um som ensurdecedor regado pelo aroma de álcool e cigarro (quando ainda era permitido fumar em ambientes fechados).

 

Hoje mesmo você sendo um homem ou mulher formado teve o mesmo sentimento de deslocamento quando acessou a interface do Adwords é viu vários números, com muitos ícones coloridos e termos indecifráveis regado à tutoriais garantindo a primeira posição. Acredite, você não é o primeiro e nem será o último, mas assim como o Ricardão - aquele seu primo ou irmão mais velho - te deu as dicas do que fazer eu também vou ser seu tutor.

 

Terminologia básica:

CPC: Custo por Clique. O valor que você paga a cada vez que uma pessoa clica no seu anúncio.

Índice de qualidade: O índice que mede o quanto seu anúncio é bom. É relação direta entre a palavra-chave, o anúncio e a página de destino.

Extensão de anúncios: Complementos do anúncio que fornecem mais links e informações para o usuário.

Página de destino: A página do seu site que está nos anúncios.

 

Conceito #1 - Vestindo-se

Até dá pra ir pra uma balada eletrônica vestindo traje de sertanejo, mas os frequentadores do lugar vão te olhar meio torto e não vão interagir tanto com alguém que é meio estranho. E se você não quisesse socializar ia pro cinema ao invés de uma festa.

 

download.jpg

#noFilter

 

Usar a roupa certa não faz você se dar bem, mas evita estranheza. Portanto precisa escolher bem a roupagem do seu site pra não ser "meio estranho" pro seus clientes. Antes de qualquer coisa é preciso um visual amigável e conteúdo compatível para que os seus consumidores comprem. Lembre-se sempre de uma palavra mágica para o vestuário perfeito: usabilidade.

 

Usabilidade é um termo para dizer o quanto seu site é fácil de navegar. Se facilitar para o usuário a encontrar o que quer, vende mais. Se não ajudar, vende menos. A primeira dica é a mais primordial: invista para o seu site ser fácil de usar, isso é tão básico quanto usar uma cueca.

 

Conceito #2 - Concorrência

Onde quer que você vá, sempre vai ter mais gente. Pra pedir uma bebida no balcão tem que passar por uma dúzia de gente que já estava bebendo muito antes de você chegar - sem contar a fila para ir no banheiro. O diferencial está em saber pedir para o garçom ou esperar um pouco mais até a fila diminuir.

 

concert_crowd.jpg

Levanta a mão quem chegou antes!

 

Não é só o preço se paga na bebida que é o importante, também o jeito como pede para o garçom. Ter um Índice de Qualidade alto faz com que o garçom e o Google gostem mais de você, aí te dão um descontinho no CPC - eles fazem isso com todos, na verdade. Caso esteja com a Qualidade lá em cima e mesmo assim o preço estiver alto tente reduzir um pouco o CPC até a coisa se acalmar. Não vale a pena entrar numa luta desleal, é importante saber até onde parar para não perder muito dinheiro.

 

Conceito #3 - Conversa fluída

Uma boa conversa sempre acrescenta alguma coisa boa. Alguma coisa que se aprende ou uma dúvida que se tira. Quanto mais coerente maior o índice de qualidade da sua conversa. Mantenha a palavra-chave, o título do anúncio e a página de destino do site bem alinhados, falando sobre a mesma coisa para evitar mudanças repentinas de assunto ou conversas mal acabadas.

 

Capturar.JPG 

Esse não pega nem gripe

 

Todos gostam de quem é coerente e o Google premia isso. Índices de qualidade muito baixos fazem o CPC aumentar, em contrapartida IQ alto faz com que o CPC diminua.

 

Conceito #4 - Dinheiro & descontos

Você precisa de dinheiro. Se não pagar a entrada, não vai entrar. Mas geralmente pode imprimir o bônus site para pagar mais barato.

 

O mesmo vale para o CPC, você paga ou não participa do leilão, mas consegue um desconto no preço se mantiver uma qualidade alta. Manter o índice de qualidade das palavras alto (acima de 7) faz o custo do clique diminuir consideravelmente. É aqui que você consegue a vantagem da meia entrada, o double de chopp e o bônus no prato do sushi, então aproveite.

 

Nightclub.jpg

Só entra quem tem maioridade no Índice de Qualidade 

 

Para manter o índice de qualidade alto mantenha sempre o anúncio bem direto, exibindo a palavra-chave no título e levando para uma página do site bem relacionada com ambos.

 

Conceito #5 - Adornos

Um homem bem vestido também tem que ser cheiroso. Um relógio bonito e uma correntinha no pescoço também causam uma boa impressão.

Perfume importado: extensão de sitelinks.

Relógio bonito: extensão de local.

Correntinha no pescoço: extensão de comentário.

E não se esqueça que alguém pode querer te ligar de última hora convidando pra um esquenta:

Smartphone: extensão de chamada.

 

download.jpg

Nunca vi o James Bond sem relógio

 

A grande vantagem das extensões em relação aos acessórios de grife é que são gratuitas, não importa quantas extensões você tenha, não paga mais nada pro isso.

 

Sempre que tiver dúvidas pode procurar nos artigos do Adwords e aqui da comunidade, o importante é entender como cada coisa funciona e aproveitar o ritmo.

 

Boas vendas, boas festas e um agradecimento especial ao Henrique Prado pelas dicas do texto!

 

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por Flávio Ferreira
Maio 2015

Mandou bem Herrique, já não vou mas as baladas mas ainda lembro, e as referencias cabem muito bem.

por Elisa Gerente da Comunidade
Maio 2015

Serio! Me divirto muito com seus textos! Sempre ótimos!!!! Ireferências incríveis!! 

por Henrique Prado
Maio 2015

Artigo fantástico! Boa Henrique!

por JoseDantas Principal Colaborador
Maio 2015

Muito legal, Henrique. Parabéns!

Tags