O Google AdWords agora se chama Google Ads. O novo nome reflete todas as opções de publicidade que oferecemos na rede de pesquisa, na Rede de Display, no YouTube e muito mais. Saiba mais

Meu Negócio
389 Usuários online agora
389 Usuários online agora
Um espaço voltado para a otimização de sua página do Google Meu Negócio: venha tirar suas dúvidas e dividir as melhores práticas para garantir o melhor resultado com a sua listagem
Guie-me
star_border
Responder

Minha empresa (negócio) não aparece na pesquisa do Google. Descubra porque!

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

gmn9.jpg

Não está encontrando sua empresa nos resultados de pesquisas no Google Maps e no Google Search (Buscas), o que pode ser feito?

1 - Empresas recém adicionadas no Google via Meu Negócio (Brasil) My Business (Portugal)

Se você adicionou sua empresa recentemente e no painel do Google Meu Negócio/My Business não há nenhum aviso de erro e aparece a mensagem "Publicado", leva um tempo para que as informações sejam renderizadas (apresentadas)  nas plataformas de serviços do Google como Buscas (Search) e Maps. Em média até 48 horas para seu negócio ficar disponível no Google Maps.

Uma maneira eficiente de saber se o seu negócio já está nos "olhos" do Google:

Vá ao Google Maps

No campo de buscas insira o nome de sua empresa conforme você cadastrou no Meu Negócio/My Business acompanhado do endereço completo

- Exemplo: Museu de Sant'Ana, rua Direita, 93, Tiradentes - MG

Ao efetuar a busca de seu negócio por este parâmetro depois de 48 horas ele foi mostrado? Se sim, então está tudo bem, o Google já enxerga seu negócio.

Passou 48 horas desde da publicação de seu negócio - não é contado à partir do momento que você fez a inscrição, mas do momento em que a mensagem "Publicado" aparece no seu painel - e ainda assim sua empresa não aparece no Google, acione o suporte dedicado da ferramenta.

Você pode obter mais informações sobre este assunto lendo o artigo

"Não consigo encontrar minha empresa no Google"(Brasil)

"Não é possível encontrar a empresa no Google" (Portugal)

*Se você adicionou sua empresa no Google através do Map Maker ou diretamente no Google Maps os prazos de visualização podem variar conforme a política de aprovação destas ferramentas.

2 - Meu negócio não aparece no resultado de uma busca por palavras chaves ou outros parâmetros no Google Maps, só é mostrado quando digito o nome completo  ou nome completo acompanhado do endereço.

Está correto, este é o comportamento padrão. O Google Maps só garante a apresentação de seu negócio no resultado de uma busca se pesquisado pelo nome completo  ou nome completo acompanhado do endereço. Os demais destaques que o Google oferece ao seu negócio como a apresentação no resultado de uma busca por uma palavra chave a exemplo de "restaurante, "academia" , "empresa de limpeza" etc dependem da relevância da ficha de sua empresa, são resultados apresentados e classificados pelos algoritmos do Google.

Para melhorar sua classificação é necessário que você torne seu anúncio do Google Meu Negócio/My Business relevante para quem está efetuando uma pesquisa. Você pode iniciar esta ação com as dicas dos seguintes artigos:

"Melhorar sua classificação local no Google" (Brasil)

"Melhorar a classificação local no Google" (Portugal)

Lembre-se que a persistência e investir no seu negócio são a chave para torná-lo mais abrangente. (não existe fórmula mágica). Aqui na comunidade existe vasto acervo com dicas para melhorar a presença de seu negócio na web. Comece com a leitura de artigos da seção Treinamentos & Artigos do Google Meu Negócio

Além da apresentação no resultado de uma busca o Google também oferece outras formas de destacar seu negócio, em todos os casos a apresentação segue o mesmo critério das buscas, ou seja, são destaques definidos pelos algoritmos do Google. Conheça.

- Marcadores de lugar no Google Maps (Brasil) Etiquetas de lugar no Google Maps (Portugal)

Google Meu NEgocio - marcadores de lugar.pngEstes destaques no mapa do Google são chamados de marcadores de lugar no Google Maps

Já reparou que ao abrir o Google Maps muitas empresas, locais, negócios, museus, restaurantes etc (imagem acima marcados em azul) são mostrados em destaque no mapa sem você pesquisar nada? Estes locais são chamados de Marcadores de Lugar no Brasil e Etiquetas de Lugar em Portugal. Não é possível o Google Maps destacar no mapa todas as empresas, desta forma os algoritmos com base em relevância fazem a seleção de qual negócio vai ser um marcador de lugar.

Você pode aumentar as suas chances de se tornar um marcador de lugar seguindo as dicas dos seguintes artigos:

"Marcadores de lugar no Google Maps" (Brasil)

"Etiquetas de lugar no Google Maps" (Portugal)

- Painel do Conhecimento (Brasil e Portugal)

Google Meu Negocio - painel do conhecimento.pngPainel do Conhecimento nos resultados de pesquisa do Google

Já notou que muitas vezes ao efetuar uma busca por um local, negócio, empresa etc no Google Buscas (Search) os dados do local pesquisado são mostrados em destaque em um painel ao lado direito dos resultados? Este painel é chamado de Painel do Conhecimento. Você pode obter mais informações sobre estas ferramentas lendo os seguintes artigos:

"As informações de sua empresa no Painel do Conhecimento" (Brasil)

"Dados de sua empresa no Painel do Conhecimento" (Portugal)

- Destaque no auto-completar

Google Meu Negocio - destaque no auto completar.pngDestaque no auto completar do Google

É muito comum você começar a digitar a palavra de um local que você quer encontrar e as diversas ferramentas do Google oferecerem sugestões no auto completar. Este destaque também segue a lógica dos demais, é determinado pelos algoritmos do Google e pela relevância de sua empresa para quem está fazendo a consulta.

- Resumos editoriais e fragmentos de comentários (Brasil e Portugal)

Google Meu Negocio - resumos de lugar.pngDescrição do lugar

Muitas vezes fazendo pesquisas de lugares pelo Google Buscas (Search) ou Google Maps é comum você encontrar um resumo com a descrição do local. Estes resumos também são efetuados pelos algoritmos do Google com base na relevância que seu negócio vai conquistando. Conheça mais desta ferramenta lendo os artigos a seguir:

"Descrições de empresas no Google Maps" (Brasil)

"Descrições de empresas no Google Maps" (Portugal)

*Atualmente não é possível inserir descrição do seu local via Google Meu Negócio/My Business, para mais informações clique aqui.

- Sitelinks

Google Meu Negocio - sitelink.pngSitelink do Google

É comum ao pesquisar por um local além de ser mostrado o Painel do Conhecimento no resultado da pesquisa também é mostrado o site da empresa com vários links internos e ás vezes um campo para pesquisar dentro do site do local. Esta ferramenta chama-se sitelinks do Google, você pode obter mais informações no artigo a seguir:

Sitelinks 

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Gilmaps
Outubro 2016

Graduado ✭

Que show @Gilmaps. Parabéns pelo conteúdo. =)

Exibir solução no post original

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Gilmaps
Outubro 2016

Graduado ✭

Que show @Gilmaps. Parabéns pelo conteúdo. =)

Graduado ✭ ✭

Excelente conteúdo! 

Calouro ✭

Ótimo material! Parabéns, ajudou muito. Vlw

Calouro ✭

como faço para colocar preço na hospedagem do meu hostel e aparacer nas pesquisas de preço aqueles filtros.