168 Usuários online agora
168 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google Analytics
Aprenda com artigos escritos por nossos usuários especialistas
star_border

Visitas da Rússia: Como utilizar Filtro de Exclusão e Segmentos no Analytics

Bom pessoal, vi muitas dúvidas sobre como excluir visitas de bots e indexadores (web crawlers) dos relatórios do Google Analytics e vou fazer um passo-a-passo do procedimento que eu utilizo.

 

Toda esta discussão foi causada por um excesso de visitas vindas da Rússia detectado no Analytics nos últimos meses. Trata-se de um robô chamado darodar que tem IP variável.

 

darodar.jpg

 

 

Como detectar um bot? Para detecta-los basta logar na conta desejada do Analytics clicar em Aquisição>Todo Tráfego> Origem/Mídia. Procure por tráfegos de referência (referral) geralmente com nomes estranhos (origens desconhecidas) que estão em seu site constantemente (eles frequentam seu site pelo menos uma vez por semana).

 

Porque excluí-los? Eles não são pessoas (reais) interessadas em seu conteúdo, produto ou serviço e poluem seu relatório com visitas inexistentes. O próprio Google tem um robô (O famoso Googlebot) que visita seu site frequentemente e não deixa vestígios em seus relatórios por não se tratar de visita real.

 

Filtro de Exclusão na Vista de Propriedade:

Esta exclusão fará com que as visitas futuras do bot selecionado não sejam computadas.

 

1. Após fazer o login e selecionar a conta, entre em Administrador>Visualizar>Visualizar Configurações.

PS: Selecione a Vista de Propriedade que você deseja aplicar o filtro

2. Marque a opção "Excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos" (Conforme Circulo Vermelho Abaixo)

 

Filtros.png

 

 

3. Clique em Filtros (Conforme Quadrado Vermelho Acima)

4. Clique em +NovoFiltro (mantenha 'criar novo filtro')

5. Selecione Personalizado (mantenha 'excluir') e preencha da seguinte forma:

Campo de Filtro: Referência

Padrão de Filtro: .*darodar.com (com o ponto na frente do asterisco)

6. Salve

 

Obs: Para os outros bots, basta criar novos filtros seguindo o mesmo padrão anterior. No padrão de filtro é só manter o início da expressão regular (.*) e adiciona o domínio que você não deseja o tráfego: Exemplos: .*semalt.com; .*7makemoneyonline.com

 

Exclusão nos Segmentos:

Apesar de você ter excluído as visitas futuras, você ainda mantém os dados das visitas retroativas à criação do filtro. Para solucionar este problema, basta criar segmentos avançados e adicionar os bots que você não deseja ver.

 

1. Na página de Relatórios do Google Analytics clique em Adicionar Segmento (do lado de Todas as Seções)

2. Clique em +Segmento

3. Vá para a guia de Condições

4. No 'select' selecione Excluir

5. Preencha:
Ação do Evento: Origem

Contém: Corresponde à RegEx

Preencha: .*darodar.com (ou outro, conforme os exemplos acima)

6. Se quiser adicionar outros a condição é só acrescentar "ou"

7. Nomeie e Salve

 

Segmentação.png

 

Ampliado.png

 

Esta segmentação ficará salva para quando você for usar.

 

Acredito que agora fique mais fácil remover os bots do relatório do Analytics. O chato é que sempre surge novos web crawlers para limpar.

 

Yuri Podolsky

 

 

 

Sobre Yuri Podolsky

Trabalho na área da comunicação há mais de 7 anos e nesse meio-tempo tentei passar por toda a cadeia produtiva da área: TV, Produtora, Agência, Jornalismo, entre outros. Hoje trabalho na Jogo da Velha Estratégia Digital em Goiás onde faço mídia online. Adoro trabalhar com Links Patrocinados, Análise de dados e Comunicação Integrada: O desafio me motiva. Sou muito aberto a trocas de ideia e conversas produtivas. Apaixonado pela minha família, jogos de tabuleiro e junk food.

Comentários
por Júnior Funcionário do Google
Janeiro 2015

Yuri, 

 

Obrigado por compartilhar Robô feliz

por pelati Principal Colaborador
Janeiro 2015
Aprofundando o artigo, segue um link sobre o assunto (em inglês):

http://www.analyticsedge.com/2014/12/removing-referral-spam-google-analytics/
por JoseDantas Principal Colaborador
Fevereiro 2015

Bem legal Yuri.

