257 Usuários online agora
257 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

#PapoAdWords - Uma estrela em ascensão

Olá pessoal, 

 

     Para o #PapoAdWords de hoje convidei o Danilo, que é uma Estrela em Ascensão na Comunidade AdWords e vai contar um pouco da sua experiência com o AdWords, com a Comunidade e com sua agência. Vamos à entrevista: 

 

     Danilo Peres é fundador da agência R3|Fiude Marketing Digital e também possui um blog sobre marketing online, é um participante muito ativo na Comunidade e contribui diretamente na troca de informações e conhecimentos para o aprendizado de todos os membros. Vamos à entrevista:

 

  1. Danilo, quando foi o seu primeiro contato com o Google AdWords e qual foi a sua primeira impressão sobre a ferramenta? E o que mudou desde o primeiro momento até hoje?

     Meu primeiro contato foi a pouco mais de 6 anos, na época eu trabalhava para uma empresa que anunciava no Google e contratava algumas agências para desenvolverem esse serviço, passamos por algumas agências que não me agradaram e com o tempo comecei a aprender e fazer o trabalho para nós sem depender de Agências. À partir desse momento comecei a ver uma oportunidade no Adwords, foi então que abri a R3.

 

     Na época era bem precária a situação, principalmente para mim que havia iniciado em um mundo novo. Negativar palavras? Isso era meio utópico na minha visão mas fui aprendendo com o passar do tempo e com o aprimoramento da ferramenta muitas possibilidades acabaram se abrindo.

 

  1. Como você enxerga o mercado de publicidade online hoje e para onde estamos caminhando?

     Questão um pouco delicada… =) Particularmente vejo a publicidade online ainda como algo novo no Brasil, sinto em empresas mais jovens uma aceitação muito grande e empresas de maior tempo uma aceitação quase nula ainda. Acredito que o Brasil está engatinhando nessa modalidade online e ainda tem muito tempo para amadurecer. Isso é ruim por um lado mas muito positivo por outro, pois acredito e muito que esse mercado ainda tem muito a crescer e irão surgir muitas ideias revolucionárias.

 

  1. E como você enxerga o segmento de agências no Brasil? Quais são as principais barreiras e também os desafios encontrados nesse segmento?

     Falando das grandes Agências vejo que já existe um caminho pré definido por elas no Brasil mas para a pequena e média ainda ficam questões no ar. Falando mais das pequenas ainda tem um caminho longo a trilhar pois a inserção no mercado é um pouco difícil. Faltam métricas e diretrizes para um bom trabalho, talvez um código de ética que poucas se preocupam. Ao mesmo tempo observo que essas poucas que tem se preocupado vem ganhando espaço aos poucos, espaço esse mais sólido e coerente que irá ajudar as pequenas agências a se estabilizar em um futuro próximo.

 

  1. Pensando na rotina do trabalho desenvolvido na sua agência, quais são as competências essenciais no dia a dia de uma agência?

     Foco, determinação, sede de conhecimento e profissionalismo, acredito que sejam algumas das principais que toda a agência deve se preocupar. Um bom atendimento e um bom trabalho desenvolvido já acredito ser o mínimo que a agência deva prestar, buscar uma excelência em seu atendimento desde o fechamento do contrato, porém, mais importância na continuidade desse trabalho, sempre com feedbacks e destreza nas campanhas. Esse deveria ser o foco das agências.

 

  1. Danilo, você tem uma participação bastante ativa na Comunidade AdWords. O que você pode nos contar sobre suas experiências com a Comunidade?

     A Comunidade tem se tornado aqui na Agência um braço em nossos esforços de melhoria contínua. Participar de Hangouts já é lei interna e acabo tirando tempo até no final de semana para entrar e ver se alguém está precisando de ajuda. Sinceramente acaba sendo um vício bom pois tenho encontrado e conhecido pessoas excelentes, apesar de uma comunidade onde a maioria são outras Agências ou Profissionais Autônomos prestando esse serviço a concorrência não existe por lá. E quando falamos em Comunidade é de fato em sua essência se tornando uma família.

 

     Hoje tento ajudar o máximo possível mas posso dizer que mais de 50% do que hoje sei foi aprendido na Comunidade. Tento ouvir e ler mais do que responder pois tratamos com casos do dia a dia que nenhum tópico de ajuda pode realmente te ajudar.

 

  1. E quais são suas dicas em relação à otimização da estrutura de uma campanha para quem está dando os primeiros passos com o AdWords?

     A primeira questão é entender a estrutura do Adwords, diferenciar Campanha > Grupo > Palavra e com isso definir uma estratégia de como irá trabalhar: campanhas separadas, grupos separados, etc.

 

     Para cada produto crie um grupo diferente. Assim poderá ter palavras-chave apenas daquele produto e poderá direcionar o anúncio sobre esse produto específico. Isso irá chamar mais atenção de quem está procurando.

 

     Após ter essa estrutura feita, trabalhar com os detalhes: direcione o link deste clique já para a página do produto específico, trabalhe todas as extensões possíveis (sitelinks, local, chamada, etc.) e se preocupe muito com a negativação de termos para essa campanha. Uma ótima dica seria antes de iniciar jogar essas palavras no Planejador de Palavras e já negativar os termos que não julga importante e o principal de tudo: mensurar, mensurar e mensurar. Cada alteração ou estratégia precisa ser acompanhada de perto pois não adianta criar uma campanha e simplesmente deixar lá.

 

Fim. Robô feliz

 

Sobre José Henrique E. Júnior

Paulista, nascido e criado no interior, fã de esportes (principalmente futebol) e apaixonado por internet e tecnologias que impactem nosso dia-a-dia. Meu objetivo na comunidade é aprender através da troca de conhecimentos e contribuir da melhor maneira possível sobre temas relacionados ao AdWords.

Tags