1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google Meu Negócio
Aprenda com artigos escritos por nossos usuários especialistas
star_border

Problemas com o Código de Verificação

 

Esse artigo foi escrito para ajudar ao usuário a proceder corretamente durante o período que vai da solicitação do código até o recebimento deste.

 

Os problemas mais comuns relatados são:

 

  • Código não chegou
  • Solicitei o código várias vezes, mas sempre que chega está inválido
  • Solicitei apenas uma vez e o código que recebi estava inválido
  • Não posso receber meu código por e-mail ou telefone ?

 

É muito importante conhecer as regras relacionadas aos códigos de verificação, pois isso torna mais fácil saber o que fazer diante das situações mais comuns que poderão ocorrer.

 

Importante: Aqui nos referimos aos problemas que podem ocorrer entre a solicitação do código de verificação e o recebimento deste pelo usuário, mas na realidade o processo se encerra quando ocorre a inserção desse código e a verificação é concluída.

 

Prazo para recebimento do código de verificação

 

Após a solicitação do seu código, você deverá aguardá-lo por 30 dias corridos.

Caso você não o receba dentro desse prazo, deverá solicitar outro.

 

Obs: É preciso ter cuidado com o conceito de ' recebimento do código ', pois isso pode gerar confusão e problemas de atrasos no seu processo de verificação. Recomendo que você priorize a conclusão da verificação, não apenas o recebimento do código, pois se você receber o código dentro do prazo previsto e não proceder com a verificação, poderá perder o prazo de validade do código e quando for tentar concluir o processo não conseguirá, pois o código estará inválido e será necessário pedir outro.

 

O que diz ao Google que você recebeu o código é o fato de você tê-lo inserido no local apropriado e solicitado a confirmação. Enquanto não fizeres isso, será como não o tivesses recebido.

 

Porque 30 dias ?

O prazo de validade do código, contado a partir de dua solicitação, é de 30 dias, após isso estará inválido, não adiantará esperar mais, pois caso chegue, já chegará inválido.

 

Não adianta ligar para o suporte ?

Nesse caso de não recebimento de código, o suporte não poderá ajudar em nada, pois, ser capaz de receber o código pelos correios é uma exigência do Google para considerar o seu local como elegível a ser verificado.

 

O que pode invalidar um código de verificação ?

É importante saber que algumas ações podem invalidar um código de verificação já emitido ou já recebido, mas que ainda não foi aplicado.

 

Conheça as ações que podem invalidar o seu código de verificação:

 

1 - Solicitação de um novo código

A solicitação de um novo código antes de ter aplicado um código que já tinha sido solicitado e até mesmo recebido ( mas não tenha sido aplicado ).

Explicação: Um código é único e intransferível, logo, não poderão haver dois códigos válidos para um mesmo local, assim sendo, se você solicitar um código deverá esperá-lo ou esperar vencer o prazo máximo de espera recomendada, que é de 30 dias … mas se você resolver pedir outro dentro de um prazo menor, essa nova solicitação cancelará automaticamente o código que você estava esperando e caso esse chegue, não poderá ser mais aplicado, pois estará inválido.

 

2 – Alteração de dados do local antes da aplicação do código de verificação

Enquanto você espera pelo seu código, se alterar dados de cadastro do seu local, o seu código também será invalidado automaticamente.

Explicação: Quando você cadastra o seu negócio no Google Meu Negócio, estará marcando o local da sua empresa em um mapa, e será gerado um código para a verificação desse local, desse endereço … caso você altere esse endereço, o Google entenderá que o código anterior não tem mais razão de ser, pois o endereço mudou … e por isso o código anterior será cancelado e uma nova solicitação será necessária.

Inclusive, após alterar o endereço conforme citado acima, ao final aparecerá uma caixa para a solicitação de um novo código.

Se você alterar o endereço não poderá voltar atrás, caso tenha chegado até essa caixa para solicitação de novo código, pois nesse ponto o código anterior já terá sido cancelado.

Atenção

A solicitação do código inicia a fase de espera do usuário e vai até o momento em que esse usuário insere o referido código de verificação na página … enquanto o código não é inserido na página para a conclusão do processo de verificação, deve ser considerado como não tendo sido recebido.

