Bate-papo e Feedback
277 Usuários online agora
277 Usuários online agora
Perguntas, ideias e feedback para a Comunidade: um espaço para assuntos não relacionados diretamente a AdWords, Analytics ou Google Meu Negócio. Para perguntas sobre produto, usar as comunidades
Guie-me
star_border
Responder

Violação de Política - Google não fez nada

Calouro ✭ ✭

Desde fevereiro, alguns anunciantes tem sistematicamente violado as políticas de extensões de chamada do Adwords, exibindo vários telefones nos campos de texto. Cansei de ligar, usar o chat, preencher formulários de denúncia. Hoje pela manhã, um destes anunciantes chegou ao extremo de colocar vários telefones como extensões de sitelinks, pasmem! 

 

Toda vez que entro em contato com o suporte, dizem que revisam as contas manualmente, mas mesmo eu denunciando desde fevereiro? Obviamente isto tem sido ineficiente.

 

Eu adoro os serviços da Google. Desde 1998 ganho dinheiro com Adsense e mais recentemente, usando o Adwords. Respeito as políticas, leio as regras, sou correto e tenho sido presenteado com a passividade, burocracia e ineficiencia do Google.

 

Basta pesquisar por "montador de móveis" ou "montagem de móveis" para ver a farra que se arrasta sem que a Google mova uma única palha.

 

Estou frustrado e decepcionado com o Adwords. Cansei de esperar e, no momento, só me resta acioná-los no Juizado Especial Cívil com uma ação de obrigação de fazer o que já deveriam ter feito, visto que tem ferido o princípio da isonomia entre os anunciantes, além de pleitear danos morais, afinal o advogado, mesmo sendo meu amigo, não vai trabalhar de graça.

 

Lamento profundamente, sendo que venho aqui com tristeza desabafar. É com muito pesar que tenho que aceitar que a única forma de fazer o Adwords ser isonômico, é procurar as barras dos tribunais.

 

Provavelmente enviarei a descrição dos fatos, capturas de telas obtidas durante meses, e-mails do suporte, conversas de chat e a última gravação da derradeira ligação ao suporte para o advogado na próxima segunda-feira e o processo deverá ser distribuído na próxima semana aqui na comarca da capital do Rio de Janeiro. Até o último momento, esperarei uma pronta e efetiva ação do Adwords no sentido de dimir este vilipêndio.

Especialistas responderamverified_user

Roberto na questão dos telefones não é permitido inserir...

Estrela em Ascensão
Roberto na questão dos telefones não é permitido inserir no corpo do anúncio o telefone. Você provavelmente está visualizando o telefone nos anúncios que são extensões de locais originados do Google Place.
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Não é permitido, mas meus concorrentes usam telefones no...

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Não é permitido, mas meus concorrentes usam telefones no texto dos anúncios e até no texto das extensões de sitelinks. Não são extenões de locais do Google Places. Pesquise por "montagem de móveis" ou "montador de móveis" e veja você mesmo. Os anúncios são do RJ, então não sei se estão configurados para aparecerem no resto do Brasil, mas veja a captura de tela: https://lh6.googleusercontent.com/-khFwPnTTXq8/UjMO1NBDmOI/AAAAAAAAADM/6Ak7X7waNUw/w984-h553-no/Scre...

Roberto, sei bem o que você passa, tenho vários clientes...

Principal Colaborador
Roberto, sei bem o que você passa, tenho vários clientes que seguem a regra da extensão de chamada e que infelizmente seus concorrentes espalham telefone em todo canto do anúncio.

Tive um caso inclusive de ter sido notificado de um anúncio que estava pausado enquanto os concorrentes todos com anúncios ativos mantinham o telefone.

Infelizmente segundo a Equipe do Google a única coisa que podemos fazer hoje é denunciar pelo formulário e aguardar já que segundo eles demora mas eles resolvem.

O que me deixa mais indignado é que quando surgiu a regra eles passaram meses colocando avisos aqui na comunidade que os anúncios irregulares seriam bloqueados e bla bla bla...

Eu vejo um lado positivo nessa situação Roberto pois se a gente utiliza as extensões de chamada pelo menos nos temos um aproveitamento muito melhor dos nossos anúncios, já que podemos exibir uma mensagem chamativa, o telefone e ainda os sitelinks dando mais opções para o cliente

O outro caminho, e aquele que pelo jeito serei forçado, m...

Calouro ✭ ✭
O outro caminho, e aquele que pelo jeito serei forçado, mesmo não querendo, é o Juizado Especial. O advogado proporá uma "obrigação de fazer" alegando que o Adwords fere o princípio da isonomia. O Adwords será forçado a retirar os anúncios indevidos que fazem injusta concorrência comigo. Sobre sua opinião de que, seguido as regras, temos um aproveitamento melhor, discordo. Basta ver a captura de tela onde um deles exibe números de celular de diversas operadoras. Em um cenário onde a ligação entre operadoras diferentes custa até R$ 1,60 por minuto, ter várias opções de quase todas as operadoras, sem dúvida é uma vantagem injusta. Vários potenciais clientes preferirão fazer ligações com custo reduzido, ao invés de fazerem ligações mais onerosas.

Roberto, Eu vejo essa situação como um diferencial da emp...

Principal Colaborador
Roberto,

Eu vejo essa situação como um diferencial da empresa (ah mas eu tenho outro telefones mas não posso exibir) tudo bem utilize as ferramentas que tem para mostrar os diferencias da sua empresa de forma correta.

Entenda que não estou defendendo nenhum lado, como falei sofro com os mesmo problemas, estou apenas te dando uma sugestão para tentar melhorar seus resultados

Roberto será que vale mesmo comprar essa briga? Mesmo que...

Estrela em Ascensão
Roberto será que vale mesmo comprar essa briga? Mesmo que os telefones estejam sendo exibidos, concordo em gênero numero e grau com seu argumento, mas como o Antonio comentou, utilize isso a seu favor e não contra. Você está mensurando seus resultados? Eles estão ruins? Muitas vezes encontrar uma saída para não competir diretamente com esses anunciantes que estão se fazendo de espertos e que você se sente prejudicado.

Tente exibir suas ofertas em horários alternativos a massa dos telefones ou até mesmo fazer uma oferta diferenciada. Acredito que na deficiência é que aparecem as grandes soluções que nos movem para frente.
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Joobas, não sou eu que tenho que me adaptar. É o Adwords...

Calouro ✭ ✭
Joobas, não sou eu que tenho que me adaptar. É o Adwords que tem cumprir o seu papel. Diga-se de passagem, está sendo regiamente pago para tal. E com relação a via judicial, não considero uma briga. É apenas um meio de fazer as coisas acontecerem. Eu gosto da Google, dos produtos da Google. Sou fã deles, mas não é por isso que vou me acomodar e deixar as coisas serem postergadas indefinidamente. Acredito que a acomodação é perniciosa para todos, principalmente os anunciantes, e até mesmo para o Adwords. Está claro que alguém em algum cargo de chefia não fez alguma coisa que deveria ter feito há muito tempo. Isto é perceptível, ainda que de forma velada, pela forma como os atendentes se mostram solícitos e concordam com meu posicionamento. Infelizmente, alguém está ocupando uma cadeira que deveria ser de outra pessoa no Adwords.

Concordo que o AdWords deve cumprir seu papel Roberto, o...

Principal Colaborador
Concordo que o AdWords deve cumprir seu papel Roberto, o que eu o Joobas te passamos foram sugestões para que enquanto as coisas não se resolvem você tente ter resultados com seus anúncios