Partners
786 Usuários online agora
786 Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

Adwords - Empresas de Serviços. PME

Aprendiz ✭ ✭ ✭

 Abri esse tema para trocarmos experiências em relação aos prestadores de serviços. 

 

  No meu ponto de vista, considerando as mudanças do comportamento do usuário e do Adwords como ferramenta principal de mídia no Brasil para as PME, penso que o FOCO  é o fator decisivo para as agências e empresas que buscam resultados e destaque.

E como focar?

 

Essa é a pergunta que venho tentando responder, e já tenho praticado em alguns aspectos.

Uma forma é realmente ser relevante em um único nicho. Ex. ter um portal com muito conteúdo relevante para dentistas. Considerar dois, três ou mais profissionais que postem dicas para usuários. Explicar à eles que terão mais clientes se tiverem mais material relevante(dicas), no portal. Que se fizerem sozinhos, não terão a mesma força do conjunto. Cada dentista pode postar uma área específica da odontologia.

 

Adsense, banners,espaços para publicidade.

Adwords para alavancar o Portal.

Sitelinks para páginas internas do Portal, publicidade para dentistas.

Voucher de descontos para usuários do portal.

Cadastro de Newslestter através dos sitelinks.

Display, Remarketing, etc.

 

 Alguém conhece já algum portal (case) de serviços de excelência na internet? Um portal bem estruturado, considerando páginas de destino, SEO, Urls amigáveis, etc? Conheço vários portais, mas com conteúdo mal estruturado.

 

Além disso, pensando em realmente conquistar relevância, podemos cruzar esse nicho específico com bairros ou pequenas cidades.

 

Ex. Um portal de dentistas do bairro de Moema. Quantos dentistas existem em Moema?  Quantos anunciariam no Portal, ou nos sitelinks da página dentro do Portal?

 

Penso ser esse o futuro. Nichos em regiões específicas. 

 

Gostaria de ouvir mais.Alguém tem alguma experiência prática ou idéia?

 

 

 

 

 

Iguana Ag
agenciaiguana.com.br
Especialistas responderamverified_user

Não entendi muito bem, você abriu o post falando de Prest...

Principal Colaborador
Não entendi muito bem, você abriu o post falando de Prestadores de Serviço e terminou falando de Guias.

A ideia seria montar Guias para Prestadores de Serviço é isso sem a necessidade de um site especifico?

Futuro

Principal Colaborador

Olá Luis, como vai?

 

Acredito que com as atuais mudanças nos algorítimos do Google em relação a busca orgânica, teremos cada vez mais conteúdos relevantes e únicos em cada área, ou pelo menos, é isso que deveria acontecer.

 

Como você disse, a premissa hoje é ter um conteúdo único, diferente e de grande relevância para que você consiga visibilidade e credibilidade.

 

Na minha visão, essa parte do conteúdo deve acontecer para quem quer se destacar, mas rela sozinha não irá fazer todo os serviço. Para mim, o mix de ações em mídia sempre foi o diferencial entre bons resultados. Seria como um investimentos de capital. Você nunca vai aplicar o dinheiro em um só lugar, você deve diversificar em uma cartela de opções. Para mim a mídia funciona da mesma forma.

 

Particularmente não conheço nenhum case como o que você procura, mas acredito que cada vez mais teremos profissionais escrevendo bons conteúdos e ganhando força em suas empresas.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Antonio, A idéia é pensarmos fora da caixa mesmo, não fic...

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Antonio,tudo bem?

A idéia é pensarmos fora da caixa mesmo, não ficar somente focado nas questões técnicas, mas sim, no posicionamento comercial.

Quais são as inovações comerciais para empresas de serviços PME?
Como podemos integrar essa expertise comercial com o Adwords?

Sim, essa é uma idéia, se tratando de PME. Tem empresas que não tem uma verba inicial para investir em Adwords e um bom site.
Por que não criar um Portal segmentado em que as landing pages sejam um microsite de uma pequena empresa?
Por que não utilizar uma campanha de Adwords com sitelinks de 4 microempresas através desse portal, cobrando um investimento menor dessas microempresas, até que consigam faturar para ampliar o investimento?