Se você receber o código não o guarde em uma gaveta, use-o o mais rápido possível na verificação do seu local, pois esse código, mesmo após recebido pode se tornar inválido, pois o prazo de validade do código é de 30 dias, outra coisa, se após receber seu código você editar os dados do seu local antes de ter concluído a verificação, o seu código também será invalidado.

Portanto, após receber seu código, conclua o processo de verificação o mais rápido que puder.

 

Explicando situações:

 

1 – Meu código não chegou …. e agora ?

R: Não se desespere, isso acontece muito. Extravios de correspondências ocorrem com mais frequência do que imaginamos. De qualquer modo, procure identificar e eliminar obstáculos ao recebimento de seu código, você, melhor do que ninguém, conhece onde deve atuar para facilitar o recebimento do seu.

 

2 - Solicitei o código várias vezes e sempre que chega está inválido.

R: Conforme informado anteriormente, sempre que se solicita um novo código você invalida o anterior de forma automática … devido a essa regra, se você não administra os prazos, entrará num ciclo de recebimento de códigos inválidos e solicitações, que invalidarão, sucessivamente, o código que chegaria válido. E dessa forma nunca conseguirá receber um código válido.

Por isso é recomendável que anote em uma agenda ou calendário a data da solicitação e a data limite, pois assim ficará bem mais fácil administrar esse processo.

 

3 - Solicitei apenas uma vez e o código que recebi estava inválido

R: Nesse caso podemos supor que o prazo de recebimento foi superior a 30 dias após a solicitação, ou, alguma edição foi feita nos dados do local que se desejava verificar .

Relembrando, se um usuário edita os dados de um local, para o qual se está aguardando o código para verificação, automaticamente o código solicitado se tornará inválido. Não é por ação humana que a invalidação ocorre, é o próprio sistema que aplica essa regra.

 

4 – Posso receber o código por e-mail ou telefone ?

R: Não. Para quem está verificando um local pela primeira vez, o recebimento do código de verificação por meio postal é uma exigência, logo não existe a possibilidade de recebimento do referido código por outros meios.

A verificação postal se faz necessária por ser este um processo de verificação de local. Não se pode verificar um local físico por e-mail ou ligação telefônica.

 

Conclusão - Recomendações Finais

Antes de solicitar seu código procure estar ciente de tudo o que foi apresentado aqui nesse artigo, que foi escrito pensando em ajudar ao usuário a conseguir verificar o seu negócio sem cometer os erros que são tão comuns e que são cometidos porque certos detalhes não são conhecidos.

 

Espero que esse artigo seja útil para você, mas se precisar de mais ajuda sobre esse ou outros assuntos relacionados ao Google Meu Negócio, não tem problema, é só deixar suas perguntas na comunidade que algum colaborador irá tentar ajudar.

 

Nos vemos na comunidade.

 

Sobre Deyson Thome

Sou usuário Linux adepto ao compartilhamento de conhecimentos. Formado em Análise de Sistemas e Gestão de Marketing. Sou 1º DAN de Kendo pela Federação Japonesa. Apaixonado pela Google, uma empresa que é uma inovadora incansável e eu não poderia estar fora desse ambiente de aprendizado e crescimento. A Google gera desenvolvimento e progresso, para pessoas e lugares e eu amo isso.

Comentários
por KALBERTY
Março

EU JÁ RECEBI 3 CÓDIGOS DE VERIFICAÇÃO E OS 3 ME RESPONDERAM:"CÓDIGO INVALIDO" E NÃO TENHO MAIS CHANCES DE TENTAR DE NOVO, PORQUE AS MINHAS 3 TENTATIVAS JÁ SE ESGOTARAM, POXA EU ESTOU É MUITO NERVOSO COM ESSE TAL DE CÓDIGO QUE EU COLOCO 100% COMO ESTÁ ESCRITO E NADA. ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM ESSE PROBLEMA ? MEU NOME É CARLOS ALBERTO SIMÕES FILHO. CELULARES DE CONTATOSSmiley triste21) 9 9353-8310. OU O  9 8827-0553(WHATSAPP). O NOME DA MINHA EMPRESA É "RECEPÇÃO CIRCENSE PARA FESTAS E EVENTOS"

por Colaborador_SP
Março - editado pela última vez Março

@KALBERTY

 

Conforme o artigo, você os solicitou em prazo menor que 30 (trinta) dias?

