AdWords
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Fórum dedicado às discussões e perguntas sobre Google Shopping e Merchant Center: este é o espaço para dividir boas práticas e esclarecer suas dúvidas sobre esse tipo de campanha
Guie-me
star_border
Responder

Como Funciona o Agrupamento no Shopping

Calouro ✭ ✭

Olá!

 

Estou com uma dúvida aqui e vamos ver se os especialistas conseguem me explicar.

 

Ao procurar um determinado produto no Shopping, por exemplo : Conjunto Home Theater JBL Cinema 510

 

Ele nos retorna esta lista de resultados, sendo o mesmo produto exibidos diversas vezes, a pergunta é, quais critérios são utilizados quando o Google agrupa os resultados?

 

Se procurarmos por este produto: EON 615

 

O primeiro resultado mostra o produto e diz: EM MAIS 5 LOJAS. Ou seja, ele agrupou os resultados para ser mais fácil de comparar os preços, mas se formos ver no primeiro exemplo isso não foi aplicado.

 

 

Especialistas responderamverified_user

Re: Como Funciona o Agrupamento no Shopping

Principal Colaborador
Jorge o título é o principal fator para o Google capturar as informações e definir o agrupamento de seus produtos e também quais palavras-chave iram acionar seu produto, além disso os demais campos do Feed também contribuem e muito para isso, ou seja quanto mais informações vc passar em seu FEED mais preciso o GOogle conseguirá ser com relação ao seus produtos

Re: Como Funciona o Agrupamento no Shopping

Calouro ✭
Vi neste post de 2013 que o Ricardo Fernandes falava que o Merchant agrupa por EAN.

https://www.pt.advertisercommunity.com/t5/Google-Shopping-PLAs-Merchant/Melhores-Praticas-para-Googl...

Mas por algumas pesquisas que fizemos aqui de teste para tentar entender como funciona, ele não agrupa por EAN, e também encontramos produtos com o mesmo título do produto mas não foram agrupados no resultado.

Re: Como Funciona o Agrupamento no Shopping

Principal Colaborador

Olá Jorge,

 

Esse agrupamento de comparar preços é relacionado através dos identificadores exclusivos de produtos especificados através do feed de dados.

 

GTIN - MPN e marca.

 

E a partir disso o Merchant levará em consideração o tipo de produto para orientá-lo quais identificadores serão os que irão definir o agrupamento. Mesmo porque em vários casos, de acordo com o tipo de produto, não ha necessidade dos 3 atributos estarem presentes no feed. 

 

Por exemplo em "marca" os produtos que contem: Nike Sportswear 749984 podem ser agrupados.

 

 

 

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Re: Como Funciona o Agrupamento no Shopping

Calouro ✭
Olá Jane-Audrei!

Esclarecedor! Será que há uma quantidade mínima de concorrentes anunciando um produto para que o Google comece a fazer o agrupamento?

Percebemos que quando se há muitos concorrentes, mais de 15 anunciando o mesmo produto quase sempre estão sendo agrupados, mas em outros casos, onde se há 3 ou 4 aparecem de maneira separada, talvez para que não fique um "buraco" na pesquisa do Shopping?