390 Usuários online agora
390 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Posicione e cresça sua marca com o AdWords

Ao contrário do que muitos pensam, campanhas de branding não são um "gasto de dinheiro" e sim um investimento a longo prazo. Com as ações de branding conseguimos monitorar o posicionamento da marca no mercado e o crescimento ao longo do tempo, influenciar indiretamente nas conversões das outras campanhas e provocar um melhor engajamento entre o seu potencial cliente e a sua loja/serviço.

 

Campanha institucional é a mesma coisa de campanha de branding?

 

Teoricamente, não. Porém para pequenos anunciantes cujo investimento é bem restrito, as campanhas de branding acabam se iniciando junto com as institucionais. Isso é errado? Não! O único cuidado que se deve tomar é não misturar campanhas de display com campanhas de pesquisa, isso não só em campanhas de marca, mas em qualquer campanha que for estruturar na conta.

Campanhas de branding: tem a função de divulgar em massa seu produto/marca, com ou sem a requisição do usuário e com forte presença na Rede de Display.Geralmente são virais e se fixam na mente do usuário até que em um outro momento ele procure mais sobre a marca e efetue e conversão de usuário para cliente.Uma comparação básica a ser feita é que elas são (teoricamente falando) a parte de ataque da conta.

Campanhas institucionais: estão presentes para reforçar a marca quando o usuário for procurar mais sobre o seu produto/marca, com forte presença na Rede de Pesquisa. Influenciam indiretamente o tráfego orgânico e posiciona a marca diante dos concorrentes. A comparação básica a ser feita é que elas são (teoricamente falando) a parte de defesa da campanha.

Infográfico Geral de Contas médio e pequeno porte

 

Quais configurações a campanha de branding devem ter?

 

Inicialmente as campanhas de branding não se diferenciam pelas configurações e sim pelo planejamento.

A raiz de tudo é o investimento, pois só com o valor definido podemos aplicar nas configurações escolhendo CPM ou CPC, Rede de Pesquisa e/ou Rede de Display, limite diário entre outros.

 

 

Quanto devo investir para divulgar minha marca?

 

Essa é uma resposta que varia de segmento e cliente, você pode optar por um investimento fixo, por margem de lucro, porcentagem entre outras modalidades. Esse artigo poderá te ajudar a definir a verba inicial da conta inteira e após isso você poderá definir a verba da campanha de branding.

 

 

 

Dica Me Gusta

Dica: Definir uma porcentagem para cada tipo de ação é uma boa saída para quem precisa de ações rápidas e descomplicadas. Comece com uma pequena porcetagem para branding, ex: 10% do investimento total.

 

 

 

Qual método de custo por clique que devo escolher? CPC ou CPM?

 

Os dois métodos são ótimos para branding, embora que para campanha institucional é mais comum usar CPC já que é mais presencial na rede de pesquisa. Caso não tenha intenção de retorno em momento algum da sua campanha, o CPM pode ser uma ótima pedida, pois em alguns box de textos CPM tem "prioridade" quando impresso na página, sendo mostrado apenas o box com o texto da sua marca. Mas se sua estratégia é de expansão da marca, porém para vendas, recomenda-se usar o CPC.

 

 

Qual rede é ideal para campanhas de branding e campanhas institucionais? 

 

Você pode usar tanto a Rede de Display do Google quanto a Rede de Pesquisa para ambas campanhas.

O mais recomendável é que para campanhas de branding, utilize-se a Rede de Display por ser mais exposta e não é necessária requisição direta do usuário.

Para campanhas institucionais, é recomendado que use a Rede de Pesquisa, para que seja um complemento a busca orgânica.

 

 

Como analisar a performance das minhas campanhas?

 

As métricas para analisar o desempenho dessas campanhas não são as mesmas que utilizamos para mensurar as ações diretamente rentáveis e que exigem um ROI mínimo. Nas campanhas de branding é mais notável o número de impressões, pois é o público que você está atingindo. É importante observar também o impacto do branding em outras áreas do site, como taxa de conversão, aumento de metas, melhora na receita entre outros.

Nas campanhas institucionais, é importante observar como está a procura da sua marca. Se você está entrando no mercado agora, é primordial que você tenha uma campanha institucional, porque a maioria das buscas relaciona-se a confiabilidade do site - "[site] é confiável?", isso é normal, pois o usuário nunca ouviu falar do seu site e isso gera uma desconfiança comum. Mas com as ações de branding, o usuário tem um engajamento maior com a marca criando confiança e usa a busca para saber mais da empresa como um dos fatores para decisão de conversão.

 

Expanda agora sua marca:

 

Sobre Renan Baret

Sul-mato-grossense, gosto de viajar e sou aficionado pelo segmento de educação. Acredito no poder das comunidades em desenvolver uma base de conhecimento sólida e no compartilhamento de informações para o crescimento igualitário. :D

Comentários
por Simone O
Novembro

https://www.google.com.br/aclk?sa=l&ai=DChcSEwiJ4KKb9q7XAhWCB5EKHa0sAnIYABAAGgJjZQ&ae=1&sig=AOD64_2k...

https://www.escortgoo.com/

já denunciei 3 vezes e nada ainda...

site de acompanhantes o google está liberando.... será q tenho q entrar em contato com o google internacional?

Tags