AdWords
174 Usuários online agora
174 Usuários online agora
Entendendo a aba Faturamento, formas de pagamento e cupons promocionais: obtenha ajuda e orientação para configurar as opções de faturamento de sua conta do AdWords, assim como resolver problemas
Guie-me
star_border
Responder

Analisando gasto anúncios e retorno de vendas

Estudante ✭

Como vocês fazem para analisar se o investimento gasto esta sendo satisfatório com o retorno de vendas . Alguma dica de acompanhamento ?

Especialistas responderamverified_user

Re: Analisando gasto anúncios e retorno de vendas

Principal Colaborador

Oi Sandra, como vai?

 

Se você está fazendo campanhas no Adwords com objetivo de gerar vendas no seu site, acho que o primeiro passo e o mais importante, é saber exatamente SE a sua campanha está vendendo, e se sim, O QUE ela está vendendo.

 

Para que isso aconteça, se você ainda não tem acompanhamento, temos duas alternativas:

 

1. Acompanhamento de Conversões do Adwords

Aqui, você vai pegar um código fornecido pelo Adwords e instalar na página final do seu processo de compras. Essa página geralmente é aquela "Página de Obrigado pela sua compra" que o usuário recebe após completar todos os passos. Dessa forma, o Adwords vai saber quem entrou pelos seus anúncios e chegou até a última página. Você aprende mais e como instalar, aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/6095821

 

2. Vincular o Adwords com o Analytics

Se você tem Google Analytics instalado no seu site, eu recomendo que você vincule a sua conta do Adwords com o seu Analytics. Dessa forma, todos os dados da sua campanha serão passados automaticamente para o seu Analytics. O ponto mais alto disso, é que se você tiver metas configuradas no seu GA, vai poder importar para o Adwords. As metas são criadas diretamente no GA, e como você já vai ter o código dele instalado em todas as páginas, nenhum código adicional será necessário. Se você optar por essa etapa, não precisa do código de acompanhamento do Adwords.

 

Aqui você aprende como vincular:

https://support.google.com/adwords/answer/1704341?hl=pt-BR

 

Aqui você aprende a criar metas:

https://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=pt-BR

 

OBS: Você pode também, instalar o código do Adwords e vincular as contas, usando as duas ténicas juntas, mas se optar por esse caminho, você não vai precisar importar as metas do GA, para o Adwords, pois já vai estar usando o código de acompanhamento fornecido pelo próprio Adwords.

 

» Outras considerações

Citei essas coisas acima, caso você não tenha nenhum acompanhamento de vendas das suas campanhas, pois não dá pra tomar decisões de otimização, sem saber o que realmente está funcionando e o que não está.

 

Agora, se você já tem esses números, deve ficar atenta na sua Taxa de Conversão, que é o número de vendas que resultaram das pessoas que clicaram no seu anúncio.

 

Existem outras métricas importantes, mas em se tratando de vendas, tudo depende. Por exemplo, em campanhas tradicionais, ficamos preocupados com o CTR% e deixar ele o maior possível. Já em vendas, nem sempre um alto CTR% é sinônimo de alto volume de vendas. Você pode ter anúncios com baixo cTR%, mas que vendem mais dos que os que tem alto CTR%.

 

No final das contas, você precisa ver se o volume de vendas da sua campanha, PAGA o seu investimento no Adwords. Se você investe mais do que vende, precisa otimizar sua campanha para que ela ao menos se pague, buscando mais pra frente, o lucro. Esse é o conceito de Retorno Sobre investimento, também conhecido como ROI. Dá uma olhada aqui que pode te ajudar:

https://support.google.com/adwords/answer/1722066?hl=pt

 

Espero que ajude a dar uma direção.

 

Abraços,