244 Usuários online agora
244 Usuários online agora
Bem-vindos à Comunidade Oficial do Google AdWords
star_border

Web Analytics: 5 Dicas para montar relatórios matadores com o AdWords

Você com certeza já teve que entregar aquele relatório complexo para o cliente, onde ele queria saber o aumento em porcentagem de cada campanha comparado a um determinado período. Se você atualmente faz isso "na mão", veja algumas ferramentas do AdWords que podem te ajudar nesse trabalho maçante.

 

1. Crie relatório de todos os seus clientes de uma vez só com o "Relatório de Clientes".

 

Na sua MCC antes de entrar dentro da conta do cliente, tem um menu superior verde. Ao lado da aba "Minha central de clientes" tem a aba "Relatório de clientes". (Veja na imagem abaixo)

 

MCC Inicio AdWords.JPG

 

Nela, você pode criar diversos relatórios de várias MCCs, contas ou de uma conta em específico. Pode criar relatórios com comparativos em porcentagem e variação.

Para criar os relatórios, basta clicar no botão Botão Criar Relatorio.JPGe ir para a central de relatórios. Nela você tem as opções de relatório por desempenho de várias ferramentas do AdWords, desde extensão de anúncio até desempenho de campanhas em vídeo. Pode baixar o relatório em formato excel para montar gráficos ou pode exportar em formato .pdf para enviar para o cliente.

Caixa de Relatorio.JPG

 

 

2. Crie relatório comparativo por conta única

 

Se você não administra uma MCC, você também pode extrair os relatórios comparativos da conta que você administra. Basta ir onde você seleciona o período, e logo abaixo existe a opção "Comparar". (Veja na Imagem abaixo)

 

Botão de comparar.JPG

 

Após ativar o "Comparar" e selecionar o período, as suas colunas irão exibir um + ao lado dos nomes das colunas, e ao clicar, você poderá ver os dados por data, o a alteração que teve e a alteração em porcentagem.

 

Tela de porcentagem.JPG

 

3. Mostre para seu cliente que é hora de investir em uma landing page ou aumentar o orçamento

 

Nas colunas ocultas do AdWords, existem 4 colunas muito funcionais que exibem a porcentagem de perda em qualificação e orçamento. É ideal para mostrar para o cliente que uma boa landing page influencia nos resultados ou que chegou a hora de investir mais.

 

Colunas de metricas competitivas.JPG

 

 

4. Veja quais os impactos e variações por horário, dia da semana e etc. Comparados por períodos

 

As vezes o cliente olha os resultados de um mês e compara com outro e reclama que cairam os resultados. Com essa combinação de métricas, você pode avaliar se o cliente teve alguma propaganda na TV, Rádio, Mídia Impressa ou Portais em determinado horário, dia da semana e etc. Analisando o mês que houve impacto externo e o outro mês que não teve, e os horários que foram exibidos essas intervenções, você pode analisar exatamente o horário que foi exibido o "comercial" na TV e mensurar se houve queda ou um auento repentino em um determinado mês.

Para ver o relatório por dia da semana, vá em "Segmentar > Tempo" e nas datas, coloque o tempo de comparação.

 

cabecalho analise.JPG

corpo análise.JPG

 

 

5. Mostre para o seu cliente, quais são os concorrentes dele no leilão

Ajude seu cliente a analisar a concorrência, com o "Detalhes > Informações sobre leilões" que fica na parte superior dos dados.

informacoes de leiloes.JPG

 

Com esse relatório, o seu cliente pode analisar os concorrentes e fazer promoções, analisar o preço de seus produtos ou o diferencial dos seus serviços.

 

G+

Sobre Renan Baret

Sul-mato-grossense, gosto de viajar e sou aficionado pelo segmento de educação. Acredito no poder das comunidades em desenvolver uma base de conhecimento sólida e no compartilhamento de informações para o crescimento igualitário. :D

Comentários
por AntonioMuniz Principal Colaborador
Novembro 2013

muito bom Renan

por Renan Baret Principal Colaborador
Novembro 2013 - editado pela última vez Novembro 2013

Obrigado Antonio Smiley feliz

por Margiotti
Novembro 2013

Muito bom!

 

Obrigado por compartilhar! =)

por Luis Galófaro J
Novembro 2013

Muito bom Renan! Excelente Post!

por Ernandes C
Novembro 2013

Excelente post

Tags