656 Usuários online agora
656 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Uma dica prática para melhorar a experiência do seu usuário

Capistrano de Abreu resumiu em 1907 como foram as expedições dos Bandeirantes e como é o seu site hoje: "No meio destas indicações e contraindicações é impossível uma pessoa entender-se".

 

Brazil_1953_Capistrano_de_Abreu_100_anos.jpgMesmo morto eu sei mais sobre seu site do que você mesmo.

 

É no seu site que a venda acontece, então tudo deve ser perfeito para que sua empresa não perca dinheiro e possa investir no que realmente vale a pena. Ninguém quer caçar problemas numa página alheia, mas sim encontrar soluções. Por isso seu site precisa ser tão fácil de navegar que qualquer um sem conhecimento de exploração consegue o que quer.

 

A DICA: ALTERE O IDIOMA

 

Para saber como melhorar seu site aja como se fosse um completo desconhecido. Finja que é de outra cidade, de outro país, com outro idioma. De preferência árabe, já que não tem qualquer similaridade com línguas latinas e a escrita é invertida (da direita para a esquerda).

 

young-arab-man.jpg

- Eu sei ler em árabe. E agora?

- Mude o idioma para chinês.

 

Vou tomar como exemplo o Booking.com. É importante ter em mente que com este teste nós não vamos avaliar conteúdo, apenas forma e instinto. Ignore completamente textos, apenas a forma como estão dispostos e quais elementos visuais são auto-explicativos.

 

booking home.JPG

A diferença é notável principalmente no posicionamento, veja que não apenas o texto inverteu, mas também o campo de busca e todos os elementos ficaram espelhados. Isso é bom para ter uma visão diferente do site.

 

booking escolha.JPG

O primeiro passo é escolher o destino. Existem duas imagens bem conhecidas: uma de Brasília e outra do Rio de Janeiro. Ambas com tarjas vermelhas e números de porcentagem (44% e 78%, respectivamente), meu primeiro pensamento é que isso pode ser desconto!

 

Ao acessar os links dessas cidades vejo que quanto maior o número mais vermelho o indicador é, não parece que o número alto seja algo bom, afinal.

 

booking compara1.JPG

Link do Rio de Janeiro

 

booking compara2.JPG

Link de Brasília

 

Esses números não são desconto mesmo, para quem conhece o site sabe que é a porcentagem de lotação do hotel. Ainda assim, mesmo não sabendo o significado dá para compreender que não é um valor para se ter cuidado.

Outro ponto que destaco é a pontuação de qualidade de cada hotel, marcados com estrelinha.

 

Já sabemos que:

  1. Existem destinos para Brasília e o Rio de Janeiro
  2. Brasília está melhor que o RJ (pois o número na tarja é menor)
  3. A avaliação do hotel em Brasília é maior.

Mesmo sem entender absolutamente nada temos informações suficientes para decidir que o destino de Brasília é, em algum aspecto, melhor. Nada mal para quem apenas segue o instinto, hein?

 

Dando continuidade chegamos nos detalhamentos do hotel em Brasília:

 

booking mapa.JPGTemos mais uma informação valiosa aqui: já sabemos onde fica este hotel. O mapa do lado direito mostra exatamente onde precisamos ir. Mais que isso, temos um ícone de wifi também ao lado direito e abaixo os preços informando descontos.

 

booking preço.JPG

 

Não sei o que o último valor significa, mas como tem uma mensagem em vermelho pode ser algo importante ou não muito bom (e não sei o que significa mesmo, não fiz essa busca em outro idioma senão árabe).

 

Temos agora mais duas informações valiosas:

  1. Existem destinos para Brasília e o Rio de Janeiro
  2. Brasília é melhor que o RJ (pois o número na tarja é menor)
  3. A avaliação do hotel em Brasília é maior.
  4. Onde fica
  5. Quais os valores disponíveis
  6. Que os quartos tem wifi e ar condicionado

 

Tem à nossa disposição praticamente todas as informações que um usuário precisa, tudo de forma simples e instintiva em que é possível tomar uma decisão mesmo sem fazer uma única leitura de texto. O Booking faz um excelente trabalho no segmento em que atua, sendo um ótimo modelo a ser seguido.

 

Hora de fazer o mesmo com a sua página, acesse o Google Tradutor, coloque a URL do seu site no campo de texto e defina os idiomas. Após isso basta clicar no link da sua página e fazer o teste.

google tradutor.JPG

 

 

Seu site aparecerá traduzido para você fazer uma avaliação semelhante, um jeito prático de verificar se os elementos visuais do seu site colaboram para que o usuário assimile a informação mais facilmente e não precise bancar um desbravador na sua página.

 

Nenhum usuário quer ser um Bandeirantes num mundo em que tudo já está colonizado, garanto que nenhum dos seus clientes é um explorador que buscar ouro e índios no interior do Brasil, mas nada impede de ser um árabe que quer fazer uma reserva no seu hotel.

 

Explore seu site para que ninguém mais precise fazê-lo, boa sorte e boas vendas!

 

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por Elisa Gerente da Comunidade
Novembro 2014

hahah Henrique simplesmente - SENSASIONAL! 

 

por Mena T Funcionário do Google
Novembro 2014

Inspiring...

+1

por Deyson T Principal Colaborador
Novembro 2014

Henrique ,..... genial !!! Gostei muito ...obrigado pelo post ...

por RicardoFernande Estrela em Ascensão
Dezembro 2014

Cara, que espetáculo rsssss,

Nunca tinha pensado por este lado!!!

Tags