Gostaria de ouvir mais sugestões.

Iguana Ag
agenciaiguana.com.br

Oi Luis, Particularmente ainda sou a favor de cada empr...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Oi Luis, td certo e por ai?

 

Particularmente ainda sou a favor de cada empresa ter seu próprio site, mesmo que seja um pequeno hotsite ele ainda é mais funcional.


Vale lembrar que quando você utiliza um Guia para direcionar o público você indiretamente esta levando o público para conhecerem seus concorrentes também, é necessário uma certa atenção a esse fato.


Outro fator a ser considerado é que uma das regras do AdWords não permite anuncio de sites de anúncios ou guias que seria o caso e acho que o sitelink para empresas diferentes talvez além de não ser bem visto pode prejudicar a otimização da campanha.

 

A ideia é boa para quem gostaria de investir diretamente em um guia, inclusive já existem vários na internet, mas a sincronia com o AdWords pode se tornar inviável 

Antonio, Sempre vejo anúncios de guias no Adwords. Descon...

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Antonio,

Sempre vejo anúncios de guias no Adwords. Desconheço isso na Política. Um portal foi apenas um exemplo.
Em relação a cada empresa ter o seu site, mesmo que seja um hotsite, penso que passa a ser até uma concorrência injusta, pensando no investimento que uma grande empresa pode fazer em relação as PMes, mesmo entendendo que o meio digital é mais democrático. A força do dinheiro continua favorecendo os grandes ainda.

 

Será que a Plus Page não é um hotsite? Não é outro caminho?

Existem vários guias na internet sim, mas não conheço nenhum realmente funcional, focado em nichos, e em regiões específicas.

Concordo em relação a conhecer os concorrentes também. Isso ocorre no próprio Adwords. O diferencial poderia ser regionalizar os anúncios.

Iguana Ag
agenciaiguana.com.br

Ola novamente Luis, Realmente existem alguns guias anunci...

Principal Colaborador
Ola novamente Luis,

Realmente existem alguns guias anunciando dentro do AdWords mas estariam irregulares, como outros milhares de anúncios que não cumprem as regras e estão sendo veiculados (essa discussão fica pra outro dia)

Se não engano a regra é que você não pode anunciar sites que tenham a finalidade de divulgar anúncios que é o caso de um guia

Eu particularmente não gosto desta questão Concorrência injusta devido a ser uma grande empresa. O que vale aqui é uma organização da própria campanha como você mesmo sitou de campanhas regionais.

Eu falo isso pq tenho alguns PMes no meu catalogo que tem concorrentes fortes, a questão é que você não precisa brigar diretamente com eles, basta você organizar a campanha para atender um determinado nicho e fazer a campanha crescer de acordo com a evolução do cliente.

Um exemplo de Guia Regional que funciona muito bem e um dos meus clientes anunciava nele http://www.ruasdobras.com.br/ o foco dele são as pequenas lojas que atuam no Brás em São Paulo, posso equiparar que o trafego que esse site trazia para o meu cliente era equivalente ao que o AdWords trazia para ele, com um custo bem menor.

Complemento que esqueci Na verdade não é bem assim que...

Principal Colaborador

Complemento que esqueci


Luis Galofaro J escreveu:

 

Será que a Plus Page não é um hotsite? Não é outro caminho?


Sim o Plus Page funciona, inclusive é uma dica dada aqui na comunidade exaustivamente para quem não tem site e quer anunciar no AdWords

 


Luis Galofaro J escreveu:

 

Concordo em relação a conhecer os concorrentes também. Isso ocorre no próprio Adwords. O diferencial poderia ser regionalizar os anúncios.



Na verdade não é bem assim que funciona, no AdWords você esta comprando um espaço para anunciar e sabe que você vai concorrer com seus anunciante, agora quando você anuncia sua página em um guia, você esta pagando para veicular seu anúncio, trazendo o público para dentro do guia até ai sem problema, só que indiretamente eles podem conhecer seus concorrentes até mesmo os que não anunciam no AdWords e ai você estaria indiretamente divulgando seus concorrentes.