Partners
906 Usuários online agora
906 Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

Buscando a inovação em marketing

[ Editado ]
Mestre ✭ ✭ ✭

Pessoal,

vejam que legal este artigo do Meio&Mensagem. Especialmente, o último parágrafo:

"Neste ponto, a Coca-Cola tem uma experiência interessante, já que há um espaço programado para ousar. “Globalmente e localmente demos um passo importante institucionalizando o risco e o erro. No ano passado todos os países receberam um guideline de reservar 10% de toda verba de campanha para ousar e experimentar. E hoje todo mundo é avaliado por isso. Falamos em uma proporção 70/20/10: 70% da minha comunicação está pautada em ponto de contato com mensagens que dão risco menor, 20% em cima de meios que a gente sabe que são ok e 10% em qualquer coisa, para pirar mesmo. E se isso não acontece, sou cobrada no final por não ter incentivado a minha equipe”, concluiu."

O que acham desta estratégia? Já viram algo parecido com seus clientes, ou buscaram propor algo assim? É comum receber reações negativas de clientes mais conservadores, como vocês contornariam situações assim?

Contem as experiências inovadoras de vocês!

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico PriscilaQ
Setembro 2015

Sensacional esse insight, também é algo que o próprio Goo...

Estudante ✭ ✭

Sensacional esse insight, também é algo que o próprio Google faz/fazia, mas na questão de produtividade, certo?

Sinceramente... acompanhando o mercado nos ultimos anos vi pouca "inovação" em método ou processo de search marketing por aqui, tirando uns cases de ações como aquela história do "casamento" da Tecnisa e campanhas casadas entre on e off como fez a Centauro em um jogo do Brasil, não me lembro de nada em questão de inovar no gerenciamento, processo ou técnica.

Ah.. tem um case muito sensacional de um jornal de MG, não me lembro o nome, eles utilizaram o AdWords ao inverso, ou seja, utilizaram os anúncios de texto e display para divulgar matérias, notícias, artigos para buscas relacionadas, a notícia foi atrás da audiência, audiência que faz jus ao investimento em publicidade que o jornal recebe, é uma pena que não me lembro do case, mas sei que o Alberto André da Seleto fez parte dele, vou caçar e compartilhar, foi algo muito muito bem pensado e que funcionou.

Agora um ponto de vista é que o futuro e inovação em search marketing passa pelo storytelling...

Inovação é realmente algo muito legal e muito difícil de fazer acontecer.

Exibir solução no post original

Todas as respostas

Olá Pri, A Coca-cola consegue sempre se diferenciar, muit...

[ Editado ]
Antigo Principal Colaborador

Olá Pri,

A Coca-cola consegue sempre se diferenciar, muito boa essa postura.

Em relação a tentar aplicar 10% para "pirar", não apenas os conservadores ficam com um pé atrás, qualquer cliente fica. O interessante desse "pirar", é que tem que se aproximar mais de algo, buscado inovação e novidades, e não algo alheio apenas para dizer que foi feito algo "cool".

Outro ponto interessante é que falando especificamente sobre search, os clientes estão muito mais informados do que antigamente e tem conhecimento para questionar a agência sobre campanhas, o que é bom, e eles sabem que o google é naturalmente uma midia de performance, mesmo não tendo metas no site, alguns KPI's (Key Performance Indicators) como CPC, CTR, IS e outros podem ser trabalhados.

Normalmente o que eu orientaria para os profissionais que trabalham com adwords e se preocupam em inovar, fiquem atentos as novidades do google, visitem constantemente o fórum do adwords, acompanhem o blog do adwords, Brasil e fora, fiquem atentos ao channel do adwords brasil no youtube e consequentemente acontece a reciclagem de conhecimento, e possibilidades de inovação e de campanhas diferenciadas.

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico PriscilaQ
Setembro 2015

Sensacional esse insight, também é algo que o próprio Goo...

Estudante ✭ ✭

Sensacional esse insight, também é algo que o próprio Google faz/fazia, mas na questão de produtividade, certo?

Sinceramente... acompanhando o mercado nos ultimos anos vi pouca "inovação" em método ou processo de search marketing por aqui, tirando uns cases de ações como aquela história do "casamento" da Tecnisa e campanhas casadas entre on e off como fez a Centauro em um jogo do Brasil, não me lembro de nada em questão de inovar no gerenciamento, processo ou técnica.

Ah.. tem um case muito sensacional de um jornal de MG, não me lembro o nome, eles utilizaram o AdWords ao inverso, ou seja, utilizaram os anúncios de texto e display para divulgar matérias, notícias, artigos para buscas relacionadas, a notícia foi atrás da audiência, audiência que faz jus ao investimento em publicidade que o jornal recebe, é uma pena que não me lembro do case, mas sei que o Alberto André da Seleto fez parte dele, vou caçar e compartilhar, foi algo muito muito bem pensado e que funcionou.

Agora um ponto de vista é que o futuro e inovação em search marketing passa pelo storytelling...

Inovação é realmente algo muito legal e muito difícil de fazer acontecer.

Link do case de AdWords + Notícias: http://vimeo.com/2108...

Estudante ✭ ✭
Link do case de AdWords + Notícias: http://vimeo.com/21089812

Oi, Cota, obrigado por compartilhar o case do Estado de M...

Mestre ✭ ✭ ✭
Oi, Cota, obrigado por compartilhar o case do Estado de Minas! Eu já o conhecia, realmente foi uma bela jogada. O Terra também fazia algo semelhante.

Achei legal o que você falou sobre a inovação em search marketing passar pelo storytelling. Pode explicar melhor? Smiley feliz Como você vê um alavancando o outro?
___
Circule-me no Google+

Oi Priscila, Nós temos um jeito bem casado de fazer searc...

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭

Oi Priscila,

Nós temos um jeito bem casado de fazer search aqui na Goomark, todas campanhas, sem exceção, ganham uma página de pouso para cada grupo de anúncio, arte para email marketing e sugestões de artes para display e e banner.

Ou seja, a gente meio que fecha um conceito a partir do briefing e esse conceito todo é replicado para toda a comunicação online.

Isso é feito baseado em personas para os diferentes públicos da empresa, então temos diversos anúncios e landing pages comunicando com diferentes públicos, esse jeito de trabalhar nos rende hoje um dos CTRs a nível de MCC mais altos do mundo. Depois que conheci o storytelling vi que na verdade, faziamos um pouco dele sem querer.

Então juntando tudo, mercado de nicho, long tail, marketing contextual, storytelling... enxergamos possibilidades infinitas..

O storytelling está cada vez mais presente nas mídias sociais e agora já se fala um pouco dele no search, como podemos ver esse artigo que fala de personas http://goo.gl/0VZyJ

Então é uma boa aposta!

Vamos ter um boot camp de storytelling aqui na agência Priscila, provavelmente em Agosto, se você achar interessante, está convidada =)

Interessante o artigo, Cota! Obrigada pelo convite também...

Mestre ✭ ✭ ✭

Interessante o artigo, Cota! Obrigada pelo convite também, se em agosto eu não estiver viajando, acho que vou aceitá-lo Smiley feliz

Meu interesse em storytelling começou com o transmedia storytelling, na verdade. Fiz um trabalho acadêmico sobre o assunto há alguns anos e sempre li bastante sobre ele, mas confesso que nunca cheguei a imaginar o Search Marketing no mesmo contexto. Vivendo e aprendendo!

Dica: esse seu último post dá uns 2 artigos Wiki diferentes Piscadela do Smiley

___
Circule-me no Google+

Que legal Priscila. Será um prazer recebê-la aqui. vamos...

Estudante ✭ ✭
Que legal Priscila.
Será um prazer recebê-la aqui.

vamos falando!