237 Usuários online agora
237 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Você faz uma Negativação Eficiente ou Eficaz?

campanha-ineficaz.jpg

 

Para Peter Drucker, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas. Diversos são os conceitos, porém, gosto de trabalhar com esse, acho simples e objetivo.

 

Vamos para um exemplo, um Analista ao criar o seu primeiro anúncio, identifica que foi reprovado, sem saber o porque logo liga no Google e em conversa com um atendente descobre que tem uma expressão que não pode constar no anúncio,  “Clique Aqui”, logo vai lá, retira e o anúncio é aprovado, pronto, esse foi eficiente, fez certo a coisa, porém, outro Analista antes de criar o seu primeiro anúncio, vai lá e lê toda a política de privacidade do Google e descobre que não apenas “Clique Aqui” como diversas outras expressões, palavras e situações poderiam bloquear o anúncio dele, logo, cria seu anúncio consciente e não terá problemas em criar mais nenhum, esse foi eficaz, esse fez a coisa certa.

 

Na negativação você também pode passar pelas duas situações, claro que ambas irão te dar um retorno bom, porém, você quer ser apenas eficiente ou quer ser realmente eficaz?

 

Usar como exemplo uma Escola de Cursos Online que anuncia seus cursos para diversos segmentos e públicos, desde cursos básicos em informática para quem não sabe nada até cursos de programação de websites avançado, após o seu primeiro mês de anúncios ele vai verificar os Termos de Pesquisas para saber o que tem trazido retorno para o seu site.

 

Ao analisar os termos, encontra expressões do tipo “Curso de PHP Online Grátis” e resolve negativar, afinal, ele cobra todos os seus cursos, localiza também “Curso de Culinária Online” e também resolve negativar, ele está fazendo certo a coisa? Claro, ninguém mais vai ver seus anúncios quando pesquisar essas expressões, foi realmente eficiente.

 

Mas, peraí? E como eu faria para ser Eficaz? Se você não dá nenhum curso grátis em seu site, por que irá negativar apenas àquela expressão? Pense o seguinte, ao invés de você negativar a frase “Curso de PHP Online Grátis” negative apenas a palavra “Grátis”, dessa forma todos os cursos que for pesquisado e utilizada a palavra grátis o seu anúncio não irá aparecer, imagina, vai te enconomizar um tempão em negativação heim! E já que não dou nenhum curso grátis, porque antes mesmo de aparecer eu já não negativo grátis, gratis, gratuito, graça e demais variações? Sim, esse foi eficaz, fez a coisa certa!


Procure fazer sempre negativações de palavras de forma ampla, aquela palavra que precisa realmente ser negativada e não importa a expressão utilizada já não irá mais aparecer. Claro, as vezes aparece uma situação que você não terá uma palavra para negativar, senão, pode barrar outro anúncio, nesse momento vale a negativação em frase ou ampla, mas, 99% dos casos trabalhando com a negativação de palavras irá te ajudar e economizar muito tempo.

Sobre Danilo S. Peres

Brincar com os amigos no quintal de casa, jogar peão, andar de bicicleta e se divertir na balança que tinha na árvore em frente da sua casa, em Guarulhos, já demostravam a habilidade social nata de Danilo Peres. A fotografia, leitura e a internet sempre foram seus principais passatempos e hoje principais ferramentas de trabalho.

Comentários
por Cecilia Dantas
Maio 2014

Boa! Piscadela do Smiley

É isso aí, negativar nos poupa bastante tempo também, já que irá eliminar buscas desnecessárias e irrelevantes!

Abraços!

por JoseDantas Principal Colaborador
Maio 2014

Legal a comparação, Danilo.

por DaniloSPeres Estrela em Ascensão
Maio 2014

Obrigado pessoal! =)

por Caio A Funcionário do Google
Maio 2014

Excelente artigo e dica, Danilo! É isso mesmo, uma negativação bem feita poupa tempo e funciona muito melhor! Smiley feliz Seu artigo vai estar hoje no Facebook e Twitter do AdWords!

 

Um abraço!

por DaniloSPeres Estrela em Ascensão
Maio 2014

;-)

por Neuza P
Janeiro 2016

Danilo, excelente artigo! Mas tenho uma dúvida nos exemplos de palavras que você deu.

Variações como: grátis, gratis, casa, casas, apartamento, apartamentos... Não são desnecessárias? Apenas uma das variações já não seria suficiente para o mecanismo do Adwords?

Obrigado!

Tags