Partners
589 Usuários online agora
589 Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

Mestre ✭

Baseado nos textos compartilhados, em particular, eu achei bastante interessante o conteúdo:

 

In Brazil, TV and Internet Are the Preferred Media to Use Together

NOVEMBER 26, 2013

 

Destacando uma parte do valioso conteúdo, fundamento minha discussão com os nobres colegas abaixo:

 

"Apesar de muitos consumidores de mídia no Brasil resistirem à migração do

uso on-line , o uso simultâneo está em ascensão . Na verdade, TV e internet parecem ser os dois meios mais propensos ao uso simultâneo segundo o IBOPE.

 

Fenômeno 2 telas

Na pesquisa, 32 % dos consumidores assistem TV conectados na Internet ao mesmo tempo. Curiosamente, contudo, a proximidade do meio offline  também é destacável, como 22% dos

entrevistados afirmando que assistem TV e leem jornal impresso ao mesmo tempo . Na sequência desse raciocínio, 18% navegam na web enquanto escutam rádio.

 

No Brasil

Um estudo de maio 2013 da Ericsson parece aproximar a afinidade ainda mais entre TV e internet no Brasil. O estudo indicou que 59% dos usuários de internet de banda larga usam aplicativos ou navegam na internet para descobrir mais sobre o que está na TV. Este classificou o Brasil como o país com a terceira maior percentagem de internautas que usam os dois meios simultaneamente , atrás apenas de Irlanda e China, e à frente de mais mercados desenvolvidos, como Coréia do Sul e Reino Unido."

 

DISCUSSÃO: Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

Fundamentado no texto acima, gostaria de obter a opinião dos colegas para a seguinte estratégia de comunicação:

 

- Veicular vinhetas em vídeo de 30s no intervalo do Jornal Nacional da Rede Globo (veículo meramente ilustrativo) onde a mensagem deve engajar o espectador estimulando-o a acessar o conteúdo web criado especialmente como complemento da mensagem iniciada no vídeo da TV.


No ponto de vista de vocês, seria esse um conceito mirabolante ou acreditam que em um futuro não muito distante as estratégias de comunicação vão buscar esse tipo de engajamento simultâneo onde a mensagem se inicia na TV e se completa no ambiente on-line?

Fazendo a Web Trabalhar para Você
Especialistas responderamverified_user

Re: Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

Principal Colaborador

Oi Joobas,

 

Muito legal o tema do tópico.

 

Acredito que o fenômeno 2 telas é algo que se tornará cada vez mais presente na vida das pessoas. Me pego como exemplo onde muitas vezes estou no IMDb no tablet para ver trailers e saber mais sobre os filmes que estou assistindo na Televisão. 

 

Não vou lembrar de cabeça agora, mas já vi um case sobre alguma campanha que usou o fator 2 telas para criar uma interação bem legal com o usuário, e vejo isso como cada vez mais frequente no futuro.

 

Com a crescente facilidade e acesso a internet móvel, celulares e tablets, acho que daqui um tempo será um comportamento comum e se tornará até rotina criar campanhas nesse modelo.

 

Acho que é isso.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

[ Editado ]
Principal Colaborador

Joobas,

Não atuo com campanha offline então não tenho um conhecimento aprofundado de mídia televisiva, mas parece-me que exibir informações de redes sociais ou mesmo direcionar os telespectadores para um conteúdo web gera um custo adicional na campanha e talvez esse seja um ponto limitador na estratégia.

Porém, uma ação pura e simples na TV já gera automaticamente um interesse e pesquisa na Web, por isso, acredito que as empresas devem pensar em estratégias online para reter/engajar o público que foi impactado na mídia televisiva. Não vejo uma preocupação das empresas nessa parte e, com isso, muitos blogueiros e monetizadores se aproveitam para receber esse público e faturar.

Sobre os dados apresentados, acho interessante acrescentar a informação divulgada pelo Google de que entre os termos mais pesquisados no Brasil em 2013, quatro deles são diretamente ligados à televisão (BBB 13, Salve Jorge, A Fazenda e Amor à Vida). Isso também comprova o impacto da TV na internet.

Por fim, é impressionante constatar os picos de visitas em sites diversos quando o assunto tratado neles tem alguma repercussão na TV, já vi alguns casos em que as visitas cresceram mais de 500%.

Abs!

Alex Pelati, AdWords Principal Colaborador
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta". Saiba como aqui.

Re: Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

[ Editado ]
Principal Colaborador

Ola pessoal

Excelente discussao.

Acredito que o que o Joobas referiu esta longe de ser mirabolante.

Isso já está a começar a acontecer de alguma forma ainda que não exactamente dessa forma onde a "mensagem se inicia na TV e se completa no ambiente on-line", no entanto ja existe muitos anúncios TV cujo objectivo principal é encaminhar para o meio online. Vejam o caso dos agregadores multimarcas, ou portais de descontos ou até lojas online de grande dimensao.

Aqui em Portugal tenho sentido uma mudança que não deixa de ser obrigatória para acompanhar as novas tendências de comunicaçao. Dai a criar essa interacçao que o Joobas fala estamos a um passo.

A integraçao multicanal esta cada vez mais para ficar, sendo que a TV é ainda um meio de massas que pode catapultar os acessos ao website, a questão agora está em criar engajamento entre esses utilizadores e transformar isso em retorno efectivo do investimento(que não é pouco) realizado em TV.

Abraço

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

Mestre ✭

Muito legal pessoal. Recentemente realizei em parceira com uma grande agência de Campinas uma ação semelhante. A agência entrou com um merchandising em um programa local esportivo o qual a mensagem era justamente atrair os telespectadores a converter o clique no site do anunciante. Mensurando os resultados, foi gritante o aumento do tráfego no ambiente web, porém a conversão ficou abaixo do esperado. Por isso me ocorreu em uma próxima oportunidade sugerir ao planejamento criar uma ação de engajamento onde a mensagem se inicia na TV e se completa na conversão do clique no website do anunciante. Acredito que se tivéssemos preparado a página de destino para receber esse tráfego impulsionado pela TV, a conversão seria maior.

 

Com a visão de vocês, me encorajo a propor esse desafio para o meu parceiro de negócios em outras oportunidades.

Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: Engajamento Multi plataforma: TV X INTERNET

Mestre ✭
Grande assunto!

Eu acredito que esse seja o caminho para uma comunicação de sucesso!

Toda campanha deve engajar ao máximo o cliente e eu acredito que quanto mais confortável o cliente se sentir em receber (e repassar) a informação, melhor ainda.

Não sei se já existe algum case ou campanha em andamento, mas com certeza teremos algumas novidades no Big Brother desse ano... Penso que teremos na verdade rsrsrsrs... É uma comunicação para uma massa muito grande e a utilização de mídias sociais, landing pages e outras ferramentas é essencial para quem quer resultado rápido e segmentado!
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes