Partners
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Um ambiente leve e descontraído para trocar ideias sobre o Google Partners
Guie-me
star_border
Responder

Especialista em AdWords no Google, qual sua opinião?

Estudante ✭ ✭

Como estão todos por aqui?

 

As novas contas Adwords recebem um email direto do Google com a seguinte informação:

 

Sou uma especialista em AdWords no Google e notei que você criou uma conta AdWords (ID do Cliente: 9999999999) mas ainda não começou a anunciar no Google. Posso ajudá-lo a lançar sua campanha e aproveitar o AdWords ao máximo.

Entre em contato comigo no 0800 000 0000* para uma consultoria gratuita ou se você tiver quaisquer dúvidas sobre o Google AdWords. Nossos especialistas podem até mesmo montar sua primeira campanha inteira para você.

Observação: Nosso serviço é totalmente gratuito. O quanto você investe é uma decisão sua. Não há exigências de gastos e prazos mínimos.

 

Não é ruim essa postura pensando nas parcerias com as agências?

Como fica a relação com o Engage? Como vocês analisam a situação?

 

Abraços,

Ricardo Zacho
MZclick
Especialistas responderamverified_user

Eu particularmente acho péssima essa atitude do Google, a...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Eu particularmente acho péssima essa atitude do Google, até mesmo para o Google

 

Vou explicar, fazendo o serviço gratuitamente e desconsiderando as agências o Google estimula as pessoas a gerenciarem suas contas sozinhas, mas elas não tem know how para isso muitas inclusive não tem nem tempo para isso pois precisam se dedicar a seus negócios, consecutivamente as campanhas acabam gerando resultado no começo mas com o tempo e a falta de gerenciamento elas perdem resultado e acabam tornando o AdWords frustrante para o cliente.

 

A primeira vista parece ser ótimo conquistar milhares e milhares de clientes com campanhas custando R$ 50,00 mais um bônus de R$ 100,00 mas dificilmente estas pessoas vão continuar anunciando por mais de 2 ou 3 meses, elas vão acabar se frustrando por não saberem gerenciar suas contas e nunca mais vão querer investir no AdWords por mais que fique claro que ele funcione a experiencia da pessoa no começo vai ser excelente mas com o passar do tempo será só de prejuízo, veja quantos casos aparecem aqui na comunidade reclamando que estava tudo bem com a conta e agora não da mais resultados.

 

Na minha opinião o Google poderia valorizar as agências de uma forma simples bastava mudar o texto para "Nos ajudamos vocês a criarem sua campanhas, mas recomendamos para obter melhores resultados contratar um profissional de marketing digital ou uma agência especializada" simples não é?

 

Mas até que ponto o Google realmente se interessa e ter as agências como intermediadores encarecendo os custos a seus anunciantes mas com resultados mais produtivos e até aumentando o tempo que eles se manterão contratando o serviço e anunciando do Google será que isso não interessa?.

 

Com relação ao EngaGe que na verdade esta mais para EngaNe, é uma tentativa do Google de enganar as agência mostrando que se importam e que pelo visto eles notaram que foi mais um tiro no pé. Estimulando agências e profissionais que não trabalham com marketing digital a distribuírem seus cupons, mas como na primeira situação não tem know how para gerenciar as campanhas e acabam frustando os usuários.

 

Por que eu acho que foi um tiro no pé, bom você já deve ter recebido uma ligação do Google falando que eles estão colocando um profissional para tomar conta das suas contas, mas pera ai pq diabos uma Agência de Marketing Digital que tem profissionais de Marketing Digital precisa de outra pessoa para gerenciar suas contas estranho né?

 

Não a maioria destas agências dentro do EngaNe não estão preparadas e não estão dando resultado a seus cliente.

 

Parece papo furado né? Aqui na minha empresa conheço 3 pessoas que tem conta no EngaGe apenas para distribuírem os cupons e ganhar os brindes, nenhum deles sabe lidar com uma conta do AdWords.


