757 Usuários online agora
757 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Segmentação Geográfica: termos de localização em palavras-chaves

Existe um recurso dentro da plataforma Adwords que nos permite determinar em quais regiões geográficas, queremos exibir nossos anúncios.

Esta função pode ser programada em Configurações de Campanha  > Locais.

Em paralelo a esta configuração, temos uma outra função, onde podemos determinar qual será o público alvo atingido.

Em Opções de Local (avançado) temos três categorias a escolher:

  • Pessoas pesquisando, visualizando ou que estejam em páginas sobre minha região de segmentação (recomendado e opção padrão).
  • Pessoas em minha região de segmentação.
  • Pessoas pesquisando ou visualizando páginas sobre minha região de segmentação

A intenção neste artigo é apresentar um conflito que podemos encontrar, quando adicionamos termos de localização em nossa lista de palavras-chaves.

  

Sabemos que, para nossa segmentação funcionar, nossos termos de localização devem fazer parte da área de segmentação de nossa campanha. E aí que podemos encontrar um conflito:

 

Vamos analisar este caso:

 

Um cliente da nossa agência, possui uma imobiliária em Aldeia da Serra - São Paulo/SP.

Nossa área de segmentação regional é São Paulo - Estado.

Nossa lista de palavras-chaves abrange termos como: condomínio aldeia da serra// imoveis aldeia da serra// imobiliária aldeia da serra// aldeia da serra imoveis// aldeia da serra imobiliária e outras.

 

Logo temos duas possibilidade de combinação de palavras-chaves: aldeia da serra imoveis e imoveis aldeia da serra. Com o passar dos dias, constatamos que, quando a palavra-chave terminava com o termo de localização, os anúncios não eram exibidos. E quando a palavra-chave tinha o termo de localização no início da palavra-chave o anúncio aparecia.

 

Exemplo:

aldeia da serra imoveis (termo de localização + palavra-chave) - Anúncio era exibido.

imoveis aldeia da serra (palavra-chave + termo de localização) - Anúncio não era exibido

 

Logo notamos que a ordem dos termos de  localização nas palavras-chaves influenciava na exibição dos anúncios.

 

Nas telas-exemplo abaixo, podemos ver como a plataforma interpretou estes dados:

 

Tela01 (Termo de localização + palavra-chave) - Anúncio exibido

 

artigo1.jpg 

Tela02 (palavra-chave + termo de localização) - Anúncio não exibido

 

A plataforma apresenta que a palavra-chave em questão corresponde a localização de Serra - Espírito Santo. E ainda aponta: Anúncios definidos para serem exibidos aos usuários dos locais escolhidos.

 

artigo2.jpg

 

Tela03 - Aqui solicitei um diagnóstico de anúncios e a plataforma responde com "restrito por segmentação"

 

artigo3.jpg

 

Note:

 

Como temos no Espirito Santo uma cidade chamada Serra e dentro desta cidade um bairro chamado Aldeia, a plataforma, por alguma razão, talvez pela coincidência de nomes,  entendeu que o termo de localização desta lista de palavra-chave se referia a esta localidade do Espírito Santo.

 

Com isso os anúncios não eram exibidos para quem estava no estado de  São Paulo. 

 

Diante desta questão começamos a testar os três tipos de Opções de Local (avançado):

  1. Pessoas pesquisando, visualizando ou que estejam em páginas sobre minha região de segmentação (recomendado) - apresentou o resultado das telas acima.
  2. Pessoas em minha região de segmentação - Conflito, pois a plataforma entendia que o usuário estava em São Paulo, porém pesquisando um termo de uma cidade do Espírito Santo. Consequentemente, o anúncio não aparecia para quem estava em São Paulo.
  3. Pessoas pesquisando ou visualizando páginas sobre minha região de segmentação - Nesta condição, nosso anúncio também não aparecia, pois o mesmo conflito, a pessoa estava em São Paulo e pesquisando um termo de uma cidade no Espirito Santo (o que a plataforma considerava).

