199 Usuários online agora
199 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

O grande dilema das Agências.

Tenho observado, ao longo do tempo, que a maioria das agências abrem e fecham as portas em um curto espaço de tempo. Muitos desistem e mudam de profissão. Conheço uma pessoa, que foi trabalhar com o sogro no ramo farmacêutico e se deu bem. Outros adotam a estratégia freela, e aprimoram seus conhecimentos, fortalecendo o próprio nome, agregando valor a própria pessoa(#agregarvalor). Outros ficam presos ao pouco conhecimento que tem, como um amigo que disse que nunca abriria mão de ser webdesigner especialista em flash, que defenderia o flash até o final.(podem imaginar o que aconteceu).

 

E quais são os motivos principais de uma agência fechar?

 

Antes de tentarmos responder a pergunta, penso que, desde que mundo é mundo, existe uma lei no universo que rege nossos negócios:

 

Lei de Adaptação. Talvez seja um dos principais motivos. Uma empresa tem que se adaptar as regras do mercado, principalmente no digital, em que o jogo muda em dias ou meses.

 

Falta de planejamento, de estudo do mercado, é algo que muitos não fazem, embarcando em um sonho ilusório. Como abrir um negócio e pagar a conta, sem clientes? Para uma Agência de Publicidade, talvez seja improvável. Ou o proprietário é um fenômeno, tem uma visão comercial gigante, a ponto de prospectar e fechar clientes em um mês, o suficiente para manter as despesas da empresa e suas despesas pessoais. 

 

Capital de Giro.Não ter um aporte financeiro para manter os primeiros meses da empresa é um fator relevante para a morte das novas empresas.Um artigo bem interessante do Sebrae explica um pouco sobre a situação. http://www.sebrae.com.br/uf/para/ideias-de-negocios-1/visualizar-ideias/documento/6C8DA7040A2CF84083...

 

Vontade Consciente. Quando queremos muito algo na vida, temos três passos principais para a materialização; pensar, sentir e fazer. Não adianta ter muita vontade, e fazer sem pensar. Sentir o sonho profundamente, com o coração, sem conhecimentos também não funciona. Pensar, ser racional, e não fazer e sentir também. Ou seja, são três forças que, alinhadas, aumentam muito a probabilidade de sucesso. Conhecimento + amor + vontade.

 

Paciência Inteligente. O paciente é aquele que espera a hora certa para atuar. E como saber qual é a horas certa? O paciente-inteligente atua todos os dias, e tem a constância como fator essencial para o sucesso.Às vezes temos a impressão de que não se tem nada a fazer. O proativo pensa diferente, ele busca incessantemente algo. Cria novos caminhos. Quando parece não ter nada, ele estuda, se aprimora. Não fica na inércia.

 

São alguns aspectos, no meu ponto de vista, que colaboram muito para o sucesso de um empreendedor.

 

Em relação as Agências de Publicidade, tem coisas específicas no segmento que penso ser relevantes.

 

Quando falamos em Lei de Adaptação, o que uma agência moderna faz hoje?

 

Conheci uma grande Agência de Publicidade. Vi que o foco era totalmente comercial. Não tinham produção, só vendedores. E aquilo funcionava muito bem. Além disso, observamos a linha do Google de trabalho. Qual é o foco do Google Adwords? Alguém se recorda das palavras do Fábio Coelho, Presidente da Google no Brasil, no Encontro da Comunidade Google  2013? Ele falou em 5 milhões de PME's em potencial no Brasil. A Google trabalha com esse número no país, é seu foco. https://www.youtube.com/watch?v=Z2q2UowrvDY  

 

Adaptamos essa realidade para a nossa Agência. Levou um tempo, até conseguirmos um grande time de parceiros produtores terceirizados.

 

Se eu fosse abrir uma Agência hoje, antes teria uma boa carteira de clientes satisfeitos com meu trabalho. Com receita estável e capital de giro, abrir um escritório seria um passo natural. Pouparia muito sofrimento. Deixo como dica para os jovens empreendedores. Isso é um grande atalho.

 

Hoje a nossa agência é focada no comercial. Não foi uma escolha genial. Estamos atentos as idéias das grandes empresas. Simples. Talvez as idéias mais simples sejam o melhor caminho.Rembrant, um pintor genial, era simples. Existem estudos que dizem que ele tinha visão bidimensional, diferente da maioria, tridimensional. Enxergava uma natureza mais simples, e essa simplicidade o tornou genial. Talvez a observação e a simplicidade sejam um atalho para o sucesso e a felicidade.

Sobre Luis Carlos Galofaro Junior

Quem sou eu? Resposta que estou buscando faz algum tempo, em algumas etapas existenciais. Mas já compreendo que as coisas mais valiosas da vida existem eternamente nos pequenos momentos, pequenos gestos e sentimentos, que podemos cultivar todos os dias. Em constante aprendizado.

Comentários
por Cecilia Dantas
Dezembro 2013

Oi Luis!

Bem legal e pertinente seu artigo.

Todo mundo sonha em ter seu próprio negócio porém poucos seguem a risca o que deve ser feito e acabam passando o carro na frente dos bois e morrendo na praia.

 

Para abrir uma agência ou qualquer outro negócio tem que ter muito planejamento e paciência, porque as vezes demora pra se colher os frutos.

A burocracia que se deve seguir também passa a ser meio desestimulante. Seu sócio majoritário sempre será o Governo e as vezes tenho a impressão de que Ele (o Governo) não quer muito que o empreendedor ganhe dinheiro porque é muito imposto, gente!!

por HenriqueBG Principal Colaborador
Dezembro 2013

 

Vejo também que muitas agências não tentam suprir uma necessidade do mercado, simplesmente oferecem mais do mesmo e não possuem um diferencial frente a outras agência. Muito bom o texto, Luís.

por Jivago Silva
Dezembro 2013

Excelente visão...

por Luis Galófaro J
Dezembro 2013

Henrique, concordo muito com seu comentário. Os precisam que nós, profissionais, sejamos comprometidos com sua empresa, com seu resultado. Gerenciar uma conta Adwords é legal, mas muito melhor é aprender um pouco sobre o nicho do cliente. Se possível, ser um Consultor de Negócios. 

 

Um abraço!

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Dezembro 2013

existe um outro problema que afeta principalmente as agência de marketing digital. Ser publicitario virtual praticamente virou moda, qualquer pessoa com um blog na mão já se considera um profissional especializado em marketing digital e acaba resultado exatamente no que você está falando

por Luis Galófaro J
Dezembro 2013

É verdade Antonio. Isso em muitas profissões ocorre, e na nossa talvez com maior frequência. E como lhe dar com essa questão? 

Vivemos uma realidade em que clientes aparecem já descontentes, e fica mais difícil convencê-lo de que nosso trabalho é sério.

Clientes que se tornam nossos parceiros, e até mesmo amigos, penso ser uma forma de ajudar nessa questão. Quem está começando e não tem clientes consolidados fica mais difícil.

Conteúdo relevante na web, penso ser outra forma.Mostrar que temos conhecimentos em alguma vitrine pode ajudar.

E quais outros caminho podemos percorrer, para sairmos dessa situação?

 

 

 

por Adriano_Almeida
Dezembro 2013

Obrigado Luis Galofaro,

Lendo seu post, lembrei de um video sobre empreendedorismo que vi ontem.

Acredito que muitos de vocês já tenham visto, mas vale a penar compartilhar; Vai (#agregarvalor) à discussão.

 

Lembrei desse video, pois também trata de simplicidade. Resumindo, é sobre um pipoqueiro de Curitiba que tem o foco de ser o melhor pipoqueiro e, a partir disso, foi criando seus diferenciais. Simples. Direto. Objetivo. Exemplar.
http://www.saiadolugar.com.br/empreendedorismo/pipoca-do-valdir-uma-licao-de-empreendedorismo/

Abs,

 

por Luis Galófaro J
Dezembro 2013

Adriano,

 

Excelente vídeo! Não conhecia. É realmente um exemplo de humildade, de simplicidade e de empreendedorismo sim.

O pipoqueiro pode ser mais feliz, mais realizado do que um grande empresário. 

Parece que a vida é simples, e a gente complica tanto...

 

 

Um abraço!

por Rafhael
Dezembro 2013
Luiz, gostei muito da objetividade do artigo, parabéns pela escrita. Concordo com muitos fatores e não discordo de nenhum! É sempre tão simples e tão complicado ao mesmo tempo: manter o foco, manter a visão, não parar de trabalhar e evoluir.
Tags