129 Usuários online agora
129 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

O AdWords e a decisão de compra - Parte 2

Continuação do artigo - parte 2. Esse é o link parte 1. 

 

     Fase 3 - Avaliação de Alternativas

 

     Como um consumidor processa as alternativas de cada negócio e toma uma decisão? Na verdade não existe uma uma única resposta para essa pergunta pois cada cliente tem um comportamento e ele leva em conta diferentes variáveis quando toma uma decisão. Por exemplo, ele pode estar buscando satisfazer uma necessidade específica de provar um produto de uma determinada marca ou serviço de uma empresa, ou ainda tem certas preferências de certos atributos em detrimento de outros como por exemplo localização da loja (facilidade de acesso), tamanho de um lote x preço (desconto), desempenho do produto, preço e qualidade (custo-benefício), serviço de pós vendas, garantia, etc.

 

     Escolha uma segmentação geográfica adequada para a sua audiência e também uma programação de anúncios adequada ao tipo de negócio que você oferece. Por exemplo anunciar nos horários da madruga pode não ser interessante para um dentista que não atende 24h/dia ou ainda o período da manhã e tarde para quem trabalha com delivery na parte da noite.

 

     Leve sempre em conta o seu orçamento diário, o valor do seu CPC, o tipo de produto que você oferece e as condições logísticas para entregar esse produto antes de se aventurar em anunciar para regiões geográficas muito amplas como todo um estado ou todo o Brasil. Dependendo da urgência do comprador ou ainda do seu tempo de entrega, o comprador pode optar por negócios fisicamente mais próximos.

 

     Faça ajustes no seu site para não perder cliques vindos dos dispositivos celulares. As buscas vindas desses aparelhos estão em uma crescente e, por mais que o usuário não faça uma compra pelo celular, ele pode começar a busca pelo celular e fechar a compra pelo computador ou mesmo fisicamente. Trabalhe com ajustes para celulares para obter melhores posicionamentos nos leilões pois geralmente o CPC médio para celulares costuma ser mais barato que em computadores e tablets por conta de não haver tanta concorrência em alguns segmentos. Veja nesse link como fazer esse ajuste. 

 

     Os ajustes de lances também são uma excelente estratégia para adotar na segmentação dos locais e na programação de anúncios. Através dos Relatórios (Geográfico e Tempo > Horário do dia) da Aba Dimensões, é possível analisar o CPC médio de cada cidade em que recebeu cliques e impressões e também os horários do dia em que as buscas ocorreram. Geralmente os valores do CPC médio variam tanto nas cidades escolhidas como também nos horários ao longo do dia por conta da concorrência. Veja como fazer ajustes de lances para locais nesse link. O ajuste funciona da mesma maneira para a programação de anúncios. 

 

     Nessa fase é importante que esteja presente quando um potencial comprador estiver procurando pelas suas palavras chaves. 

 

     Fase 4 - Decisão de compra

 

     Essa fase depende muito do produto ou serviço que você oferece. Para produtos mais complexos geralmente a intenção de compra pode levar em conta diferentes variáveis como decisão por marca, confiança e credibilidade, a quantidade (tamanho do lote), a forma de pagamento ou ainda a indicação de alguém. Fatores externos interferem nesse processo como por exemplo uma crítica na internet ou ainda se o produto que você oferece não corresponder à expectativa do comprador por inúmeros motivos.

 

     Tenha em seu site um conteúdo com bastante clareza de detalhes e que mostre que a sua empresa é ética e profissional a ponto de entregar o combinado. Quando um potencial cliente acessar seu site, pode ser a única interação entre ele e o seu negócio e dificilmente terá outra chance de mostrar o seu negócio à ele. Invista dinheiro e tempo no seu site e monitore o tráfego dos usuários com o Analytics (veja como vincular o AdWords com o Analytics  nesse link). Fique sempre de olho nos relatórios do AdWords pois eles são relativamente simples de analisar e lhe oferecem indícios para você alterar algo que não está trazendo o retorno esperado ou ainda investir mais em determinada campanha.

 

     Se você tem um CPC relativamente alto comparado ao seu orçamento, utilize as correspondências de palavras chaves +ampla +modificada, a [exata] ou a de "frase" (saiba mais sobre correspondências de palavras chaves link) e evite receber cliques indesejáveis. Se o negócio que você oferece tende a ser bastante pesquisado pelos usuários antes de finalizarem uma compra, saiba que precisará de um orçamento capaz de absorver mais de uma visita em seu site de um mesmo usuário até que ele esteja seguro de que quer fechar um negócio com a sua empresa.

 

     Fase 5 - Pós compra

 

     O comprador ficou satisfeito com o seu produto ou serviço? Se sim, provavelmente voltará a fazer novos negócios com a sua empresa. Se não, podem querer trocar um produto ou pior nunca mais comprar e ainda falar mal do seu negócio na internet ou para outras pessoas. Não queria isso para o seu negócio. Um de seus objetivos deve ser a fidelização do cliente para que tenha um crescimento sustentável.

 

     Utilize uma estratégia de Remarketing (veja nesse link como usá-lo) para alcançar aqueles usuários que já acessaram seu site anteriormente. Se um potencial cliente já acessou seu site é porque teve algum interesse e pode ser que você desperte um novo interesse ou ainda que ele volte mais tarde para comprar o que ele estava buscando. Então elabore um banner criativo ou crie anúncios gráficos automaticamente através do AdWords e elabore uma mensagem "vendedora", seja oferecendo um desconto ou destacando os diferenciais do seu negócio. Esse vídeo mostra com mais detalhes o que é o Remarketing e como utilizá-lo. 

 

     Por exemplo, para uma lista de remarketing específica para quem finalizou uma compra ou para quem chegou no carrinho do site, utilize banners específicos de alguma promoção ou um novo produto na Rede de Display para tentar reconquistar esse cliente. Ou se a ideia é o desenvolvimento da marca, utilize banners mais amigáveis (sem o apelo de uma venda como no caso do oferecimento de um desconto).

 

     Utilize também o acompanhamento de conversões para mensurar o seu retorno com o investimento em publicidade online. A conversão trata-se de uma ação que você deseja ou espera que um potencial usuário realize em seu website. Pode ser o preenchimento de uma solicitação de orçamento ou ainda a conclusão de uma compra. Basta inserir um código de conversão na página que deseja acompanhar (por exemplo a página www.exemplo.com.br/pedidofinalizado) e cada vez que um usuário chega até essa página será contabilizado 1 conversão. Por exemplo, se investir R$10,00/dia e tiver 2 conversões/dia, cada uma delas irá custar R$5,00. Veja mais informações sobre o acompanhamento de conversões nesse link.

 

     A publicidade online oferece uma gama enorme de estratégias de posicionamento online, basta escolher uma que tenha a "cara do seu negócio" e testar. 

 

     Qualquer dúvida que tiverem, escreva para gente e se quiser compartilhe alguma estratégia que funcionou bem para o seu negócio.

 

Fim do artigo Robô feliz 

Sobre José Henrique E. Júnior

Paulista, nascido e criado no interior, fã de esportes (principalmente futebol) e apaixonado por internet e tecnologias que impactem nosso dia-a-dia. Meu objetivo na comunidade é aprender através da troca de conhecimentos e contribuir da melhor maneira possível sobre temas relacionados ao AdWords.

Tags