Solução que encontramos

 

Decidimos criar duas campanhas e a partir disso, ambas passaram a exibir os anúncios. Usamos as seguintes segmentações regionais: 

 

Primeira Campanha: 

Aldeia da Serra Imóveis - São Paulo/SP:  Com esta configuração, a plataforma não apresenta conflito, pois  todas as palavras-chaves desta campanha possuem o termo de localização + palavra-chave. Exemplo: aldeia da serra imoveis.

 

Segunda Campanha:

Imóveis Aldeia da Serra - Brasil com exclusão de todos os estados, exceto São Paulo::  Contendo as palavras-chaves com o termo de localização em seu final (palavra-chave + termo de localização). Pois, foi nesta ordem que a plataforma não apresentava nossos anúncios. Assim a plataforma entendeu que Espírito Santo estava dentro de nossa segmentação.

 Em contrapartida, os anúncios não seriam exibidos para usuários no Espírito Santo e nem de outra parte do Brasil, pois excluímos todos os estados, exceto o estado de São Paulo.

 

Lembra-se da tela02?

A palavra casas aldeia da serra não ativava anúncios. Agora que está dentro da segunda campanha, passou a ativá-los.

 

artigo7.png

 

 

Fiz dois exemplos com a mesma palavra-chave: aldeia da serra

 

Na tela abaixo a palavra está na campanha segmentada para o  São Paulo Estado. Não exibe anúncios, informando se tratar de uma localização de Serra no Espírito Santo.

 

artigo06.png

 

Nesta outra tela, agora dentro da campanha segmentada para Brasil com exclusão de todos os estados, exceto SP - exibe anúncios.

 

artigo5.png

 

 

Quero ressaltar que o objetivo deste artigo é estimular a busca por novas soluções para estes eventos e não apontar bugs ou mesmo criticar o desempenho da plataforma. Isso nós podemos colocar em outras esferas do fórum. No momento, estou mais curiosa para ler sobre outras experiências.

 

Gostaria de discutir o que outros profissionais já identificaram a este respeito e deixar aqui soluções em conjunto para aqueles que precisarem de ajuda a este respeito.

 

Sobre Jane Audrei

Especialista em publicidade Google há 4 anos. Diretora da Agência Madara, uma agência criada em 2014 com foco somente em Consultoria Google Adwords. Top Contributor desde 2014 e Google Regional Trainer de 2015 à 2017. Estudo Marketing na universidade.

Comentários
por Ricardo-Gaya Principal Colaborador
Setembro 2013

Jane, parabéns pelo artigo. Ficou muito bom.

por Jane-Audrei Principal Colaborador
Setembro 2013 - editado pela última vez Setembro 2013

Antonio então

 

veja fiz o teste com duas palavras de corresp exata. Eu já tinha feito com todos os tipos de correspondência. Eu tb achava que talvez fosse isso, mas não é.

Veja as telas abaixo.

 

A segmentação regional está São Paulo SP. Mudei na campanha para pegar o exemplo para a gente ver.

Os anúncios deixam de ser exibidos para SP (fiz o teste de busca direto no Google.)  

 

 

 

 

Agora as mesmas palavras chaves com corresp exata mas na campanha que está segmentada para o Brasil. Daí eles passam a ser exibidos para SP. Tb fiz o teste de busca no Google

 

 

 

por Silvia S Gerente da Comunidade
Setembro 2013

Oi, Jane!

 

Excelente artigo, e muito útil para um problema mais ou menos comum de nossos anunciantes.

 

Tenho apenas alguns adendos que considero importantes:

 

Nosso sistema irá localizar termos relacionados a regiões de segmentação tanto se eles estiverem no começo ou no final da palavra-chaveA grande questão, em seu caso, é que estava tudo funcionando normalmente para 'aldeia da serra imoveis', pois o sistema identificava a cidade de Aldeia da Serra (que está dentro do estado de São Paulo, para o qual a campanha estava segmentada), enquanto no segundo exemplo ('imoveis aldeira da serra'), o sistema acionava Serra, que é uma outra cidade.
 
