564 Usuários online agora
564 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

#PapoAdWords - Dicas gerais sobre gerenciamento de campanhas

     O bate papo de hoje é com uma dos PCs (Principais Colaboradores)  @Jane-Audrei que atualmente faz faculdade de Marketing e hoje trabalha em sua própria agência, a Madara. Vamos à entrevista:

 

  1. Jane, comente um pouco a respeito das suas experiências até o momento e sua área de atuação. 

     Autodidata é o que mais me define. Atualmente faço faculdade de Marketing. Sempre atuei nas empresas como Head de vendas. A partir de 2011 resolvi estudar web e fui freela nesse segmento. Em 2013 decidi focar todo o trabalho em Adwords já que alguns clientes de sites me pediram para fazer suas campanhas. E nesses dois anos faço somente isso. Hoje sou empenhada em fazer crescer minha agência Madara.

 

  1. Sabemos que a estrutura de uma campanha, que engloba a criação e organizacão de grupos de anúncios e até o uso de extensões de anúncios, impactam positivamente na performance de uma campanha. Na sua opinião quais atributos da ferramenta devem ser cuidadosamente trabalhados pensando em um melhor desempenho?

     O Adwords exige uma organização entre palavras chaves e grupos de anúncios. Antes da aplicação de qualquer recurso é necessário ter grupos de anúncios correlacionados com suas palavras chaves e anúncios. A distribuição disso impacta consideravelmente na relevância da campanha. São critérios que ajudam a ser um melhor competidor.

 

  1. No momento da criação da campanha, qual a sua dica para selecionar as palavras chaves e os lances para elas?  Que tipos de correspondências mais te agradam?

     Uso com muita frequência os tipos de correspondência de palavras-chaves. E reitero sua importância. Esse é um dos melhores recursos que há no Adwords para se atingir o público alvo da campanha.

 

     Sugiro ir adquirindo palavras com critério. Precisa analisar a meta da campanha e seu posicionamento no mercado e também na página do Google. Se o orçamento é limitado, solte as palavras aos poucos e tenha uma segmentação regional menor. Não adianta crescer a campanha em quantidade. É muito mais jogo crescer em qualidade e ir quantificando gradualmente, no caso dos orçamentos mais apertados.

 

  1. Quais relatórios você considera importantes para analisar o desempenho e também o retorno com o investimento no AdWords?

     Uso muito Analytics. Um relatório que recomendo bastante é o de Consulta de Pesquisa encontrado dentro do menu do Adwords em Aquisição. Fundamental para entender quem está clicando nos anúncios e definir melhor o acerto do público alvo. Outro para desempenho recomendo os de Funis de Pesquisa dentro do Adwords.

 

     Para verificar o retorno de investimento quando possível inserir um valor para uma conversão. Assim podemos fazer uso de alguns relatórios do Adwords como por exemplo valor da conversão por custo.

 

  1. Para encerrar o papo, poderia compartilhar conosco alguma "dica de ouro" do AdWords?

     Preocupe-se com o IQ  - Índice de Qualidade.  É uma métrica complexa, contudo é ela que sustenta uma conta Adwords.

 

--Fim-- Robô feliz

Sobre José Henrique E. Júnior

Paulista, nascido e criado no interior, fã de esportes (principalmente futebol) e apaixonado por internet e tecnologias que impactem nosso dia-a-dia. Meu objetivo na comunidade é aprender através da troca de conhecimentos e contribuir da melhor maneira possível sobre temas relacionados ao AdWords.

Tags