 

Uma outra opção (mais radical, claro) é bloquear o acesso ao site de usuários que estão em determinados países.

 

Temos sofrido muitas tentativas de ataque originadas de países como Rússia, Turquia, Ucrânia e França. E uma das soluções que adotamos foi criar um filtro de bloqueio de IP destas regiões.

 

 

por Curta Rock B
Fevereiro 2015
Boa noite pessoal, realmente limpou meu trafego de referencia, vlw pela ajuda.
porem fiquei com uma duvida mortal, essa ataque de robos me prejudicam em relação a meus visitantes? tem como de alguma forma tambem me prejudicar junto ao adesense? ou ate mesmo roubar meus acessos? obrigado.

Wesley
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Fevereiro 2015

Bom Dia,

 

Resposta a todas as perguntas: Não.

 

A unica coisa que esses acessos robôs fazem é aumentar seu tráfego de maneira indevida. O restante de seus acessos continuam normais.

 

Indo um pouco mais à fundo: Estes filtros de exclusão não retiram acesso nenhum de seu site e não roubam nenhum dado. Na verdade, tudo continua da mesma forma que estava. Os filtros servem simplesmente para que você não tenha dados imprecisos em seus relatórios de visitas não-humanas. Ou seja, os robôs continuam visitando sua página, você somente disse que não quer vê-los em seus relatórios.

 

Então pra que isso serve no fim das contas? Para que você não tenha uma falsa ilusão de que está recebendo tráfego além dos que você estava acostumado. Assim, você pode passar dados reais para seus clientes/ patrocinadores.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por Deyson T Principal Colaborador
Fevereiro 2015
É preciso entender que essa solução é excelente por que reduz o incomodo de se enviar um relatório com dados absurdos como visitas em massa vindas da Rússia.
É bom lembrar que as visitas continuarão, apenas não serão mostradas.
Já , por questão de segurnça, que para mim importa mais, recomendo a solução do Dantas, bloquear os IPs de países dos quais não nos interessam as visitas.
Mas bloquear no nível mais eficaz possível a vc.
por Curta Rock B
Fevereiro 2015
Obrigado pela resposta pessoal, porem quando eu perguntei sobre roubo de acesso e prejudicar aos meus anunciantes e viisitantes estava falando dos robos, enfim eles não estão acessando meu site atoa. no minimo estão buscando uma abertura pra invadir e deixar algum script pra redirecionar visitantes ou algo do tipo. era essa minha duvida, contudo a resposta foi bem satisfatória. obrigado.

Wesley
por Maxsuel M
Abril 2015
Yuri, obrigado por compartilhar. Também tive este mesmo problema de tráfegos na Rússia, Ucrânia, Alemanha e Japão, segui os passos e as informações foram ocultas dos relatórios. Porém, fiquei com uma dúvida: Ao que parece as pessoas aqui relataram que isso ocorreu com relação a seus sites, já no meu caso é um aplicativo android que eu estou desenvolvendo, mas ainda nem publiquei ele. Apenas defini a propriedade no analytics e configurei o sdk e nem sequer enviei nenhum hit. Alguém saberia dizer se meu problema é o mesmo dos demais, ou seja, o mesmo problema que esta acontecendo com as configurações para sites acontece com apps que ainda nem sequer foram publicados, isso é possível?

Abraços!
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Abril 2015

Oi Maxsuel,

 

Com precisão não sei responder sua dúvida. Ou seja, como o Ghost Referral localiza seu aplicativo e consegue fazer a sua 'varredura' para ser indexado como uma fonte de tráfego. E muito menos com um app que ainda não foi publicado. Provavelmente existe um caminho aberto assim que você o coloca na PlayStore ou Apple AppStore, mesmo que não disponível aos usuários. Lembrando que os crawlres são robôs e eles não 'enxergam' as coisas como nós, ou seja, mesmo que você não tenha ainda publicado, você provavelmente já armazenou seu aplicativo em algum servidor e ele está passível de varredura.

 

O que sei é que sim, é o mesmo 'problema' enfrentado pelos sites. Vi casos acontecendo tanto em apps de Android e de iOS.

 

Sei que o Darodar é um dos mais incômodos e que eles tem um faturamento monstruoso. O Darodar ganha dinheiro, principalmente do Alibaba, ao redirecionar o tráfego que ele ganha. Assim existe uma certa conivência por parte destes com origens de tráfego duvidosa.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por Rafael M
Abril 2015
Obrigado pelas dicas!!!! Tenho 3 origens relacionadas com o facebook.
facebook.com
l.facebook.com
m.facebook.com

Imagino que estes 2 últimos, que tem 0:00 de duração de sessão sejam bots também, certo?

