Bate-papo e Feedback
779 Usuários online agora
779 Usuários online agora
Perguntas, ideias e feedback para a Comunidade: um espaço para assuntos não relacionados diretamente a AdWords, Analytics ou Google Meu Negócio. Para perguntas sobre produto, usar as comunidades
Guie-me
star_border
Responder

#PapoAdWords - Dicas Gerais com um Colaborador Principal

Funcionário do Google

     O bate papo de hoje é com um dos PCs (Principal Colaborador) Antonio Muniz, que é formado em Publicidade e Propaganda e trabalha na M Agência Digital há 10 anos na área de Marketing Digital. Vamos à entrevista:

 

  1. Qual foi o seu primeiro contato com a publicidade e quando conheceu o Google AdWords? E quando conheceu a Comunidade do AdWords e se tornou um Colaborador Principal?

     Minha primeira experiência com o Google AdWords foi quando trabalhei em uma loja virtual de calçados a uns 6 anos atrás. O orçamento não era muito grande, mas na época ainda não havia muita concorrência então os resultados foram surpreendentes. Eu já era especialista em Marketing Digital, mas a partir daí comecei a me especializar e me aprofundar no Google AdWords. Uns 3 anos depois eu conheci a Comunidade. Para ser sincero não imaginava que teria uma resposta tão rápida sobre uma dúvida pois é comum nos fóruns a resposta demorar ou nem acontecer. E na Comunidade do AdWords fui surpreendido e a partir daí comecei a ver que também podia responder algumas dúvidas. Quanto a ser TC foi agora no ano passado, fui convidado ainda pela Priscila a me juntar a esse pessoal que entende de AdWords.

 

  1. Ao mensurar desempenho de uma campanha, quais são os recursos você gosta de analisar? E qual o intervalo de tempo você considera "plausível" para analisar o desempenho de uma campanha?

     Depende muito do objetivo do cliente, mas como a maioria o objetivo principal é a conversão, vou tentar focar nela na resposta. Se o seu objetivo é vendas acho que a principal métrica da conta é a taxa de conversão. Afinal você deve focar sua campanha no que realmente te dá retorno e no que vende e a taxa de conversão mostra exatamente qual palavra ou anúncio apresenta o melhor desempenho em vendas. É claro que outras métricas são importantes para você melhorar o desempenho da conta como o Índice de Qualidade e o CTR, mas na minha opinião elas devem ser usadas como um guia para identificar o que deve ser melhorado de acordo com objetivo da campanha e não apenas para identificar se a campanha esta dando resultado ou não, até por que para o cliente isso não interessa.

 

     Por exemplo se você tem uma palavra com uma taxa de conversão alta mas com um Índice de Qualidade baixo você sabe que você poderá vender ainda mais se melhorar este IQ, bem diferente de você focar suas energias em uma palavra com IQ alto mas com baixa taxa de conversão.

 

     Outras colunas que gosto muito de usar são as de Parcela de Impressão, são excelentes para identificar o potencial de crescimento da campanha e também para saber o por que sua campanha pode não estar dando resultado.

 

     Agora quanto ao tempo, eu acho que é importante você monitorar constantemente a conta, se possível diariamente. Mas tomar a decisão de fazer um ajuste brusco que vai afetar a qualidade da sua campanha, para isso você precisa de dados, pois sem dados você não vai saber se está fazendo uma alteração correta e não vai dar tempo nem para que a campanha se estabilize. Acho que por volta de 3 semanas a 1 mês é um período legal para a coleta de dados, dependendo do segmento.

 

  1. Pensando em períodos sazonais, uma campanha de AdWords pode ajudar um anunciante a alavancar suas vendas. Quais configurações da campanha você considera essenciais nesses períodos de sazonalidade?  

     Campanhas sazonais são altamente eficientes para quem trabalha com produtos e serviços relacionados a um evento comemorativo, se ela não se encaixa a esta data provavelmente vai ser um gasto desnecessário, é importante avaliar esta questão antes.

 

     Mas como falei se você se encaixa, faz todo o sentido criar, minha sugestão neste caso é fazer uma campanha a parte para que a campanha sazonal não interfira na qualidade da campanha que já esta rodando periodicamente. Criar anúncios personalizados, lembrando o consumidor da data é fundamental, bem como colocar palavras-chave relacionadas com a data sazonal. E eu particularmente acho que vale a pena nessa época considerar um lance maior para aparecer melhor posicionado, afinal essa é a época que você espera ter mais lucro.

 

     Outra dica bem legal para usar nestes anúncios personalizados é usar os Dados Personalizados como uma contagem regressiva por exemplo, pode tornar os anúncios mais atrativos.

 

  1. Que tipo de segmentação você costuma usar na Rede de Display? Alguma dica para usar o remarketing de maneira mais eficiente?

     Olha eu sinceramente não sou uma das melhores pessoas para falar de Rede de Display eu acho que ela funciona muito bem quando o objetivo é branding mas para a venda ela deixa um pouco a desejar, mas mesmo assim eu acredito que a melhor forma de segmentação da Rede de Display seja por canal, assim você consegue impactar com mais qualidade o público que você deseja e talvez assim você consiga, em um canal com público realmente interessado no seu produto, conquistar algumas conversões.

 

     Agora quanto ao remarketing eu acho que é fundamental você mostrar algo diferente do que a pessoa já viu no seu primeiro anúncio e no seu site, então o ideal é você mostrar o seu diferencial nele, afinal ele já conhece a sua loja ou sua empresa o que ele precisa agora é de um bom motivo para fechar negócio com você, como por exemplo em um e-commerce um desconto pode ser o que estava faltando para o cliente finalmente fechar a compra para você.

 

     Já para o prestador de serviço, mostrar um diferencial do serviço dele que as vezes acabou ficando escondido em alguma parte do site, pode ser o que ira conquistar o cliente.

 

  1. Para encerrar o papo, poderia compartilhar alguma "dica de ouro" do AdWords?

     Acho que a dica de ouro no AdWords é testar, e não ter medo de testar. No AdWords não existe fórmula mágica, o que funciona bem para fulano pode ser péssimo para ciclano da mesma forma que o que pode não ter dado resultado para uma conta pode ser extremamente satisfatória para outra até mesmo para concorrentes diretos. O maior erro é você engessar a estratégia no AdWords.


     Então teste, faça muitos testes, mesmo que sua campanha esteja dando resultado não custa testar outras formas paralelas para identificar se aquele caminho realmente foi a melhor solução.

 

--Fim-- 

Especialistas responderamverified_user

Re: #PapoAdWords - Dicas Gerais com um Colaborador Principal

Principal Colaborador
+1
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: #PapoAdWords - Dicas Gerais com um Colaborador Principal

Principal Colaborador
Cheio de dicas. Bem interessante.

Re: #PapoAdWords - Dicas Gerais com um Colaborador Principal

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Show a entrevista e as dicas!