Duvido muito que alguém do Google venha responder ou se manifestar sobre este tópico, mas deveriam por que são os mais prejudicados, fica como sugestão ou dica

Hum...gostei muito da sinceridade e coragem do Antonio! P...

Estudante ✭ ✭ ✭

Hum...gostei muito da sinceridade e coragem do Antonio! Parabéns! 

obrigado Dany, a realidade é que não sou eu quem estou pe...

Principal Colaborador

Dany Diormandie escreveu:

Hum...gostei muito da sinceridade e coragem do Antonio! Parabéns! 


obrigado Dany, a realidade é que não sou eu quem estou perdendo é o próprio Google, tenho vários clientes que não querem saber do AdWords nem você provando pra ele que converte, por que já passaram pelo que falei.

Excelentes colocações Antonio! Esta é uma discussão de gr...

Mestre ✭
Excelentes colocações Antonio! Esta é uma discussão de grande valor!

O Engage não é um programa p/ distribuir prêmios e pontos, aí que esta o erro. A ideia é promover conteúdo de estudo aberto a novos profissionais. Talvez este seja o erro das cartinhas AdWords que recebemos onde fazem tudo parecer tão fácil e simples (e na realidade é rsrsrsrs).

Tornando esse caminho ao estudo mais fácil, teremos cada vez mais profissionais melhores atuando no mercado. É claro que o conteúdo oferecido é básico, assim como qualquer outro curso/faculdade. O importante do dia-a-dia nós aprendemos com experiência e desafios do dia-a-dia...

Acredito que o Google se importe sim com profissionais e agências, a prova disso é esta comunidade se movimentando e crescendo cada vez mais. Inclusive, temos aqui profissionais colaboradores do próprio Google ajudando tanto possíveis novos clientes, quanto nós mesmo, já profisisonais da área...
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Ricardo, convenhamos que a comunidade não é feita para no...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Ricardo, convenhamos que a comunidade não é feita para nos, a comunidade é feita para exatamente o público que esta procurando fugir da contratação de um profissional, nos estamos aqui apenas para auxiliar essas pessoas a tirarem suas dúvidas.

Falar que a gente não aproveita o conteúdo seria mentira, eu mesmo aprendo muito aqui na comunidade, mas o foco principal da comunidade não é a gente.

 

Quantos posts você já não pegou aqui na comunidade que não foi entregue a campanha pronta ou praticamente pronta para a pessoa?


Isso não estimula em nada a pessoa a se profissionalizar, ajuda ela a se acomodar isso sim.

 

E vou ser sincero eu contribuo muito com tornar os visitantes aqui da comunidade acomodados, por isso tenho começado a revisar se vale a pena entregar tudo de mão beijada ou se o ideal é fazer com que a pessoa aprenda mas se vire sozinha para conseguir seus resultados

Antonio, Olha... Eu não penso assim... Acho que cada caso...

Mestre ✭
Antonio,

Olha... Eu não penso assim... Acho que cada caso é um caso... Quando um empresário opta por ele mesmo executar ações de marketing, é porque ele não tem um profissional dedicado... E ele não tem um profissional dedicado por N motivos... Não tem nem como listarmos isso...

Eu acho o máximo quando temos esses casos de campanhas prontas ao cliente, ainda mais porque ficará gravado durante anos e anos "na internet"... Muita gente será privilegiada pelo conteúdo que escrevemos alí...

Muita gente não, muitos empresários e muitos negócios serão privilegiados...

Ah, eu me aproveito da Comunidade sim... Os artigos são uma excelente forma de se atualizar com novidades e até aquilo que as vezes esquecemos de implementar em campanhas (https://www.pt.adwords-community.com/t5/Artigos-de-Usu%C3%A1rios/bg-p/Artigos)
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Eu concordo com o Antonio em gênero número e grau. Basta...

Graduado ✭ ✭ ✭
Eu concordo com o Antonio em gênero número e grau. Basta fazermos uma analogia simples. Qual de vocês entraria em um edifício que teve sua construção assinada por um nutricionista ao invés de um engenheiro? Ou Qual de vocês levaria seu filho para uma consulta com um açougueiro no lugar de um pediatra? Ninguém, eu espero, né? Então porque confiar os resultados da sua empresa na mão de um "profissional qualquer" ou no famoso "deixa que eu faço"?

