853 Usuários online agora
853 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Relatório de Acompanhamento Diário. Você faz?

Você faz controle diário da verba do seu cliente ou simplesmente configura um investimento diário no Adwords e deixa a ferramenta trabalhar sozinha?

 

Já ouvi histórias de gestores de contas que, por engano, colocaram um "0" a mais no orçamento diário e, como não faziam um acompanhamento diariamente, só na hora de fazer o relatório mensal, foram notar que o orçamento mensal do cliente tinha acabado em apenas 2 dias de campanha. Smiley surpreso

 

Essa é uma situação bem complicada e pode colocar em risco o emprego de muita gente.

Para que isso não aconteça NUNCA com você, é importante que seja feito um acompanhamento diário da verba.

 

O Adwords tem uma opção que se chama "Relatório de Clientes". Mas eu acho que ela é muito mais para nós gestores, já que nos fornece apenas "números" e os números sozinhos não dizem nada para a maioria dos clientes. É necessária uma análise, sugestão de soluções, gráficos e isso só será possível com nosso empurrãozinho.

 

relatorio-cliente.jpg

 

Eu uso o Relatório de Clientes para envio diário do desempenho da conta ou de campanhas específicas, sempre referente ao dia anterior, para, assim, ter o controle diário de verba, ter visão de como anda o desempenho da conta e, assim, tomar decisões em "tempo real".

 

Para isso, almento diariamente um arquivo bem simples em DOCs (Google Drive) - ou pode ser até em Excel - com as principais métricas onde faço esse acompanhamento diário.

 

Exemplo de relatório diário

relatorio-de-cliente.jpg

 

Como gerar esse relatório?

Em Minha Central de Clientes, clique em "Relatórios de Clientes", depois em "Criar Relatórios".

Existem muitas opções de relatórios, mas para o caso deste Artigo, a opção que eu indico é a de "Desempenho da Campanha", da qual, utilizo a média para o meu relatório.

 

ScreenHunter_42 May. 22 01.22.jpg

 

Você pode escolher o formato que você vai querer exportar o relatório. Eu escolho sempre Excel.

Aí, você vai escolher o período. Como estou fazendo esse acompanhamento diariamente, escolho a opção "Ontem", seleciono as campanhas que desejo, as colunas "Cliques", "Impressões", "Pos. Média", "CTR", "CPC médio", "Custo", "Pos. média" e "Conversão", que são as que eu preciso para este momento.

 

ScreenHunter_43 May. 22 01.26.jpg

 

relatorio-de-clientes-adwords.jpg

 

 

 

Para finalizar, vou programar o envio de e-mail pra que a ferramente envie esse relatório todos os dias e eu não precise ficar indo na ferramenta para ver esses dados. Se é outra pessoa que faz esse controle, ela precisa ter o e-mail cadastrado na conta, ok?

 

ScreenHunter_46 May. 22 01.31.jpg

 

Clique em "Criar" e pronto. Seu relatório de acompanhamento diário está criado e será enviado aos e-mails escolhidos todos os dias e estará na caixa de entrada na hora que você chegar na agência.

 

Lembrando que existem diversos outros tipos de relatórios que é possível conseguir com essa ferramenta, mas no caso deste Artigo, estou falando sobre relatórios de acompanhamento diário, indicado para não nos perdemos na verba diária do cliente, já que nem sempre o Google consome toda a verba ou pode passar até 20% a mais dela e, principalmente, para que erros sejam percebidos mais rapidamente.

 

Algumas pessoas fazem análise semanalmente, quinzenalmente e até mensalmente, mas eu, particularmente, prefiro e recomendo fazer análises e otimizações diárias, pelo menos para contas novas ou até que você consiga atingir o seu objetivo e a conta fique estável, sem muitas oscilações.

 

Para dicas de otimização, recomendo este tópico, onde ensino como utilizar a segmentação "Topo x Outro".

 

Sobre Cecilia Dantas

Publicitária, pós graduada em Marketing, heavy web user, focada em Marketing Digital e Links Patrocinados.

Comentários
por AntonioMuniz Principal Colaborador
Maio 2014

oi Cecilia o artigo não entrou

por Cecilia Dantas
Maio 2014

Agora deu @AntonioMuniz !! Smiley muito feliz

por JurandirGustavo
Maio 2014

Parabéns pelo artigo Cecilia, muito bom mesmo. Com certeza vai ajudar muitos Anunciantes. Eu particularmente uso essa Ferramenta de Relatórios quando vou apresentar os resultados mês a mês, porém tem esse fator do acompanhamento da verba.

 

Além do relatório, também costumo verificar manualmente algumas contas e fiz um cálculo para quando o saldo estiver a 10 dias de acabar Smiley feliz

por DaniloSPeres Estrela em Ascensão
Maio 2014

Cecília, muito bom, gostei! =)

 

Parabéns!

por Caio A Funcionário do Google
Maio 2014

Cecilia, muito bacana o artigo! Vai ser bastante útil pra agências e usuários de MCC em geral! Smiley feliz Hoje ele deve pintar no Facebook e Twitter do AdWords.

 

 

Tags