 

Por favor, se possível edite sua mensagem excluindo os números e transfira para o

Fórum "Verificação".

 

Desde logo agradecemos.

 

Saudações de SP.

por Sandro N
Março

Amigo sei que sua intenção foi a melhor das intenções, mas de fato não explica o que fazer quando o código não chega!

"1 – Meu código não chegou …. e agora ?

R: Não se desespere, isso acontece muito. Extravios de correspondências ocorrem com mais frequência do que imaginamos. De qualquer modo, procure identificar e eliminar obstáculos ao recebimento de seu código, você, melhor do que ninguém, conhece onde deve atuar para facilitar o recebimento do seu.""

 

Brincadeira né? 

por Leo Braz
Abril - editado pela última vez Abril

Oi, @Sandro N! Tudo bem?

 

Conforme descrito no artigo do @Deyson T, o código de verificação tem a validade de 30 dias. Espere este prazo até pedir outro porque a solicitação de um novo código invalidará o que está, possivelmente, a caminho. Alterações nos dados também podem invalidar os códigos já despachados. Fique atento!

 

Espero ter ajudado.

 

;-)

por Deyson T Principal Colaborador
Abril

Olá @Sandro N

 

Extravios acontecem de fato. As vezes a pessoa solicita o código e por algugm motivo não recebe ... já tive clientes que precisaram monitorar o recebimento das correspondências devido ao tipo de local onde o negócio estav instalado.

 

Recentemente, após uma segunda solicitação, uma cliente precisou atuar no sentido de evitar problemas no recebimento, após orientação minha e conseguiu receber o código.

 

Costumo orientar com base em experiência própria de acordo com a vivência que possuo o uso desta solução ou com base na experiência de outros colegas aos quais consulto quando necessário.

 

Eliminar barreiras ou situações que possam gerar extravio pode ser uma necessidade para alguns usuários.

 

No mais espero que o artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco sobre como proceder na solicitação do código de verificação.

 

Att 

por Deyson T Principal Colaborador
Abril - editado pela última vez Maio

No caso do @KALBERTY

 

Ou os códigos chegaram após 30 dias ou ele pediu novos códigos sem controlar os prazos e com isso entrou na situação de invalidação sucessiva.

 

Conforme solicitação do @Colaborador_SP, recomendo a remoção dos dados pessoais inseridos na  postagem.

 

Att

por Rodiclei s
Abril

Gosto muito de ficar atualizado com as novidades que a google oferece! uma grande ferramenta para o meu negócioe procuro colaborar sempre para a melhoria da google.

por Norting N
Maio

muito boa todas as suas digas, foi de grande valia para mim, estou esperando meu codigo aqui ansioso pra ativar minha empresa no google, muito obrigado 


por Docctor M
Quarta-feira

Bom dia Deyson.

Estou com seguinte problema.

Temos um hospital e uma clinica no DF e gostriamos de divulgar no google e responder os comentários, porém, quando vamos responder ou acessar o google meu negocio para realizar o anuncio no google, não é permitido nem comentar ocmo proprietario da pagina e nem anunciar devido não termos o e-mail e senha de criação da conta Google.

foi pedidodireito de propriedade onde apareceu uma mensagem informando que iria ser encaminhado ao e-mail (que aninguém conhece) o direito de propriedade e se caso não houvesse resposta, seria encaminhado o acesso no nosso e-mail  (mkt***med@gmail.com), fato este que não chega e nem dá o acesso.

1) gostariamos de identificar o e-mail que foi aberto a conta google para o nosso Hospitala,

2) gostariamos de ter o acesso e propriedade deste, ou devemos criar outro?

3) precisamos para anunciar no google. Aguardo.

Obrigada pela atenção.