E como é que eu faço com os que não tem origem definida: (direct) / (none) ???

Abraço!
por Lara S
Junho 2015

Nossa, muitííssimo obrigada pelo tutorial, Yuri.

 

Eu estava ¨P¨ da vida com um monte de acesso, e quando olhava a taxa de rejeição estava alta, a taxa de retorno de visitantes baixa e tinha aquele monte de acesso com 0:00 de permanência vindo da Rússia. Apesar de ter diminuído uns 300 usuários únicos, a taxa de rejeição diminuiu 20%. e a de retorno aumentou 2% Smiley feliz

 

Muito obrigada mesmo. 

 

Lara Garcia

Eksperyens - Colecione Experiências

 

 

por Leonardo O
Agosto 2015
Yuri, boa noite.

Obrigado pelo conteúdo, me ajudou bastante.

Quanto ao (.*) qual a explicação para usá-lo? Faz diferença deixar de usar?

Abraços!

Leonardo Oka
www.leonardooka.com.br
por Luciano C
Outubro 2015
Obrigado por compartilhar esse conhecimento.

Problema resolvido.
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Outubro 2015

Oi Leonardo, desculpa não ter te respondido antes, eu realmente não tinha visto.

 

.* é uma expressão regular, significa que pode vir qualquer coisa antes do endereço citado... Muitos sites usam www, www2, www3, etc; isso evita o trabalho de você ter que negativar um por um.

 

Abraços.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por Caique F
Outubro 2015
Yuri,

Eu tentei fazer isso, porem recebo a mensagem: "Este filtro não alterou seus dados. Blablabla"

Já mudei diversas vezes e nada. O que fazer?

O que eu quero excluir é "free-floating-buttons.com", entre outros. Já tentei de todas as maneiras. :/
por Yuri Podolsky Principal Colaborador
Outubro 2015 - editado pela última vez Outubro 2015

Caique,

 

Clique aqui: https://analytics.google.com/analytics/web/template?uid=vnqegMjGQCSy63DLveGkzw

 

Essa é minha lista mais atualizada de exclusão de robôs. Quando aparecer novos, é só selecionar o segmento, clicar em "editar" e seguir o padrão do regex e do .* (ponto asterisco).

 

Acho que assim fica mais ilustrado e fácil de visualizar como o "sisteminha" funciona. Smiley feliz

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

por Douglas D
Outubro 2015
Wesley...

Pelo o que sei isso melhora o SEO destes sites. Uma vez que ele acaba gerando tráfego via "backlink". Nada que possa influenciar em navegadores dos teus demais usuários.
por Douglas D
Outubro 2015
o/ Tks!
por Caique F
Outubro 2015
Muito obrigado Yuri Smiley muito feliz

por Cristina S
Janeiro 2016
Obrigada, Yuri!!!
por Rodrigo C
Dezembro 2016

Olá Yuri,

 

Para identificar o tráfego de referência, basta ir em Aquisição>Todo Tráfego> Origem/Mídia. Mas lá vai constar um monte de domínios de referência. Alguns até que são conhecidos (mail.uol.com.br, pinterest.com, reddit.com...), então sabemos que não são SPAM, mas tem vários outros domínio que são desconhecidos, no entanto, podem não ser SPAM.

 

Como saber o que é SPAM ou não? Tem que acessar domínio por domínio e ir no achômetro?

 

Outro detalhe... na seção Público-alvo > Geográfico > Idiomas, me mostra alguns 4 tráfegos spam, mas na seção Aquisição>Todo Tráfego> Origem/Mídia como posso encontrar o domínio desses tráfegos:

 

Secret.ɢoogle.com You are invited! Enter only with this ticket URL. Copy it. Vote for Trump!

 

Vitaly rules google ☆*:。゜゚・*ヽ(^ᴗ^)ノ*・゜゚。:*☆ ¯\_(ツ)_/¯(ಠ益ಠ)(ಥ‿ಥ)(ʘ‿ʘ)ლ(ಠ_ಠლ)( ͡° ͜ʖ ͡°)ヽ(゚Д゚)ノʕ•̫͡•ʔᶘ ᵒᴥᵒᶅ(=^ ^=)oO

 

o-o-8-o-o.com search shell is much better than google!


Google officially recommends o-o-8-o-o.com search shell!

 

Agradeço.