O AdWords é uma ferramenta poderosíssima, mas precisa estar nas mãos certas, é mais ou menos como o martelo do Thor. Por si, já é uma ferramenta poderosa mas nas mãos do Thor o conjunto torna-se imbatível, ou quase.

O ponto é, quando o Google incentiva o empresário, ou o usuário novo a utilizar a ferramenta é como se ele colocasse um Stradivarius nas mãos de uma pessoa que não tem a menor noção do que se trata na frente de um auditório lotado. Uma obra de arte nas mãos de um artista, nas mãos de um "amador" é só um violino. Depois do vexame, nunca mais vai querer saber de música na vida.

Ricardo, concordo que cada um tem sua opinião e que bom q...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Ricardo, concordo que cada um tem sua opinião e que bom que cada um tem sua opinião né?

Primeiro quero lembrar que a Publicidade em geral sofre como esses N motivos dos empresários, e a realidade é que esses N motivos se resumem ao empresario querer dar um de esperto de falar vou pagar pra ele fazer? isso ai meu sobrinho que fica no computador o dia inteiro faz de graça pra mim. E no Marketing Digital o Google tem ajudado muito a contribuir com isso.

Infelizmente essa é a mente de muitos empresarios, por sorte nossa ou por azar deles, dificilmente você vai ver um empresário que tem esses N motivos crescer. Empresas grandes ou mesmo pequenas que querem crescer sabem valorizar cada um dos profissionais e a importância de cada um deles.

Agora vou explicar o pq na minha opinião, sobre não valer a pena entregar uma campanha pronta para a pessoa:

Primeiramente por que o que fazemos aqui não pode ser considerado como uma campanha oficial e de resultados, não tem estudo de palavras-chave, conhecimento e analise oficial de mercado.. etc. Começa por ai.

Segundo a campanha esta lá disponível para aquela pessoa, como sabemos uma mesma campanha, uma mesma técnica não serve para outro cliente, mesmo que seja do mesmo segmento, e necessário refazer o estudo.

Agora vamos considerar que a pessoa veio aqui e pegou a campanha pronta e teve alguns primeiros bons resultados, mas ai voltamos a questão inicial da campanha de graça, ela tem know how para administrar essa campanha?

Ela não aprendeu nem a criar a campanha, você acredita mesmo que ela vai saber administrar e gerenciar a campanha? ela vai saber o que fazer quando o CTR de uma palavra começar a cair, ou quando o concorrente começar a melhorar a qualidade da campanha dele e aumentar os investimos o que ele vai fazer?

Ele não sabe, e nem vai saber, pq ele só copiou a campanha ele não aprendeu a fazer, em muitos casos ele não sabe nem por que ele apertou o botão que foi orientado, só apertou pq o cara falou para apertar, se ele precisar fazer esse processo de novo sozinho você acredita que ele vai saber?

Isso não é Ensinar é fazer o que o Google está fazendo Campanha de Graça, e olha que coincidências abriram ontem um tópico exatamente reclamando de que a campanha não gera mais resultados.

PS: eu não falei que não aprendo nada aqui na comunidade, muito pelo contrario deixei bem claro que eu aprendo muito aqui na comunidade, mas como falei o foco principal da comunidade não tem sido ensinar tem sido fazer campanhas de graça com profissionais.

Exatamente Antonio! Acredito que o empresário sempre vai...

[ Editado ]
Mestre ✭

Exatamente Antonio!

Acredito que o empresário sempre vai começar com passos pequenos, seja em conhecimento em AdWords ou qualquer outro assunto relacionado a administração da sua empresa. Só o tempo vai fazer com que ele conheça mais estratégias e procure profissionais ou empresas capacitadas. Digo isso pois já tive 2 empresas e já passei por cada uma rsrsrsrs

Faz parte do crescimento!

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes