516 Usuários online agora
516 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

O que é e como usar o Google ValueTrack

O Google ValueTrack é um ótimo recurso quando queremos passar algumas informações das campanhas do Adwords em forma de parâmetros para a URL.

 

O ValueTrack são pequenas variáveis que você adiciona a sua URL de Destino, e o Google preenche essas variáveis automaticamente pra você no momento em que o usuário chega a sua página.

 

Digamos que a empresa UpSell (nome fictício), uma escola de idiomas online, precisa saber em sua URL qual a palavra-chave foi acionada em sua campanha no momento do clique, e qual o tipo de correspondência dessa palavra. No cenário normal, a empresa UpSell teria que criar uma URL diferente para cada palavra em sua conta, colocando essas informações manualmente, o que deixaria o trabalho extremamente longo, cansativo e sujeito a muitos erros. Com o ValueTrack, a empresa UpSell só precisa construir a URL uma única vez em seu anúncio, e o preenchimento será automático pelo Google.

 

Supondo que temos uma busca pela palavra "curso de francês online", temos os casos:

 

URL de uma palavra sem ValueTrack

http://www.upsell.com.br/curso-de-frances/?palavra=curso_de_frances_online&correspondencia=ampla

* Aqui o processo é manual, e será gerado uma URL para cada palavra da conta.

 

URL do anúncio com ValueTrack

http://www.upsell.com.br/curso-de-frances/?palavra={keyword}&correspondencia={matchtype}

 

Note que no segundo exemplo com ValueTrack, o valor {keyword} será preenchido pelo Google automaticamente no momento em que o usuário clicar no anúncio, com a palavra que foi acionada na campanha do Adwords, nesse caso com "curso de frances online", assim como a variável {matchtype}, receberá o preenchimento do tipo de correspondência, que nesse caso será a letra "b", denominação da palavra "ampla" em inglês, onde b = broad = ampla. Nesse caso, teremos a URL final de: 

 

http://www.upsell.com.br/curso-de-frances/?palavra=curso_de_frances_online&correspondencia=b

 

Nota¹: O ValueTrack preenche as informações exatamente com os nomes que estão na campanha, com espaços, acentuações e todo o resto devidamente codificado. O exemplo acima usa underline "_" ao invés de espaços para a palavra "Curso de Francês Online" apenas para caráter explicativo.

 

Nota²: Ao final do artigo constará o link para o material de apoio sobre o ValueTrack, onde é possível ver todas as variáveis existentes, e quais e como as informações aparecerão na URL.

 

Digamos que a empresa UpSell precise saber exatamente de onde veio cada usuário que realizou uma compra, eles então contratam uma ferramenta de CRM, onde uma de suas funcionalidades é registrar a URL de entrada do usuário caso ele realize uma compra. Esse é o caso perfeito para o uso do ValueTrack, pois será possível cruzar dados de campanha do Adwords com CADA usuário da base da UpSell.

 

A empresa poderia saber por exemplo, que o cliente José Almeida, que comprou o plano de R$ 99,90/mês, acessou o site através do Google, por uma campanha do Adwords, através da palavra "curso de francês online". Essas informações permitem otimizar a conta em um nível mais profundo, pensando principalmente no seu Retorno sobre Investimento (ROI).

 

Importante¹: O ValueTrack NÃO possui atualmente variáveis que passem o nome da Campanha ou do Grupo de Anúncios. Seguindo as boas práticas da ferramenta onde não devem haver palavras repetidas na conta, a sugestão é utilizar a palavra-chave e a fórmula PROCV() do Excel para resgatar a qual Grupo e Campanha a palavra pertence.

 

Importante²: O ValueTrack preencherá apenas a variável, o que significa que fica a seu critério definir o nome dos parâmetros da sua URL para identificar cada valor. Se você não especificar o nome de um parâmetro na URL, as informações ficarão todas juntas e poderão não fazer sentidos, como por exemplo:

 

Usando a mesma situação citada anteriormente, a URL:

http://www.upsell.com.br/?{keyword}{matchtype}{network}{device}

 

Se transformará em:

http://www.upsell.com.br/?curso_de_frances_onlinebgc (repare no final, "curso de francês online" + B + G + C)

 

Então é importante criar rótulos para cara variável. Você pode usar &palavra=, &plvr ou &keyword= para identificar a variável {keyword}, por exemplo. Fica a critério do que for melhor para você e sua empresa.

 

Importante³: Se você já utiliza Google Analytics ou se sua conta do GA possui integração com o Adwords, DE FORMA ALGUMA utilize o nome dos parâmetros com o mesmo nome utilizado pelos parâmetros do GA (&utm_term={keyword}, por exemplo). Ao fazer isso, você estará passando informações erradas e/ou duplicadas ao GA, fazendo com que seus dados fiquem inconsistentes. 

 

Fonte:

https://support.google.com/adwords/answer/2375447?hl=pt-BR

Sobre Leandro Martinez

Formado em Publicidade & Propaganda e trabalhando com Adwords há 10 anos, é Consultor PPC na Basta1Click. Integrou as principais equipes de performance atendendo clientes como Dell, Caoa, Sky, Credicard, Nextel, Fiat, Sadia, Citibank e outras, gerenciando milhões de reais em campanhas todos os meses. Ajudou no desenvolvimento de algumas ferramentas PPC e otimização de processos do dia-a-dia de grandes agências do mercado.

Comentários
por Gravity Principal Colaborador
Março 2014

Muito bom!

 

Bastante experiência no artigo - muitas dicas interessante!

 

 

"O ValueTrack NÃO possui atualmente variáveis que passem o nome da Campanha ou do Grupo de Anúncios. Seguindo as boas práticas da ferramenta onde não devem haver palavras repetidas na conta, a sugestão é utilizar a palavra-chave e a fórmula PROCV() do Excel para resgatar a qual Grupo e Campanha a palavra pertence."

 

Este problema sempre aparece realmente em sistemas que usam o ValueTrack - uma solução bem similar a sua que usei uma vez voi passar também o {creative}, que é um id único que identifica o anúncio e mantinha uma tabela separada que indicava para cada creative_id qual o grupo de anúncios e campanha pertence o anúncio - mas mesmo assim tem o problema de manter um banco de dados atualizado para poder resgatar o Grupo e Campanha.

 

Parabéns pelo excelente artigo!

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Março 2014

muito bom o artigo

por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Março 2014

Muito bom. Obrigado.

por Queila Ester C
Março 2014

Grande expert!

 

Meu irmão é trabalha no ramo de marketing há 2 anos, gostaria de partilhar com ele esta informação muito importante e expansiva... Eu tbm gostaria de saber melhor como posso utilizar o google Adsense, pois estou na fase inicial e preciso confirgurar melhor meu blog!

Recebi msg de anuncios sobre o curso de formação Adsense, vc saberia me informar alguma coisa sobre este assunto?

 

 

 

por leandrofm Principal Colaborador
Março 2014 - editado pela última vez Março 2014

Muito obrigado a todos pelos votos Smiley feliz

 

Queila, esse fórum trata de assuntos mais ligados ao Google Adwords. Para assuntos relacionados ao Google AdSense, recomendo que você visite a sessão de ajuda do Adsense, e o próprio fórum destinado a isso, ambos nos links abaixo. Na parte de ajuda tem bastante informação que pode te audar nessa fase inicial.

 

Fórum

https://productforums.google.com/forum/#!forum/adsense-pt

 

Ajuda

https://support.google.com/adsense/?hl=pt-BR#topic=3373519

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Tags