637 Usuários online agora
637 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Relatórios do Adwords com Google Data Studio

O Google possui uma ferramenta (ainda em beta) que gera relatórios automaticamente com base em qualquer fonte de dados, seja banco de dados, Google Analytics, Adwords, planilhas dentre outras. Chama-se Data Studio.

 

Existem várias formas de fazer relatórios e dashboards, quanto mais automatizados forem, melhor. Afinal de contas o tempo é o recurso mais caro tanto pessoalmente quanto profissionalmente. 


data studio.PNGExemplo de relatório padrão do Adwords

https://datastudio.google.com/open/0B_U5RNpwhcE6ckdmZEJ0ZDJXUnM

 

Esse relatório padrão do Adwords (link acima) é bastante simples de ser feito e não requer conhecimento de programação. Se quiser utilizar outros recursos precisa explorar os tutoriais em vídeo ou artigos, mas de forma geral esse panorama inicial já provê uma boa gama de informações diretivas.

 

1. Comece acessando datastudio.google.com com seu login. Em seguida clique em Fontes de Dados.


1.PNG

 

2. O segundo passo é selecionar o Google Adwords e autorizar o Data Studio a pegar dados da sua conta. 

2.PNG

 

3. Escolha dentre as suas contas qual deseja fazer o relatório. Com isso você pode fazer vários relatórios diferentes para clientes dentro da sua MCC.

 

3.PNG

 

 

4. A primeira parte foi feita, agora você já pode usar dados do Google Adwords para gerar seus relatórios. Agora volte para a página inicial e clique no [Sample] AdWords Overview Report - não se preocupe com os termos em inglês, você pode mudar o texto para português quando quiser.

 

Você verá exatamente o mesmo modelo do link que passei acima. Basta clicar no botão Usar Modelo no canto direito.

 

4.PNG

 

Vai aparece esta caixa para você selecionar a fonte de dados (o que fizemos antes). Simplesmente clique e escolha Google Adwords.

 

5.PNG

 

 

6.PNG

 

 5. Pronto! Você tem um relatório personalizável atualizado automaticamente. Incrivelmente mais fácil do que fazer um dashboard do zero pela planilha do Google Drive. É possível compartilhar exatamente como uma planilha, escolhendo quem pode editar ou apenas visualizar.

 

É bastante útil quando se têm vários clientes e precisa de um modelo padrão com agilidade de atualização.

 

Aproveite e boa sorte!

 

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por Vitor H
Fevereiro

Bacana a ferramenta.

 

Dei uma fuçada de leve. Espero que em breve o Google libere a mesma.

 

Valeu a dica.

por Carlos Galves
Fevereiro

Olá pessoal.

 

Antes aqui na Agência fazíamos todos os relatórios manualmente, a ferramenta descomplica tudo, uma vez que toda a estrutura do relatório já está pronta, tudo fica automatizado.

 

Abs

por Leonardo P
Julho

Muito bom o tutorial.

 

por Nuno-Mota Principal Colaborador
Julho

O data studio poupa horas e horas de elaboração de reporta que muitas vezes so servem para os gestores da conta. Pena ainda não estar integrado por exemplo com o facebook, mas que com algumas ferramentas terceiras com integração de planilhas tudo fica possível!

abraco e long life to data studioSmiley feliz

Tags