835 Usuários online agora
835 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Prospecção - Novos Clientes

Bom dia pessoal! 

 

A idéia do artigo é, na verdade, abrir um novo tópico, com troca de experiências. Focar na meta ousada de 5 milhões de PME's no Brasil. Será que, em colaboração, podemos atingir uma parte desses potenciais clientes?

 

 Começaremos com algumas dicas nos tópicos abaixo, e espero que possamos elevar nosso conjunto com novas idéias.

 

REGIONALIDADE

 

Já pensaram em prospectar apenas na sua região (bairro/cidade)? Ou mesmo adotar uma região e focar no trabalho? 

 

No final do ano passado, adotamos essa estratégia e surgiram algumas observações a se destacar;

 

 A primeira é o ganho de tempo sem deslocamentos, tanto do cliente como da agência. Poderiam dizer que a tecnologia está para otimizar isso, mas observamos que, ainda, muitos empresários preferem reuniões presenciais.

 

 Outra questão observada foi, que quando atendemos alguém do mesmo bairro, o cliente se sente mais seguro. Sabe que fica fácil ir até a empresa, discutir pontos estratégicos, dar novas idéias do seu negócio, explorar novas ferramentas, etc.

 

  Sem falar na questão das amizades em comum. São gratas as surpresas de amigos que reencontramos e clientes que tem amigos em comum. Vivemos algumas experiências nesse sentido, pois nossa agência é no bairro que nasci e moro até hoje.

 

Tem também a questão do bairrismo. Muita gente ainda prefere prestigiar o comércio local, do que fechar negócio em outros locais.

 

Pensando em regionalização, mais a frente, no tópico de parcerias vamos tratar de uma idéia que poderíamos adotar em conjunto.

 

 

PARCERIAS

 

Quem poderia ser um parceiro nosso de prospecção?

 

Atualmente, fechamos com uma empresa de telefonia. Dividimos tudo, tarefas, despesas de campanha e receitas. O modelo adotado foi o seguinte;

 

O cliente não paga absolutamente nada, somente os leads.

 

Empresa de Telefonia;

-Absorvem o custo da equipe comercial, que já existe;

-Ficaram com a responsabilidade de instalar uma linha telefônica gratuitamente para o cliente. --Monitoram todas as ligações, para contagem de leads;

-Metade do custo de investimento de campanha; (Inicialmente 500 reais por cliente, sendo 150 o cupom de desconto, 175 empresa de telefonia/ 175 agência. (o valor pode se adaptar a cada cliente, com prazos maiores ou menores da campanha)

 

Agência;

-Absorve o custo de Setup da Campanha;

-Metade do custo de Campanha;

-Monitoramento do site (leads por formulário)

 

 

 

Outro modelo que pensamos, é em relação a prospectarmos em conjunto (agências). Quem sabe investirmos em outras mídias? Conheço algumas empresas de mídia off-line com preços bem interessantes. Poderíamos dividir o investimento e divulgar em conjunto. Algumas mídias ficam inviáveis individualmente, mas em conjunto perfeitamente possível.

 

Voltando em regionalização, poderíamos amadurecer a idéia de regionalizarmos clientes. Sei que é difícil formarmos um grupo coeso, mas penso que em grupo nossos resultados seriam melhores do que individualmente;

 

 

OUSADIA

 

Temos que ousar? Se acredito em determinado nicho, por que não ousar?

 

 

Aqui, trabalhamos com dois caminhos. Incubamos novos negócios, e investimos nos negócios que acreditamos.

 

Incubadora

Uma pessoa entra como colaboradora do negócio

(funcionária). Ganha uma bolsa-auxílio e aos poucos, salário+comissão. Quando o negócio ganha corpo e fica saudável, essa pessoa passa a ser sócia de metade do negócio, que sai da incubadora para o escritório próprio. Nasceram já 3 empresas da incubadora.

 

Investir em clientes

O outro caminho, é investir em um negócio. Com os devidos cuidados, determinamos uma verba de 500 de investimento (150 +350) para um nicho e empresa que acreditamos. Prazo de 15 dias da campanha.

Investimento- Setup e 350.

Penso ser muito pequeno o risco. A chance de dar certo é maior.

 

 

Espero que esse tópico se fortaleça com novas idéias. O conceito é bem simples, dividir para multiplicar.

 

Sobre Luis Carlos Galofaro Junior

Quem sou eu? Resposta que estou buscando faz algum tempo, em algumas etapas existenciais. Mas já compreendo que as coisas mais valiosas da vida existem eternamente nos pequenos momentos, pequenos gestos e sentimentos, que podemos cultivar todos os dias. Em constante aprendizado.

Comentários
por Deyson T Principal Colaborador
Março 2014

Eu já trabalho nesse esquema, é o meu projeto para equenas empresas. Trabalho com um combo promocional, fiz o projeto ano passado, esse ano conclui, montei folder, cartão, convidei um ajudante, publicitário em formação e estou fazendo a prospecção oferecendo o combo promocional: site-domínio-hospedagem-adwords - já fiz alguns clientes mas caio em campo mesmo em Março.

Tags