406 Usuários online agora
406 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Verba ideal para investir no Adwords

O investimento no Adwords

O Adwords, assim como toda forma de publicidade paga, possui um custo para veicular o anúncio da sua empresa. A quantia investida é definida pelo próprio usuário e o valor gasto é variável conforme concorrência das palavras-chave e relevância do site.

 

Investimento inicial

Investimento no Adwords

Muitos dos novos anunciantes com que converso questionam quanto investir na primeira campanha, pois não sabem qual é o custo do clique real de cada palavra. É possível fazer uma projeção utilizando gratuitamente a ferramenta de palavras-chave para receber opções de termos e custo aproximado do clique.

 

Por exemplo, o usuário quer que seus anúncios tenham 20 cliques durante todos os dias do mês e a palavra que escolheu custa R$0,70 de acordo com a ferramenta de palavras-chave. Neste caso ele investiria R$420,00 (quatrocentos e vinte reais) no mês, sendo calculados 20 cliques x 0,70 centavos x 30 dias. Lembrando a ferramenta de palavras oferece valores aproximados e não são preços fixos.

 

Verba ideal para sua conta

Busque conhecer bem o mercado virtual em que atual e na medida em que a conta vai sendo otimizada é possível aumentar o investimento. Sempre que pensar em dinheiro procure especialistas e assuma riscos calculados.

 

Não existe um valor máximo ou mínimo para investir, o mais importante é respeitar seu próprio orçamento. Uma empresa pode investir 50 mil reais iniciais ou apenas os 40 reais por boleto, o importante é que esteja de acordo com a realidade financeira da sua empresa. Algumas empresas locais conseguem um ótimo desempenho (não necessariamente um grande volume de buscas) anunciando em sua região com um orçamento bastante limitado, tudo depende do seu modelo de negócio e das boas estratégias que utiliza na sua conta e no seu site.

 

Para que seu dinheiro seja bem investido entenda como funciona o Adwords, adapte para realidade do seu negócio e aguarde pelos bons resultados. Meus melhores clientes começaram com um investimento extremamente limitado.

 

Algumas dicas se o seu investimento é pequeno

  • Muitas empresas planejam mal seus recursos ao longo do mês, por isso no últimos 10 dias do mês muitos anunciantes já esgotaram sua verba é possível que o custo do clique (CPC) fique mais barato.

 

  • Se o seu orçamento é limitado, priorize palavras-chave na correspondência [exata], pois elas têm um CPC menor e você não corre o risco de pagar por cliques desqualificados. Ainda assim tenha algumas palavras principais em correspondência ampla para encontrar termos novos.

 

  • Aumentar o Índice de Qualidade das palavras-chave faz com que o valor do clique seja até 30% menor. Para isso separe os grupos de anúncios por temas, faça anúncio muito bem específicos para cada grupo de palavras-chave e tenha uma página do site também específica para este tema.

 

 Boa sorte e boas vendas!

Sobre Henrique Giacometti

Formado em Publicidade e Propaganda pelo PUC-PR e em Gerenciamento de Projetos pela FGV, trabalhou na Agência Mirum e Rentcars.com. Atualmente é coordenador de marketing digital no Grupo Uninter.

Comentários
por Sandru L
Novembro 2013

E que cálculo a gente faz pra cumprir uma meta? por exemplo

Minha pergunta é: Qual é o cálculo que vocês fazem pra ter um X de retorno, por exemplo, o cliente tem 1 produto que custa 10 reais, em 1 mês, ele quer vender 30 produtos, quanto ele precisa investir pra ter uma estimativa (não é certeza, é uma estimativa), de vende destes 30 produtos?

Acho que é isso, será que eu consegui explicar direitinho?

 

Obrigado e até já!

por Bruna T Funcionário do Google
Agosto 2014

Henrique, parabéns pela matéria! O conteúdo ficou tão bacana que divulgamos ele no Facebook e no Twitter do AdWords Brasil! Não deixe de conferir! Um abraço! =)

por Emanuel L
Agosto 2014

Parabéns pela matéria, o importante é analisar bem as palavras-chaves, não adianta criar uma lista gigante, se nesta lista não há uma filtragem para o seu negócio.

por Gilberto B
Setembro 2014

Henrique, ótimo artigo. Tenho a conta no adwords desde 2009, mas venho anúnciando com frequencia desde 2011. Até hoje eu tento otimizar a campanha para enxugar meu orçamento mensal e ter maior liquidez. Muitos testes foram feitos, ja quebrei a cara varias vezes e acertei em muitas. É uma luta constante rsrs. Hoje estou satisfeito com os meus resultado, mas ainda na luta de converter mais a cada dia. Piscadela do Smiley

Um abraço


por Danielly A
Setembro 2014

Muito bom o artigo.Obrigada. 

por Thaiany R
Setembro 2016

Uma dúvida tão corriqueira esclarecida de uma forma super didática. Excelente texto Henrique!  Smiley feliz 

por Jéssica S
Março

Muito bom Henrique, adorei sua explicação! Obrigada por compartilhar conosco. 

por well g
Outubro

Gostei

 

Tags