Neste caso, Jane, usar todas as palavras com 'aldeia da serra' no começo já resolveria seu problema. Na verdade, selecionando a opção de fazer a campanha aparecer somente para quem está fisicamente localizado no estado de São Paulo também já teria resolvido. 
 
O que quero frisar é que o sistema do Google consegue localizar termos relacionados a regiões de segmentação tanto se eles estiverem no começo ou no final da palavra-chave. A grande questão de quando eles estiverem no fim é que, em certos casos de cidades com o mesmo nome, o sistema pode se confudir. Neste tipo de situação, o ideal é, como a Jane disse, colocar o termo de localização no início da palavras-chave.
 
É isso, gente!
 
Abraços,
 
Sílvia
por Jane-Audrei Principal Colaborador
Setembro 2013

Silvia Obrigada por ter lido!!!Smiley muito feliz

 

Bem vamos lá então:

 

Veja o que ocorre nestes casos que listei:

 

Se tenho uma campanha segmentada para São Paulo Estado com a palavra aldeia da serra imoveis e alguém digita aldeia da serra imoves - Perfeito! Anúncio exibido aqui em São Paulo. Claro e óbvio.

 

Porém, se por outro lado, alguém de São Paulo digitasse imoveis aldeia da serra. O anúncio deixa de ser exibido, pois a plataforma "acha" que a pessoa está se referindo  a imoveis aldeia da serra no Espirito Santo.

A questão não é a ordem da palavra chave e sim o termo pesquisado, que é quem está determinando a exibição ou não do anúncios. Então mesmo que usemos todos os termos de segmentação no início das palavras-chaves, não resolve o problema.

 

E por isso mesmo que, selecionando Pessoas em minha região de segmentação nas opções avançadas de locais, também não resolve.

 

Porque a ferramenta acha que a pessoa está se referindo a Serra do Espirito Santo, quando digitou imoveis aldeia da serra, mesmo estando em São Paulo. Então, neste modo de segmentação que você sugeriu, o anúncio será exibido somente para que estiver situado em Serra do Espírito Santo, ou mesmo no estado do ES.


É como se a ferramenta entrasse em conflito e pensasse.".. Mas como? "Uai !! A segmentação desta campanha é São Paulo -  Estado - mas eles colocaram um palavra-chave que direciona para Serra do Espirito Santo? Não entendo""... 

 

Percebo que a questão maior aqui não é o fato do Google estar preparado ou não  para identificar os termos de segmentação em nossas palavras, seja a ordem que for. 

Mas sim levantar como podemos solucionar os casos em que, a ferramenta entende que o termos de localização que temos em nossas palavras-chave é diferente daqueles que queremos realmente segmentar.

 

 

 

por Silvia S Gerente da Comunidade
Setembro 2013

Perfeito, Jane! Acho que é isso mesmo! Smiley feliz

 

Só tenho a agradecer a você por ter trazido este assunto à tona aqui. Temos um monte de cidades brasileiras que têm nomes parecidos, e esta confusão é uma questão mais ou menos comum para grande parte de nossos anunciantes.

 

Um caso interessante que gostaria de compartilhar: quando chegamos mais perto do Natal, temos muitos anunciantes que entram em contato conosco com problemas pois, ao inserir o termo "natal" junto a suas palavras-chave, o sistema identifica tal termo como a cidade de Natal. A solução para esta situação é semelhante ao que a Jane já comentou: alterar as configurações avançadas de local da campanha, segmentando-a somente para pessoas que estejam fisicamente localizadas em sua região de interesse. Isso evitará conflitos entre as palavras-chave e a região de segmentação da campanha. Smiley feliz

 

Um abração,

 

Sílvia

 

 

por Jane-Audrei Principal Colaborador
Setembro 2013

Por que será que minhas imagens em comentários estão quebrando?

por AntonioMuniz Principal Colaborador
Setembro 2013

aqui as imagens estão normais Jane

por Jane-Audrei Principal Colaborador
Setembro 2013

Obrigada Antonio! Smiley feliz

Tags